Saiba quantas horas estudar por dia

Uma das principais dúvidas iniciais dos estudantes que desejam passar no vestibular, é sobre quantas horas estudar por dia. Tem candidato que, durante a preparação, passa mais de 8 horas diante dos livros e é aprovado, enquanto outros obtém o mesmo resultado com menos tempo.
Na verdade, não existe um tempo mínimo de estudo para conseguir a sonhada aprovação. Mais importante do que isso, é se organizar para que você possa estudar todos os conteúdos exigidos. Saiba mais!

Como estudar com qualidade

Se você se dedicar apenas a cumprir o número de horas que julgar necessárias, poderá deixar de ser produtivo. Estudar 20 horas por dia, por exemplo, é completamente fora da realidade. Depois de umas 7 horas, sua mente pode estar tão cansada que mesmo lendo várias vezes você não absorve o conteúdo.
Nesses momentos, vale mais a pena parar e até ir dormir do que se esforçar em vão. Há um ditado popular entre os estudantes que diz: o que você leva meia hora para entender quando está muito cansado pode levar apenas dez minutos se estiver disposto. Portanto, o importante é estudar com qualidade, independentemente se for cinco ou sete horas.

Saiba qual é o seu próprio ritmo

Conforme o estudante se dedica aos estudos, ele começa a conhecer o próprio ritmo, como o momento do dia que está mais desperto para ler os textos e fazer os exercícios. Cada pessoa é diferente, o que deve ser levado em consideração na hora de organizar o cronograma de estudos.
Além disso, muitos estudantes têm outras obrigações durante o dia, seja fazer atividades domésticas ou até mesmo trabalho. A partir da realidade de cada um, é possível definir os horários mais produtivos para estudo.

Aproveite o tempo disponível

O ideal é que o estudante utilize o máximo de tempo disponível para estudar. Afinal, a matéria exigida nos vestibulares é extensa. Assim, se ele puder usar um período considerável para aprender todos os conteúdos, é melhor.
Sabe aqueles 40 minutos que você gasta no ônibus para chegar ao trabalho? Ele pode ser usado para revisar o que foi estudado ontem. Aproveite o máximo do seu tempo para estudar, mesmo que você não disponha de 7 horas seguidas. Como já dissemos, o fundamental é estar concentrado no que estuda.
Lembre-se de que estudar mais de 6 horas não é garantia de aprovação. Existem outros fatores que interferem no bom resultado, como nível de memorização dos conteúdos e prática em fazer provas. Desse modo, a rotina do estudante deve incluir momentos para descanso, revisão e simulados.

Banner geral

Faça um cronograma de estudos

Quando o estudante já souber quantas horas estudar por dia, ele pode organizar um cronograma de estudos. Esse planejamento irá ajudar a organizar tudo o que precisa ser aprendido e revisado, sem deixar nada de lado.
Uma das técnicas que podem ser aplicadas ao cronograma é o Pomodoro. Por meio desse método, o indivíduo estuda durante 25 minutos e descansa 5, depois mais 25 minutos e assim por diante.
Ao fracionar o conteúdo que precisa ser visto, é possível tornar o aprendizado menos exaustivo e a absorção melhor. Além disso, essa técnica evita a procrastinação, porque a ansiedade pode ser mais facilmente controlada.

Tenha boas noites de sono

Muitos estudantes se esquecem que precisam dormir bem de noite para aguentar a rotina de estudos. Mas, sem o descanso, eles não conseguem aproveitar todos os conteúdos, o que pode prejudicar a preparação para o vestibular.
Pense que dormir bem não é desperdício de tempo, mas um investimento para melhorar o seu rendimento. Como os especialistas recomendam, o ideal é adormecer por cerca de 8 horas por noite. Essa duração ajuda o corpo a se recuperar do dia e a mente a processar as informações vistas.
Independentemente de quantas horas por dia você estude, é fundamental contar com aulas de qualidade para se preparar. O Kuadro tem o melhor cursinho on-line da atualidade, responsável pela aprovação de centenas de alunos. Conquiste você também a sua aprovação!

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF