Chat with us, powered by LiveChat
Quais são as três Leis de Newton?

Quais são as três Leis de Newton?

Para ir bem na prova de Ciências da Natureza do ENEM, ou na prova de física de qualquer outro vestibular, é indispensável dominar o conteúdo das Três Leis de Newton.

Assim, para entender melhor como esse assunto cai no ENEM e evitar más surpresas na hora de resolver as questões de Física da prova, não deixe de ler esse material que eu preparei para você!

Introdução

Dentre as contribuições de Newton para as ciências, estão as três leis que regem os princípios da Mecânica Clássica.

As Leis de Newton estão presentes na física do nosso dia-a-dia e são indispensáveis para resolver qualquer questão de dinâmica ou estática.

>> Está estudando para o ENEM? Conheça o curso Semiextensivo do Kuadro e passe na faculdade que deseja! <<

Primeira das Leis de Newton

A Primeira Lei de Newton é chamada de Lei da inércia. Segundo ela, se um corpo está em equilíbrio (sob ação de uma resultante nula de forças e torques), ele tende a permanecer no mesmo estado.

Isso quer dizer que dado um corpo em equilíbrio, se ele estiver parado, a tendência é que ele continue parado; mas se ele estiver em movimento, a tendência é que ele permaneça se movimentando com velocidade constante.

Segunda das Leis de Newton

A Segunda Lei de Newton estabelece uma relação quantitativa entre a força aplicada a um objeto e a aceleração que esta força causa nesse corpo.

Ou seja: a força aplicada em um corpo de prova é proporcional a massa dele e a aceleração que ele adquirida por ele devida a essa aplicação. Essa lei pode ser equacionada como:

fma

Terceira das Leis de Newton

A Terceira Lei de Newton é chamada de lei da ação e reação. De acordo com ela, para cada ação de uma força, existe uma reação de força igual e sentido oposto.

Ou seja, se determinado corpo A, exerce uma força FAB em um corpo B, essa força é considerada “ação”. Ao mesmo tempo, B exerce em A uma força FBA, que é chamada de reação. A reação possui módulo e direção iguais aos de FAB, porém com sentido oposto. Desse modo, diz-se que FAB e FBA formam um par ação-reação.

leis de newton

>> Quer estudar Engenharia no ITA? Conheça o curso ITA-IME do Kuadro. <<

Pronto! Agora você já sabe um pouco mais sobre as Três Leis de Newton. Então, por que não fixar melhor o assunto e evitar correr riscos na hora da prova?! Não perca essa chance e assista a nossas videoaulas sobre as Leis de Newton.

E não deixe de treinar o conteúdo aprendido com questões antigas do ENEM!

O que achou deste post? Continue acompanhando o Blog do Kuadro!

Assista às nossas Aulas Ao Vivo, totalmente gratuitas, sobre assuntos importantes para vestibular!

O João é ITEANO. Passou em um dos vestibulares mais difíceis do Brasil e é monitor de exatas do Kuadro. Manja muito de Física, Química e Matemática e vai compartilhar algumas experiências com você.

Blog Kuadro