Chat with us, powered by LiveChat
Como ir bem na prova objetiva de química da FUVEST

FUVEST: Como ir bem em Química na prova objetiva?

Ao fazer uma prova de matemática, história ou física da Fuvest, você vai encontrar muitas questões que cobram muito dos conteúdos e pouco de habilidades interdisciplinares. Entretanto, química é uma exceção a essa “regra”. Apesar de continuarmos enfrentando um vestibular que cobra amplamente toda a matéria do ensino médio, é inevitável notar o grande número de questões que abordam mais de uma área da química ou que às vezes necessitam de um certo domínio da física ou da matemática.

Para facilitar o seu entendimento, o Kuadro traz para você uma pesquisa que aponta quantas questões de cada conteúdo caíram nos últimos anos na parte objetiva de química da Fuvest. Lembre-se que a cada ano as perguntas mudam. Mas a proporção entre os conteúdos tende a permanecer a mesma durante um certo período de tempo.

Prova objetiva de química da FUVEST

Observando a tabela acima, saiba algumas dicas que podem ser um diferencial para a sua aprovação:

  • Estude química orgânica. 20% da prova gira em torno desse conteúdo. Entretanto, é importante saber como estudar, pois existem uma infinidade de reações orgânicas. Uma boa ideia é focar no aprendizado das características e propriedades químicas das funções orgânicas. Isso facilitará bastante o estudo das reações. Lembre-se: aprenda mais e decore menos!
  • As reações químicas entre os mais variados compostos são, sem dúvida, o assunto mais cobrado na parte de química do vestibular da Fuvest. Por isso, a ideia para ir bem não é aprender inúmeros métodos específicos, mas saber vários tipos de reações. Uma boa dica é começar pelas reações que envolvem ácidos, bases, óxidos e sais, que são as mais recorrentes.
  • Estequiometria, gases, soluções e equilíbrios são conteúdos que caem sempre. Eles compõem, em sua maior parte, o que chamamos de físico-química. Tenha bastante atenção, afinal em toda prova você encontrará questões dessas matérias.
  • Ainda relacionado com a dica anterior, não se esqueça de que não é suficiente saber apenas os conceitos de química para resolver questões de química. Principalmente na área de físico-química. Muitos erros ocorrem no desenvolvimento do raciocínio que depende de conceitos da matemática básica (porcentagem, rendimento, aritmética). 

Seguindo essas dicas e fazendo a prova atenciosamente, não tem erro. A parte objetiva da prova de química da Fuvest será um sucesso. E para garantir ainda mais a sua vitória, estamos a disposição para tirar a sua dúvida. Venha conversar com o Kuadro!

O Bruno é formado no ITA, mestrado em Educação em Portugal e é CEO do Kuadro. Além de ser fera nas exatas é um grande empreendedor e vai compartilhar sua experiências por aqui de vez em quando.

Blog Kuadro