Chat with us, powered by LiveChat
Técnica pomodoro: aumente a sua produtividade nos estudos

Técnica pomodoro: aumente a sua produtividade nos estudos

Já tentou focar nos estudos durante horas e horas, mas não conseguiu? Primeiro você olha a notificação do Facebook, aí escuta um áudio no Whatsapp, assiste a vídeos aleatórios no Youtube… Quando percebe, o dia acabou e você não avançou na matéria. Pensando justamente nessas situações, a técnica Pomodoro foi criada.

Por meio desse método, os exercícios não acumulam e a revisão não fica para trás. Assim, o estudo flui de maneira mais natural e você pode aprender muito mais. Saiba tudo sobre essa técnica que está revolucionando a aprendizagem!

O que é a técnica Pomodoro?

No final da década de 1980, Francesco Cirillo tinha um problema: não aproveitava o tempo da melhor forma. O designer italiano tinha na frente dele um lápis, um papel e um cronômetro de cozinha em formato de tomate.

Ele juntou esses três elementos e teve uma ideia. Assim, surgiu o método Pomodoro. O nome vem do cronômetro, já que pomodoro, em italiano, significa tomate.

Como funciona?

Existe um passo a passo bem definido para ser seguido:

  • anote todas as suas tarefas em um papel – lembre-se de que quanto menor o uso da tecnologia, menos distrações;
  • ajuste o cronômetro para 25 minutos – esse intervalo será chamado de pomodoro;
  • trabalhe em uma tarefa até o tempo acabar;
  • faça uma pausa de 5 minutos;
  • se concluiu a tarefa, passe para outra, se não, continue nela,
  • quando concluir 4 pomodoros, faça uma pausa maior – mais ou menos 30 minutos.

Os intervalos servem para recompensar seu cérebro pelo trabalho. Nesse período, descanse a cabeça como achar melhor. Por exemplo: dê uma volta e pegue um café. Dessa forma, você relaxa e volta mais focado para o próximo pomodoro.

Por que é uma boa técnica?

A técnica Pomodoro ajuda os estudantes porque faz com que eles estudem por blocos de tempo. Assim, as chances de se desconcentrar são muito menores do que estudar durante horas seguidas.

Além de evitar a procrastinação e a distração, o método também facilita o aprendizado. Ao aprender um conteúdo por vez, o estudante desenvolve o raciocínio de maneira muito mais clara e melhorada. Os resultados disso podem ser observados ao fazer exercícios e no próprio vestibular.

E se tiver uma interrupção?

Se surgir um imprevisto, o ideal é que você anote o que aconteceu como se fosse uma tarefa não planejada. Por exemplo, se alguém chamou você para tirar uma dúvida, anote e tire-a no próximo pomodoro. Isso vale também para outras obrigações que você lembrar, idéias que tiver ou alguma coisa que surja no caminho.

Se for muito urgente e demandar tempo, como uma reunião ou uma ligação, resolva tudo na hora. Quando voltar para a sua lista de tarefas, comece um pomodoro do zero, pois, além de ter perdido um pouco de tempo, você estará menos focado.

Essa técnica tem problemas?

Apesar de ajudar no aumento da produtividade, o método tem algumas limitações. Na leitura de um livro, o tempo não é a melhor medida. É ruim parar no meio de uma página ou capítulo, pois o tempo para retomar o ritmo vai ser maior ainda.

Pode acontecer ainda de você estar no meio de uma tarefa e os 25 minutos acabarem. Se estiver perto de finalizar, finalize! É melhor acabar na hora que deixar para mais tarde.

Embora os 25 minutos sejam ideais, se você sentir que os blocos seriam melhores se tivessem 30 ou 35 minutos, não tem problema. Mais importante do que seguir o cronômetro de maneira mecânica, é encontrar um jeito de ter mais produtividade.

É importante ter senso crítico ao analisar a técnica – como em tudo na vida. Por mais que tenha um passo a passo bem definido, veja o que encaixa melhor e faça os ajustes necessários.

É possível usar a técnica no Kuadro?

Sim, você pode aplicar a técnica Pomodoro para estudar no cursinho do Kuadro. Ao assistir a uma videoaula, por exemplo, faça uma pausa após 25 minutos. O mesmo se aplica para a leitura de materiais complementares e exercícios.

Você também pode dedicar esse tempo para utilizar outros recursos pedagógicos da nossa plataforma. Em um bloco de 25 minutos, por exemplo, é possível fazer exercícios, tirar dúvidas com professores e ler uma proposta de redação.

Aproveite melhor os seus estudos. Faça um cursinho on-line, otimize o seu espaço e aprenda muito mais no Kuadro.

O Heitor é Jornalista e redator especialista em web. Escreve sobre curiosidades e assuntos gerais para tirar dúvidas dos nossos alunos e leitores. Se tiver aluma sugestão de tema, ou dúvida, é só deixar nos comentários!

Blog Kuadro