Como resolver questões do ENEM mais rápido

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é o vestibular mais famoso do país. No ano de 2020, apesar da maior abstenção da história, 2 milhões e 500 mil alunos realizaram o exame. Para se destacar, você precisa saber resolver as questões do ENEM mais rápido.

Então leia o artigo abaixo que você vai aprender a resolver questões do ENEM sem ler o enunciado, otimizando seu tempo para o resto da prova!

Antes de começar

O vestibular do ENEM é um concurso, e não um exame. Isso porque a concorrência é grande e a prova se comporta como um concurso.

Para passar em um exame, basta saber o conteúdo. Já para passar no concurso, é preciso estar entre os melhores. 

Para você ter uma noção, no último SISU, a concorrência para entrar em medicina era maior do que 50 candidatos por vaga. Isso quer dizer que apenas 2% dos candidatos conquistam a aprovação.

E a chave para estar entre os melhores, é o treinamento, pois conhecimento é requisito mínimo. A sua aprovação em um curso concorrido pelo ENEM começa muitos meses antes do dia da prova, com as atividades que você faz diariamente.

Por que precisamos resolver as questões do ENEM sem ler o enunciado?

Justamente porque o ENEM é um concurso. É uma prova longa, com enunciados longos, e se você tiver que ler todos os enunciados por inteiro não vai conseguir terminar a prova toda.

Eliminando esse tempo de leitura dos enunciados das questões fáceis, você terá mais tempo para resolver as questões mais complexas.

Então se você aprender a resolver as questões do ENEM de forma mais rápida, sem ler o enunciado, já vai sair na frente da grande maioria dos seus concorrentes.

A estrutura da questão do ENEM

Antes de começar a entender como resolver as questões do ENEM sem ler o enunciado, você precisa entender que toda questão tem uma estrutura muito bem definida, que é:

  • Enunciado
  • Comando, que faz parte do enunciado
  • Alternativas

Normalmente, os alunos fazem a ordem: enunciado, depois comando e depois alternativas.

Por ser a ordem da questão, pode parecer normal. Mas lembre-se, o nosso objetivo é resolver a questão mais rápido, para que sobre mais tempo para fazer a prova.

Mas vamos ver por que isso é ruim: 

  1. Muitas vezes, o enunciado tem muitas informações inúteis para a resolução da questão
  2. Quando a pessoa chega no comando, ela já esqueceu o que tem no enunciado e perde tempo lendo novamente
  3. Induz a pessoa a começar a resolver o problema sem ler as alternativas
  4. Figuras complexas induzem a pessoa a pensar que a questão é difícil
  5. Resumindo: A pessoa perde muito tempo

Algum desses pontos já devem ter acontecido com você ao fazer uma questão do ENEM, não é mesmo? Isso é completamente normal, é o que estamos acostumados a pensar e fazer.

Mas bora ver o jeito correto e rápido de resolver as questões?

Como resolver as questões do ENEM mais rápido

Para resolver as questões do ENEM mais rápido, você precisa ler na seguinte ordem: comando, depois alternativas e depois enunciado.

Ler a questão dessa forma é bom porque a partir do comando você já vai acionar, involuntariamente, a região do cérebro onde está o conhecimento associado à questão. 

Você já consegue eliminar alternativas absurdas como valores fora da realidade, unidades que não fazem sentido ou ordens de grandeza muito diferentes.

Além disso, a leitura do enunciado é feita de forma mais direcionada e objetiva, pois você já sabe do que se trata a questão. A gente sabe que existem informações no enunciado que não são nada úteis para a questão, e isso vai te ajudar a pular essas informações.
Tudo isso vai te ajudar a fazer as questões do ENEM de forma mais rápida e objetiva. Gostou e quer ver ainda mais sobre isso, além de um exemplo em vídeo? Separamos uma Super Aula para você acompanhar, basta clicar aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *