QUAL É O EFEITO DA COVID-19 NA PREPARAÇÃO PARA O VESTIBULAR?

QUAL É O EFEITO DA COVID-19 NA PREPARAÇÃO PARA O VESTIBULAR?

Não podemos deixar de mencionar, aqui no blog do Kuadro, o caos que a COVID-19 trouxe para o mundo todo. Até o momento, já são mais de 40 mil mortos em todo o mundo. 

Por isso, resolvemos analisar qual é o efeito da COVID-19 na preparação para o vestibular? Será que ela vai causar grandes impactos? O que fazer nesse período? 

Veja, a seguir, qual é o efeito da COVID-19 na preparação para o vestibular. 

Efeitos da COVID-19 na população 

Desde que a COVID-19 foi descoberta na China, ela tem se espalhado e já chegou na maioria dos países do mundo. Para tentar evitar que esse vírus se alastre, foram tomadas medidas de segurança mundiais, e uma delas é a quarentena. 

Além de causar grandes prejuízos financeiros a milhares de pessoas, os Governantes dos países, em quarentena, começaram a perceber que essa medida está causando grandes efeitos à saúde mental das pessoas. Muitos estão desenvolvendo: 

  • Estresse pós-traumático;

  • Depressão;

  • Confusão mental;

  • Ansiedade; 

  • E raiva. 

O que mais afeta as pessoas é o fato de não haver o conhecimento da data do término dessa quarentena. A incerteza é o fator que mais tem prejudicado a saúde mental da população em quarentena. 

Jolie Goodman, um dos membros da Fundação de Saúde Mental do Reino Unido, disse à BBC News: “Para as pessoas em quarentena, pode ser útil tentar entendê-la como um período de tempo diferente em suas vidas e não necessariamente negativo, mesmo que não tenham optado por isso”. 

Normalmente, os danos à saúde mental acontecem na quarentena, porque estar longe dos entes queridos e amigos traz efeitos negativos ao cérebro humano.  

As pessoas, em geral, não pensam positivo nesses períodos difíceis. Porém, e se você, além de estar passando por incertezas quanto ao futuro, ainda está se preparando para o vestibular? Qual é o efeito da COVID-19 na preparação para o vestibular?

Veja a seguir. 

Qual é o efeito da COVID-19 na preparação para o vestibular?

Para os alunos que estão cursando o ensino médio e, ao mesmo tempo, se preparando para o vestibular, esse período está sendo especialmente difícil porque as escolas estão fechadas e as aulas canceladas. 

Aqueles que fazem cursos preparatórios ainda podem contar com a ajuda desses cursos. Já os que estudam sozinhos, só com a ajuda da escola, estão tendo dificuldades em seguir nos estudos. Porém, qual é o efeito da COVID-19 na preparação para o vestibular? Será que podemos usar essa pandemia a nosso favor?  

O isolamento social pode ter dois efeitos na vida de um estudante para o vestibular: um efeito positivo e um efeito negativo. Vamos ver os dois efeitos e como eles afetarão o resultado final. 

Para os alunos disciplinados:

Para aqueles alunos disciplinados, que têm foco e que querem passar no vestibular, o efeito da COVID-19 será positivo. Por quê? Porque eles usarão esse tempo de quarentena para aumentar a carga horária de seus estudos e para pesquisar novas formas de atingir seus objetivos. 

Aqueles que não fazem cursos pré-vestibulares vão correr em busca de ajuda de forma online. Em vídeos, livros, apostilas, entre outras ferramentas online. 

E os que já tem um curso preparatório vão aprofundar, ainda mais, na matéria apresentada nos cursos. 

Para os alunos indisciplinados:

Já para os alunos indisciplinados, o efeito da COVID-19 será negativo. Por quê? Porque eles não vão utilizar o tempo livre para estudar. Vão utilizar esse tempo livre em outras atividades menos importantes. 

Vão dar a desculpa de a casa está cheia, as escolas estarem fechadas, que não possuem ajuda para estudar, entre outras desculpas. 

Pense e pergunte a si mesmo: No meu caso qual é o efeito da COVID-19 na preparação para o vestibular, positivo ou negativo? 

Isso vai depender dos resultados esperados. Se você espera no final do ano fazer o vestibular e passar nele, com certeza o efeito da COVID-19 vai ser positivo para você. 

Mas se você não está muito certo de que deseja passar no vestibular e não está se esforçando para isso, o efeito da COVID-19 vai ser negativo, pois você não passará no vestibular. 

Se você não tem ajuda, se você não tem um curso pré-vestibular, mas quer aproveitar todas as oportunidades acessíveis nessa crise, podemos te ajudar. 

Ações do Kuadro contra a COVID-19 nos estudos 

Pensando nos estudantes brasileiros que estão em quarentena e precisam de ajuda, nós, aqui do Kuadro, decidimos ajudar. Sabemos qual é o efeito da COVID-19 na preparação para o vestibular e não podemos ficar de braços cruzados. 

Por isso, estamos disponibilizamos conteúdos exclusivos dos alunos, para não alunos. No nosso site você vai encontrar: 

  • Aulas ao vivo gratuitas; 

  • Vídeos com matérias preparatórias no Youtube;

  • Matérias educativas no blog. 

Se gostar do conteúdo e quiser saber mais sobre nossas aulas, entre em contato com a nossa equipe. Estamos aqui para ajudar todos!

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Kuadro