Saiba como parar de errar na argumentação textual

Saiba como parar de errar na argumentação textual

Independentemente do vestibular que deseje fazer, é bem provável que a redação seja muito importante para a sua nota. Muitas vezes, os estudantes até têm uma alta pontuação na parte objetiva, mas por causa de uma argumentação fraca, perdem a vaga que tanto sonham.

Se você acredita que o seu texto não tem a qualidade que gostaria, não se preocupe. Iremos te dar algumas dicas do como fazer para que a redação seja o seu ponto forte. Saiba mais!

Acompanhe o noticiário

Se você deseja se destacar na redação, é imprescindível acompanhar o noticiário. Seja pela televisão, por jornal ou até rádio, o importante é se manter atualizado sobre tudo o que acontece no Brasil e no mundo.

Depois de se informar sobre uma notícia, se questione quais são as causas e os impactos sociais disso. Por exemplo: suponha que saia uma pesquisa que indique crescimento no desemprego do país. Certifique-se de que você sabe as possíveis razões para isso ter acontecido e quais as consequências.

Não basta saber os fatos isolados. O vestibular cobra que você tenha pensamento crítico e saiba relacionar os diferentes assuntos. No caso acima do desemprego, as causas podem estar associadas à economia e até medidas políticas. O estudante deve saber traçar esse paralelo para que possa fazer uma boa redação dissertativa.

Leia a obra Retórica

Caso esteja adiantado com os estudos, vale a pena tirar um tempinho para ler a obra Retórica do filósofo grego Aristóteles. Boa parte dos ensinamentos do pensador ainda estão presentes na forma como nos expressamos — mesmo que muitos não saibam disso.

A obra é composta por três livros. No primeiro, o autor foca em textos políticos, judiciais e demonstrativos. No segundo, o objetivo maior é analisar a forma como as pessoas percebem os discursos retóricos. Por fim, no livro III, Aristóteles trata das principais características de um texto argumentativo, como clareza, metáfora e ritmo.

Embora possa parecer muito teórico para quem está na fase do vestibular, Retórica é uma excelente obra para aprender a pensar mais criticamente. Veja algumas ideias presentes na obra:

  • Seja claro: essa é a principal função de um texto, mostrar as ideias com clareza;
  • Desperte as emoções dos eleitores: assim, o leitor estará mais receptivo aos argumentos. Só não vale ser sensacionalista;
  • Antecipe os efeitos de sentido do texto: ou seja, a cada argumento, imagine o que poderá ser contra-argumentado;

Informe-se em diferentes fontes

Para que você forme a sua opinião, é necessário que tenha acesso a diversas visões de mundo. Só assim você terá argumentação suficiente para defender o que acredita.

Suponha que o seu vestibular cobre um assunto sobre agricultura. Em alguns veículos, provavelmente, esse tema é mais focado nos agrotóxicos, enquanto em outros, o destaque é para os benefícios da produção em massa.

Se você ler ou assistir a diferentes tipos de noticiários, você verá como um mesmo assunto pode ser tratado em diversas formas. Por isso, não se prenda a apenas uma fonte de informação.

Treine a sua redação

Você até pode ter uma grande bagagem de conhecimento, mas se não souber passá-la para o papel de nada adiantará. Então, aproveite para fazer ao menos uma redação com argumentação por semana e treinar a maneira como você escreve.

No Kuadro, você pode ter acesso a algumas propostas de textos. Depois que o conteúdo estiver produzido, é possível enviá-lo para a nossa equipe de professores para receber um feedback.

Quando estiver escrevendo, evite utilizar muitos adjetivos, pois pode comprometer a qualidade do seu texto. Em vez disso, prefira ser objetivo e preciso nas informações. É melhor escrever “o problema social precisa de atenção dos governos” do que “o problema social é muito nocivo e, por isso, precisa de bastante atenção especial dos governos”.

Na hora que estiver formulando os argumentos, para facilitar, organize-os de acordo com o tipo de ideia que eles passam. Assim, os parágrafos ficarão melhor organizados.

No primeiro, você passa para o leitor uma visão geral do assunto. No segundo, você pode apresentar as causas do fato em destaque. No próximo, a ideia central pode ser as consequências e assim por diante.

Pare de errar na argumentação dos seus textos e faça da redação o seu principal diferencial no vestibular. O cursinho on-line do Kuadro pode te ajudar nessa parte e em todo o conteúdo programático. Inscreva-se já!

Blog Kuadro