Por que você deveria fazer Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA?

Falar sobre o Instituto Tecnológico de Aeronáutica causa alguns sentimentos nos alunos. Paixão e sonho naqueles que sabem o que ele representa e uma certa dúvida em milhares de alunos que ainda não conhecem muito bem o ITA. Mas uma coisa quase todo vestibulando sabe: passar no ITA é muito difícil.
E você já parou para pensar, os porquês do vestibular do ITA ser tão difícil e concorrido? A resposta é bem óbvia. Estamos falando da mais conceituada escola de engenharia do Brasil, comparada ao MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos Estados Unidos. Logo, é também a universidade de Engenharia mais cobiçada pelos que sonham em se tornar engenheiros.

Será que a carreira de engenharia é a única opção para os “Iteanos”?

A resposta é não! Graduandos do ITA são desejados por empresas dos mais diferentes mercados – além de poderem seguir a carreira militar. Empresas que vão desde engenharia até tecnologia, educação e setor financeiro. Isso acontece porque o código de valores e a qualidade do ensino do Instituto são tão fortes que dão segurança aos recrutadores.
E essas possibilidades ficam claras para os alunos desde o primeiro semestre. Conversando com alguns Iteanos que fazem estágio no Kuadro, eles são unânimes ao afirmar que o ITA abre muitas portas e amplia muito suas possibilidades de atuação.

O peso do currículo

As empresas desses diversos setores que acabamos de citar estão sempre buscando profissionais que conseguem produzir e conviver com situações de muita pressão. E um bom profissional de RH, ou headhunter, entende muito bem o nível de cobrança e pressão que um Iteano sofre. São, em média, 3 anos de preparação árdua. E depois mais 5 anos extremamente intensos dentro do Instituto.
Com isso, além de uma enorme capacidade técnica comprovada, o graduado no ITA é buscado por características que transcendem suas habilidades específicas. Ele tem não só um excelente conhecimento acadêmico, como também um perfil desejado por qualquer gestor para uma posição de alta confiança e consequentemente de alta remuneração.
Em geral, quando comparados a engenheiros de outras universidades, os Iteanos em mesmas condições conseguem propostas salariais melhores. Exatamente pelo perfil que falamos acima.

A carreira militar

Ao se inscrever para o vestibular do ITA, o candidato deve escolher entre uma vaga privativa ( militar) ou uma vaga ordinária ( civil). Você pode entender mais sobre esse processo de vagas no nosso outro post.
Por ser uma instituição mantida e administrada pela Aeronáutica, todos os estudantes vão ter alguma experiência militar. No primeiro ano todos são iniciados na carreira, mas a partir do terceiro é que aqueles alunos que optaram por uma vaga privativa começam sua carreira militar.
Enquanto está estudando, o aluno da vaga militar passa a receber o seu soldo como Aspirante a Oficial. É um salário que gira em torno dos R$ 6.500. Depois de formado, ele se torna um Oficial Engenheiro da Aeronáutica, ocupando já a patente de 1º Tenente. E, a partir daí, segue a ordem de cargos e salários da Força Aérea Brasileira.
É uma carreira segura e promissora. Mas não se espante se você souber que poucos alunos do ITA optam por seguir a carreira militar. O mercado civil é muito generoso com esses profissionais e as propostas enchem os olhos dos alunos.

Carreira militar não é a única opção para quem estuda no ITA.

Depoimentos de quem está lá dentro

Como o Kuadro, cursinho pré-vestibular, está em São José dos Campos, terra do ITA, além de professores formados no Instituto, vários de nossos monitores são alunos Iteanos. Por isso batemos um papo com eles para que eles dissessem o que acham da instituição e que tipo de experiência poderiam compartilhar.

Mateus Silva (Engenharia Aeroespacial)

O Mateus Silva é de Fortaleza. Desde o fim do Ensino Fundamental ele percebia que tinha muita familiaridade com as disciplinas exatas. O Mateus via em seu colégio que todas as pessoas que ele admirava queriam fazer o ITA. E foi aí que ele decidiu que ia prestar ITA.
“Eu sou de uma família muito humilde. Vi no ITA a possibilidade de estudar e ter um futuro melhor para mim e para minha família. Consegui me manter por conta do salário no primeiro ano”, conta Mateus.
Sobre o processo de ingresso no Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ele continua. “Eu e meu irmão gêmeo passamos direto do Ensino Médio. O ITA é muito importante para mim. Ele permite que eu possa me dedicar aos estudos sem me preocupar com outras coisas como moradia e custos extras. Além de me abrir um leque imenso de oportunidades.”

Rafael Lima (Engenharia Eletrônica)

Já o Rafael, que também é de Fortaleza, viu no ITA um enorme desafio. Pesquisando sobre a instituição ele percebeu que lá era onde as pessoas mais inteligentes do país estavam, e ele queria fazer parte disso. O Rafael queria provar para as pessoas que o ITA não era só para gênios, é para pessoas que querem se dedicar.
“Eu me considero um aluno médio. Me preparei por 3 anos em um colégio preparatório para o ITA e eu acho que esse é o tempo ideal. O ITA para mim é o melhor lugar do Brasil. Estou em contato com pessoas incríveis que sempre vão me impulsionar a ser melhor do que sou hoje. Além disso, várias empresas nos procuram para estágio e para trabalhar. São muitas oportunidades”.

Ícaro Varão (Engenharia Civil Aeronáutica)

O maranhense Ícaro Varão foi bem pragmático ao escolher o Instituto Tecnológico da Aeronáutica. Quando estava se preparando, ele queria a carreira militar, pensava já em sua independência financeira para não dar mais trabalho para os pais. E pensou também na comodidade de ter a moradia e a alimentação gratuita, o que facilitaria sua permanência em São José dos Campos.
“Dentro do ITA fui inserido em uma comunidade muito grande. Tive contato com alunos de turmas muito antigas. E percebi que qualquer coisa que eu queira fazer na vida, vai ter um Iteano que vai poder me ajudar. Percebi as grandes oportunidades dentro do mercado civil de trabalho. Os contatos que você faz dentro da instituição são muito frutíferos, são pessoas muito diferenciadas.”
Você também tem o sonho de passar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica? O Kuadro tem turmas de cursos preparatórios para o ITA on-line. Conheça as opções e realize seu sonho!

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF