Resultado da Unicamp: o que fazer se você não passou

Bastante esperado por muitos, o resultado da Unicamp de 2019 não agradou a todos. Por ser um vestibular bastante concorrido, apenas uma pequena parte das pessoas que fizeram a prova foram aprovadas.
Nesse concurso, 69.761 candidatos prestaram o exame para concorrer às 2.589 vagas disponíveis. Então, se você não passou, não se desespere! Utilize esse resultado como uma experiência e foque no próximo concurso. Confira dicas sobre o que fazer neste momento!

Trabalhe a sua inteligência emocional

É normal sentir frustração por não ter obtido a aprovação, depois de tanto esforço e estudo. Por isso, nesse momento, permita-se chorar e ficar triste. Mas não deixe que essa fase comprometa as próximas.
Trabalhe a sua inteligência emocional e não pense que porque você foi reprovado que não conseguirá obter a sua vaga. Lembre-se de que a vida é feita de oportunidades, e no próximo concurso você tem chances de realizar o seu sonho.

Distraia-se um pouco

O próximo concurso e resultado da Unicamp só virão no fim do ano. Então, por que sofrer antecipadamente? Aproveite esse momento para se distrair um pouco. Reveja a sua família e os seus amigos, que você deixou de dar atenção por causa do vestibular.
Vale a pena também fazer algum programa diferente, como ir ao teatro ou a alguma exposição. Além de se divertir, você ainda estará apreciando manifestações artísticas, o que é muito importante para quem está prestando vestibular.

Reveja o que errou

Quando já tiver passado a frustração inicial e você estiver pronto para voltar aos estudos, comece avaliando o vestibular que prestou. Por que você errou aquelas questões? Faltou estudo, preparo ou foi simplesmente nervosismo?
A partir disso, você poderá traçar a melhor estratégia para retomar os estudos. Se a sua grande dificuldade é em química, por exemplo, não adianta perder tempo focando em português e biologia — matérias que podem ser apenas revistas.
Além de rever os erros, faça um simulado com essa prova. Ou seja, imagine que você está prestando o mesmo vestibular novamente. Como seria o seu desempenho se a pressão fosse menor?
É fundamental identificar se a aprovação depende de conteúdo ou controle emocional. O estudante pode ter domínio de todos os tipos de disciplinas, mas se o nervosismo na prova for grande, ele pode se atrapalhar e não ler direito.

Monte um novo cronograma de estudos

Quem vai prestar o vestibular pela segunda vez consecutiva não pode deixar de lado tudo o que aprendeu no último ano. Por isso, utilize o seu cronograma para reorganizar as suas estratégias.
Em vez de seguir todas as etapas pelas quais já passou, você pode redesenhar o seu calendário de estudo. Nesse sentido, dê preferências às matérias que não pode se dedicar tanto para o primeiro vestibular.
Os conteúdos mais fáceis ou que já foram absorvidos não devem ser deixados de lado. Para eles, separe um tempo para fazer exercícios mais difíceis e, assim, dominá-los com mais segurança.
Lembre-se também de treinar a escrita. A redação da Unicamp tem um peso grande na prova, e muitos candidatos perdem pontos nesse aspecto. Portanto, é fundamental que você se destaque nisso.

Considere fazer outras provas

Sem dúvida, a Universidade de Campinas tem alguns dos melhores cursos do país. Por isso, o vestibular da Unicamp em 2019 foi tão disputado. Mas por que você deseja tanto estudar lá? Caso não haja um motivo específico, você pode aproveitar o estudo para prestar outros concursos.
Lembre-se de que existem inúmeras universidades públicas de qualidade — muitas em São Paulo. Que tal fazer também a prova da Fuvest e prestar o Enem? Isso fará com que as chances de você entrar em uma boa graduação aumentem bastante.
Além disso, ao fazer outros vestibulares, você testa os conteúdos estudados e se organiza para fazer as questões dentro do tempo disponível. Aproveite essa oportunidade para potencializar o seu preparo!

Conte com o Kuadro para atingir a aprovação

Que tal estudar onde e quando quiser? O Kuadro é especialista em aprovações nos principais vestibulares do país, incluindo o Enem, a Fuvest e a Unicamp. Quando os nossos alunos e alunas se dedicam, as chances de alcançarem o que desejam é muito grande.
Garanta o preparo que o seu concurso exige e já faça a inscrição da Unicamp com a segurança de que pode passar. Estude com a orientação de excelentes professores e conte com material de qualidade. Para treinar o que estudou, nós temos diversos exercícios e simulados com base nas provas anteriores.
Aproveite todos esses recursos e faça o seu próximo resultado da Unicamp ser a sua aprovação. Inscreva-se já no cursinho on-line do Kuadro!

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF