Qual é o ritmo de estudos ideal no começo do ano?

O ritmo de estudos ideal para o começo do ano e todas as outras épocas é um só: constante. De nada adianta dedicar 10 horas por dia no início, se depois a motivação e disposição caírem mais da metade.
Geralmente, a desmotivação ocorre porque o estudante não consegue manter o ritmo de estudos. Para evitar essa situação, vale mais a pena aproveitar os primeiros dias para se acostumar com a rotina. Saiba mais sobre como se planejar durante essa fase!

Planejamento pode te ajudar

Para ajudar você a manter o ritmo de estudos constante e a organização, é muito importante montar um cronograma. Nesse plano, você pode colocar as matérias que precisa estudar por ordem de prioridade.
O cronograma também ajuda a encaixar o horário de estudo na rotina. Um estudante que está no ensino médio ainda, por exemplo, não pode estudar durante todo o dia. Mas isso não significa que a sua preparação será menos eficiente — desde que ele se organize.

Hábitos transformam a rotina

Como já dissemos, mais importante do que estudar durante muitas horas um dia da semana, é manter um ritmo constante. Por isso, mesmo que você faça um cursinho on-line e possa estudar a qualquer momento, prefira ter um horário fixo para essa atividade.
Estuda ou trabalha de manhã, por exemplo? Então, aproveite as tardes para assistir às aulas e ler os conteúdos. Se perceber que o estudo está monótono e cansativo, faça exercícios, mas não desista.
De acordo com o livro Por que fazemos o que fazemos, de Jeremy Jean, uma pessoa leva cerca de 66 dias para transformar um objetivo em hábito. Ou seja, se deseja fazer do estudo a sua rotina, você deve dar o primeiro passo. Permita-se estudar por um, dois, três e mais dias seguidos.
Em pouco mais de dois meses, essa atividade fará parte da sua vida, assim como almoçar e escovar os dentes. No começo até pode ser difícil, mas depois você se acostuma, ainda mais se pensar que o esforço vale a aprovação no vestibular.

Distrações atrapalham

Outro aspecto que influencia diretamente no ritmo — e qualidade — dos estudos, são as distrações. Estudar durante meia hora focado vale mais a pena do que estudar duas horas, parando a cada 10 minutos para mexer no celular.
Apesar de óbvio, esse ainda é um erro que grande parte dos estudantes cometem. Para evitar distrações, é importante estudar em um cômodo silencioso, sem televisão, pessoas passando e dispositivos tecnológicos.
Dessa forma, será muito mais fácil estudar focado no conteúdo e, como consequência, o aprendizado será melhor. Deixe para mexer no celular apenas em momentos específicos.
Muitas vezes, a pessoa pega o aparelho para ver por que ele tocou e quando percebe já está “dando só uma olhadinha” em uma rede social. Mesmo que breve, essas interrupções atrapalham os estudos.

Foco também exige pausas

Outro erro bastante cometido pelos alunos e que gera mais estresse é a falta de pausas. Estudar com foco e determinação não significa, simplesmente, ler e fazer exercícios até não conseguir mais.
Do começo ao fim, o seu horário de estudo precisa ser proveitoso. Para garantir essa qualidade, é importante fazer pausas estratégias para ir ao banheiro, beber água ou dar uma volta.
Sobre isso, já falamos aqui sobre a Técnica Pomodoro. Por esse método, a pessoa pode estudar por blocos de 25 minutos. Durante esse tempo, ela assiste às aulas, lê os conteúdos e faz exercícios.

Divisão das leituras

O ritmo de estudos deve estar de acordo com as exigências do vestibular que o estudante irá prestar. Quem deseja cursar Medicina, por exemplo, precisa ter uma preparação intensa, pois a concorrência é grande.
Já nos estudos para o Enem, a interpretação de texto pode ser o segredo para a aprovação. Todas as disciplinas, não apenas português, costumam exigir a leitura de longos enunciados.
Por causa disso, quem tem tempo desde o começo do ano para estudar pode dividir o calendário para as leituras obrigatórias. Além disso, durante a preparação, é importante ler diferentes tipos de conteúdos.
Quer manter o ritmo de estudos de qualquer lugar? O cursinho on-line do Kuadro te ajuda nisso. Temos video aulas ao vivo e gravadas, materiais de qualidade, exercícios e todo o suporte pedagógico que você precisa. Inscreva-se já!

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF