Resumo do Edital – AFA 2021

Resumo do Edital – AFA 2021

Informações gerais
As inscrições para o exame de escolaridade da AFA estão abertas. A prova será realizada dia 21 de junho, um domingo. A inscrição não deve ser feita por dispositivos móveis (celulares, tablets, etc), mas por computadores. A partir do dia 9 de junho serão divulgados os locais de prova. O período de inscrição é das 10h do dia 28 de fevereiro de  2020 até as 09h do dia 19 de março de. 2020, horário de brasília. O valor da taxa de inscrição é R$70,00.

Locais de realização de prova

Belém/PA 

Salvador/BA

Natal/RN

Rio de Janeiro/RJ

Belo Horizonte/MG

Barbacena/MG

São Paulo/SP

Curitiba/PR

Campo Grande/MS

Pirassununga/SP

Porto Alegre/RS 

Brasília/DF 

Manaus/AM

Porto Velho/RO 

Boa Vista/RR


Cursos

As graduações oferecidas pela AFA são:

 

  1. Infantaria: graduação de Bacharel em Administração, com ênfase em Administração Pública. Além da base citada no item anterior, o CFOINF é caracterizado pela instrução de combate em terra, com o objetivo de preparar o cadete de infantaria ao desempenho de funções para gerir as atividades desenvolvidas nas unidades de Infantaria da Aeronáutica, incluindo as tarefas de operações especiais, emprego de tropa, de autodefesa das organizações da força aérea e de defesa antiaérea. confere ao concluinte, ainda, a graduação de bacharel em ciências militares, com habilitação em Infantaria da Aeronáutica.

  2. Intendência: graduação de Bacharel em Administração, com ênfase em Administração Pública. Além da base citada no item anterior, o CFOINT é caracterizado pela formação administrativa, com o objetivo de preparar o Cadete Intendente ao desempenho de funções para gerir as atividades financeiras e logísticas das Organizações Militares da Força Aérea. Confere ao concluinte, ainda, a graduação de Bacharel em Ciências da Logística, com habilitação em Intendência da Aeronáutica.

  3. Aviador:  graduação de Bacharel em Administração, com ênfase em Administração Pública. Além da base citada no item anterior, o CFOAV é caracterizado pela instrução de voo, com o objetivo de preparar o Cadete Aviador à pilotagem militar. Essa instrução aérea segue um programa de treinamento e de avaliação de desempenho como piloto, para formar e selecionar o aviador militar, fomentando o desenvolvimento do espírito combativo do futuro Oficial Aviador. Confere ao concluinte, ainda, a graduação de Bacharel em Ciências Aeronáuticas, com habilitação em Aviação Militar

Exame de escolaridade

A prova possui 64 questões de múltipla escolha, sendo 16 de Física, 16 de Inglês, 16 de português e 16 de matemática, e uma redação. O tempo de execução da prova é de 5 horas e 20 minutos. 

Os graus atribuídos às Provas Escritas e as médias calculadas com base nesses graus estarão contidos na escala de 0,0000 (zero) a 10,0000 (dez), considerando-se até a casa décimo-milesimal.

O grau mínimo que determinará o aproveitamento do candidato em cada uma das disciplinas que compõem as Provas Escritas será 4,0000 (quatro), exceto para a Prova de Redação, cujo grau mínimo será 5,0000 (cinco).

O quantitativo de redações a serem corrigidas para o presente Exame será de até  300 (trezentas) redações para infantaria (ano passado foram 189), 480 (quatrocentos e oitenta) redações para intendência (ano passado foram 440), e  450 (trezentas) redações para aviação (ano passado foram 600) respeitando-se, dentro do quantitativo total, o percentual de 20% destinado às vagas reservadas a negros. As redações a serem corrigidas serão dos candidatos com melhores médias parciais.

Média parcial:

Média final:

Serão considerados candidatos com aproveitamento aqueles que obtiverem Média Final igual ou superior a 5,0000 (cinco).

Vagas disponíveis: 81 (ano passado foram 70)

1) 28 vagas para Infantaria:

-6 para negros;

-22 para os demais;

(Ano passado foram 15 vagas, sendo 3 para negros)

 

2) 35 vagas para Intendência:

-7 para negros;

-28 para os demais;

(Ano passado foram 30 vagas, sendo 6 para negros)

 

3) 18 vagas para Aviação:

-4 para negros;

14 para os demais;

(Ano passado foram 25 vagas, sendo 5 para negros)

 

O exame será constituído das seguintes etapas: 

a) Provas Escritas; 

b) Inspeção de Saúde (INSPSAU); 

c) Exame de Aptidão Psicológica (EAP); 

d) Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); 

e) Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC);
f) Validação Documental.

Prepare-se com o cursinho online que mais aprova na AFA. Foram 55 aprovações somente em 2019! Clique aqui e conheça nossos cursos!

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Kuadro