Resultado do Sisu: o que fazer se não passei?

A liberação do resultado do SiSu é um dos momentos mais aguardados do período do vestibular. Porém, nem sempre o desempenho é o que estudante deseja, ainda mais quando o curso escolhido é bastante concorrido.
Nós do Kuadro separamos algumas dicas de como se preparar para um novo ciclo de estudos de maneira eficaz. O importante é que você não desista dos seus sonhos!

Tire um tempo para refletir

Com um ano todo de preparação para o vestibular, é normal que a frustração venha caso a aprovação não seja alcançada. Procure não se culpar quanto ao que houve e tire um tempo para ficar triste, se julgar necessário. As pessoas mais próximas entenderão.
No entanto, não deixe esse período durar muito tempo. É fundamental que você recupere o ânimo para estudar o Enem novamente e tirar uma pontuação maior.

Analise sua prova

Passado o momento inicial de tristeza, é hora de se reerguer e enxergar o que falhou para melhorar!
Separe um tempo para analisar com calma sua prova do ENEM e, consequentemente, resultado do SiSu. Com o exame em mãos, verifique quais questões errou, separando-o as por matéria e grau de dificuldade. Tente se recordar se o erro foi por “chute”, desatenção, falta de tempo ou desconhecimento do tema.
Com essa relação feita, trace um plano de estudos colocando esses temas em evidência. Com relação à falta de tempo, nossa dica é focar bastante em interpretação de texto.
Lendo e compreendendo mais rapidamente o texto de apoio, sobra mais tempo para resolver a questão. Dê destaque também às questões que acertou no “chute”, pois contar com a sorte no vestibular não é uma opção segura!
Se possível, faça também um levantamento das matérias que cabem no Enem com mais frequência. Assim, você poderá focar mais nelas e chegar preparado para o próximo exame.

Atenção na redação

Após analisar suas principais dificuldades na prova, é hora de analisar sua redação. Toda atenção é pouca para a redação do ENEM, pois o peso dela costuma ser alto, independentemente do curso prestado.
Mesmo que você vá fazer Engenharia, Matemática ou qualquer outro curso que não tenha relação direta com escrita, sua redação terá um peso considerável na nota total.

Como se preparar para a redação do ENEM

Procure em seus livros, anotações ou na internet os critérios de avaliação da redação do ENEM (dica: você os encontra neste post). Com eles em mão, leia o tema proposto e os textos de apoio. Tente se recordar da tese, dos argumentos e da proposta de intervenção que sugeriu.
Veja se todos estão ligados ao que é principal no tema proposto. Verifique o que sua tese exige, isto é, como pode comprová-la. Em seguida, analise se seus argumentos comprovam a tese e, por fim, se sua conclusão e proposta de intervenção resolvem o que sua tese sugere.
Com essa análise sobre sua redação, você verá quais são os pontos em que falhou. Fugiu do tema? A tese está fraca? Os argumentos não convencem? A proposta de intervenção não se relaciona ao tema? Agora você sabe em quais áreas agir.
Lembre-se de que tudo em sua redação deve estar interligado, mostrando que você domina o assunto e sabe como abordá-lo em uma perspectiva social, educativa e respeitosa.
Além da estrutura e das informações da redação, é essencial garantir que seu texto siga a norma padrão da Língua Portuguesa. Por isso, dê importância aos estudos de Gramática.

Cuide da saúde mental

Este ponto é muito importante. Estudar é essencial para ter um bom resultado no vestibular, mas somente entender os assuntos pode não ser suficiente. Isso porque, para lembrar de tudo que estudou e interpretar corretamente a questão, é necessário ter calma na hora do vestibular.
Respeite seus limites. Estude muito, mas tenha momentos de lazer para aliviar a tensão do ano de estudos. Pratique atividades físicas, encontre seus amigos, passe tempo com a família. Os momentos de descanso são importantes para fixar seus conhecimentos.
Durante a prova, lembre-se de que aquela é mais uma prova, como você fez tantas outras, encarando-a com mais tranquilidade. Esse é um dos principais fatores para fazer uma boa prova e conseguir a tão sonhada aprovação!

Lista de espera e SiSU 2019.2

Vale lembrar também que há a segunda chamada do SiSu e, dependendo do curso, terceira, quarta e por aí vai. Isso significa que, quando os inscritos desistem, a vaga passa para o próximo de acordo com a classificação.
Portanto, manifeste interesse na lista de espera do SiSu, nos cursos de interesse. A lista dos vestibulares costuma rodar, então você pode ser chamado nas chamadas seguintes.
O Sistema de Seleção Unificada abre novamente no meio do ano e geralmente a concorrência é mais baixa. Dessa forma, você pode tentar uma vaga novamente. Dedos cruzados e olhos na tela!

Conte com o Kuadro

O Kuadro estará ao seu lado durante todo o seu ano de estudos! Siga nossas redes sociais e acompanhe nossas transmissões ao vivo, será um prazer estudar com você.
Melhore o seu resultado do SiSu. Continue estudando para realizar o seu grande sonho. Inscreva-se no cursinho on-line do Kuadro e programe o seu novo ciclo de estudos.

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF