Chat with us, powered by LiveChat
Saiba quais são as melhores universidades federais

Saiba quais são as melhores universidades federais

Com a popularização do Enem e do Sistema Único de Seleção (SiSu), os estudantes passaram a concorrer às vagas em outras localidades. Existem diversas faculdades espalhadas pelo país, por isso, é importante conhecer as melhores universidades federais.

O ranking de universidades da Folha é um dos parâmetros mais importantes quando o assunto é educação. Ele leva em consideração fatores como pesquisa, ensino, inovação, mercado e internacionalização. Confira a lista de cinco dos melhores institutos superiores federais!

Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

A Universidade Federal do Rio de Janeiro foi criada em 1920, como Universidade do Rio de Janeiro. À princípio, a instituição era uma justaposição de outros órgãos existentes: a Escola Politécnica, a Faculdade de Direito e a Faculdade de Medicina.

Atualmente, a UFRJ tem mais de 60 cursos de graduação, divididos em diversas áreas e campi. Entre as carreiras que a universidade permite o aprendizado estão Medicina, Fisioterapia, Astronomia, Ciências Biológicas, Engenharia, Farmácia, História da Arte, Terapia Ocupacional e muito mais.

Para ingressar na UFRJ, o estudante deve prestar o Enem. Caso o curso de interesse tenha relação com alguma habilidade específica, como desenho, também será necessário passar por um Teste de Verificação de Habilidade Específica (THE).

O THE é pré-requisitos para as carreiras de: Composição de Interior, Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Bacharelado em Música e entre outras.

Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Antes de se tornar a Universidade Federal de Minas Gerais, o estado tinha a Fundação da Faculdade Livre de Direito de Minas Gerais, criada em 1892. A instituição funcionava em Ouro Preto, então capital mineira.

Anos mais tarde, foram criadas no estado as fundações de Odontologia, Engenharia, Farmácia, Medicina e Música. A UFMG, como é conhecida nos dias atuais, foi fundada em 1927 para reunir todos esses cursos. No entanto, ela era privada e recebia benefícios estatais. A federalização aconteceu apenas em 1949.

Aos poucos, a Universidade Federal de Minas Gerais foi ganhando novos cursos, campi e estruturas. Atualmente, a UFMG tem diversas graduações, como Administração, Aquacultura, Biomedicina, Ciências Sociais, Design, Direito, Física, Fonoaudiologia e muito mais.

Para fazer uma graduação nessa instituição, o interessado deve fazer o Enem e se inscrever no SiSu. Caso o curso escolhido exija alguma habilidade específica, o estudante deverá fazer uma prova complementar depois.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

As fundações de Farmácia, Química e Engenharia do Rio Grande do Sul é que deram origem à UFRGS. Conforme os anos foram passando, novos cursos foram sendo integrados.

A instituição foi federalizada em 1950. A partir de então, ela passou a ocupar posição de destaque para o ensino superior e já é uma das melhores universidades federais do Brasil. Hoje, a universidade é a 1º em número de publicações e a 2º em produção científica entre as federais.

A UFRGS possui diversos cursos de graduação, como Administração, Biomedicina, Dança, Educação Física, Engenharia Química, Jornalismo, Odontologia e muito mais.

Existem duas formas de ingressar na instituição: pelo vestibular próprio e pelo SiSu. Os cursos com exames específicos (Teatro, Música e Artes Visuais) só são acessíveis pelo vestibular. Além disso, a UFRGS possui processo seletivo específico para graduações voltadas à população rural, como Biologia Marinha, Desenvolvimento Rural, Pedagogia e Ciências da Natureza.

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina foi fundada em 1960, com o propósito de promover o ensino de qualidade e gratuito. Atualmente, a instituição está entre as melhores universidades públicas do Brasil em diversos ranking.

No World University Ranking 2018, realizado por uma consultoria britânica, a instituição é a única do estado a ocupar uma posição — e aparece como 16º melhor do país.

A UFSC possui mais de 100 cursos de graduação presencial e 14 carreiras a distância. Além disso, a universidade conta com acordos de cooperação com instituições em todo o mundo.

Há duas formas do interessado ingressar na Universidade Federal de Santa Catarina: pelo vestibular tradicional e pelo SiSu. Quem deseja seguir a carreira de Artes Cênicas deve ainda fazer o THE (Teste de Habilidade Específica).

Universidade Federal de São Carlos

Desde a sua criação, há quase 50 anos, a Universidade Federal de São Carlos vem ajudando a produzir e disseminar conhecimento. Tanto é que a instituição já ganhou inúmeros prêmios, principalmente pelas pesquisas em que participou.

O grande destaque da universidade está no corpo docente. De acordo com o próprio site, 99,8% dos professores são mestres ou doutores. Além disso, mais de 95% dos docentes desenvolvem projetos de ensino e pesquisa com dedicação exclusiva.

A UFSCAR tem 48 departamentos acadêmicos e possui 64 cursos de graduação presencial, nas mais variadas áreas do conhecimento. Para ingressar na universidade, é necessário fazer o Enem e se inscrever no SiSu. A única exceção a isso é para os interessados em prestar Música, curso que exige um teste de habilidade específica.

Como escolher a melhor universidade federal

Grande parte das universidades federais oferecem ensino de qualidade. Para escolher a melhor opção, é importante primeiro que o estudante verifique em quais instituições o curso desejado é ofertado.

A partir disso, o aluno deve observar outros aspectos, como: localidade, bolsa de permanência (se ele não morar na cidade da universidade), possibilidade de intercâmbio, acesso à pesquisa, etc. Tudo o que a instituição disponibiliza para o aprendizado merece ser levado em consideração.

Quer estudar em uma das melhores universidades federais do país? Comece já a sua preparação com a ajuda do cursinho on-line do Kuadro!

Blog Kuadro