Como é a prova de inglês do ENEM?

Com o Exame Nacional do Ensino Médio se aproximando, é normal sentir nervosismo. Talvez esse nervosismo aumente quando você lembra que essa prova também vai cobrar questões em língua estrangeira. Mas fique tranquilo! Nós reunimos tudo o que você precisa saber sobre a prova de inglês do ENEM para se preparar e mandar bem no dia da prova.

Como é a prova de inglês no ENEM?

A disciplina de inglês está dentro da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que acontece no segundo dia de prova. No mesmo dia, você também fará a prova de Matemática e suas Tecnologias e a redação.

Dentre as noventa questões que você vai fazer, apenas cinco vão cobrar língua estrangeira. No dia da sua inscrição do ENEM, você teve de escolher entre a língua inglesa ou espanhola. Então, se você optou pela língua inglesa, essas cinco questões vão se referir a textos em inglês.

Como são as questões de inglês?

As questões da prova de inglês do ENEM são bem parecidas entre si. Todas têm uma introdução com um texto em inglês e um enunciado e cinco alternativas em português. O importante é saber que todas as cinco questões vão usar um texto como base.

Agora, não fique esperando apenas textos argumentativos. O ENEM também gosta de fazer uso de outros gêneros textuais, como: poemas, letras de musica, trechos de obras literárias, tirinhas, cartoons e anúncios. Então, fique preparado para encontrar textos de gêneros diferentes.

O que o ENEM cobra?

As questões de inglês são baseadas em textos, certo? Justamente! É esse o grande segredo da prova de inglês do ENEM. O objetivo é testar a capacidade do aluno de ler e interpretar um texto em inglês. Por isso, a maioria das questões de língua inglesa no ENEM cobram interpretação de texto. Isso mesmo! Questões pontuais de gramática que cobram o significado de uma palavra ou pedem o tempo verbal de uma frase, por exemplo, não são o foco do ENEM.

Então, pense que o que o ENEM quer é avaliar sua afinidade com o idioma, testando sua capacidade de raciocínio em língua estrangeira e seu conhecimento de mundo.

Então, o que eu devo estudar?

Agora que você já sabe que o ENEM tem como foco a interpretação de texto, fica a dúvida de como e o quê estudar, não é? Não precisa se desesperar! Aqui vão algumas dicas de como praticar a habilidade de interpretação e aumentar sua afinidade com a língua inglesa:

  1. Entre em contato com a língua

É muito importante que você entre em contato com língua inglesa o máximo possível para ganhar afinidade com a estrutura dela e aumentar seu vocabulário. Para isso, leia, ouça e veja coisas em inglês. O hábito de ler textos, assistir à filmes legendados e ouvir musica em inglês, por exemplo, aumentam sua proximidade com a língua. Quanto maior a afinidade, mais facilidade você tem na hora de ler um texto em inglês na prova.

2. Estude gramática

Apesar de o ENEM não cobrar questões de gramática, isso não significa que ela seja irrelevante, não é mesmo? O conhecimento sobre tempos verbais, pronomes e advérbios em inglês, por exemplo, pode ajudar muito na hora de interpretar um texto. Então, não deixe o estudo da gramática da língua inglesa de lado!

3. Atualize-se

Os textos da prova de inglês do ENEM abordam temas atuais, então quanto mais por dentro do assunto você estiver, mais fácil fica a interpretação. Então atualize-se! Leia textos em inglês e em português sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo. Não esqueça de que o ENEM também quer testar seu conhecimento de mundo na prova de inglês!

4. Faça as provas anteriores do ENEM

Quanto maior o treino, melhor o resultado, por isso a dica é mergulhar nas provas anteriores do ENEM. Fazendo isso, você vai entender melhor sobre o funcionamento da prova e o estilo dela.

Pronto! Agora que você tem essas informações, você já está bem encaminhado para estudar para a prova de inglês do ENEM. Garanto que seguindo essas dicas, você vai mandar bem no dia prova! Se você tem dúvidas sobre outras matérias no ENEM, não esqueça de conferir quais são os assuntos cobrados no ENEM.