sombra

Quantas Horas Estudar Por Dia?

Antes de responder a tão polêmica pergunta “quantas horas estudar por dia?”, primeiro é preciso lembrar de que quantidade não é sinônimo de qualidade. De nada adianta separar a maior parte de seu dia em prol de seus estudos se, para isso, você deixar de dormir bem, se alimentar de forma adequada ou não descansar nunca.

Alcançar o equilíbrio é o segredo para conseguir alcançar a tão sonhada aprovação sem comprometer o saúde de seu corpo. Dito isto, passemos ao que realmente importa neste artigo: quantas horas estudar por dia.

Leve em consideração as horas de aula no cursinho

Saber quantas horas estudar por dia depende apenas de você. A resposta é relativa, pois pode variar bastante de acordo com a rotina que você leva e quais são os seus objetivos para o vestibular. Porém, o Kuadro vai te ajudar a refletir sobre os pontos necessários para tirar essa conclusão sozinho.

O primeiro passo é levar consideração as horas de aula no seu cursinho. Ao assistir aulas você já está estudando e absorvendo conhecimento. Se você ainda está no terceiro ano do ensino médio e combina as aulas da escola com um cursinho pré-vestibular, isso também deve ser levado em consideração.

Quantas horas estudar por dia depende de quantas estão disponíveis

Analisar a sua rotina é essencial. O dia tem 24 horas. Destas, quantas você passa dentro da sala de aula? Deste número, diminua a quantidade de horas de sono que você precisa ter, o tempo que leva para se locomover entre os locais e também o tempo para se alimentar. Pronto! Você já tem uma base das horas disponíveis para estudar.

É sempre bom lembrar que é preciso fazer pausas entre sessões de estudo, assim seu cérebro consegue descansar e assimilar melhor os próximos conteúdos que estão por vir.

Se seu tempo de locomoção for muito longo, considere usar o celular para assistir vídeo-aulas e não ter tempo perdido. Outra ideia é estudar no local em que tem aulas, em uma biblioteca ou centro cultural.

Jamais abra mão de dormir em prol de seus estudos. Uma boa noite de descanso é essencial para ter disposição para a próxima jornada de novos conteúdos e aulas.

O cronograma de estudos será seu melhor amigo, pois ajudará a organizar melhor seus dias, incluindo os finais de semana. Imprima uma cópia e cole em seus cadernos. Esteja sempre com ela!

Para mais dicas de vestibular, continue acompanhando o blog do Kuadro!

O que você achou?