Técnicas de Memorização Para Te Ajudar No Vestibular

Nós sabemos bem que o conteúdo cobrado nas provas de vestibular tem um volume astronomicamente grande e gravar tudo isso em sua mente pode ser bastante complicado. Porém, existem alguns truques que podem te ajudar nesse momento: são as técnicas de memorização!
Estas técnicas são conceitos da neurociência pensados e desenvolvidos para ajudar o ser humano a conseguir gravar informações específicas no cérebro. O vestibulando especialmente pode se valer desses estudos e aplicá-los em seu cronograma para as provas das maiores universidades.

Usar as três memórias

Nosso cérebro trabalha a partir de três tipos diferentes de memórias: visual, auditiva e cinestésica. Quando você desenvolve e aplica seus estudos a partir destes três conceitos diferentes, fica muito mais fácil gravar informações.
Na memória visual você pode usar imagens, vídeos e filmes que relacionam o conteúdo que está sendo estudado. O seu computador pode ser um grande aliado neste momento. Para a memória auditiva, ler textos em voz alta pode ser uma boa dica. Já para a cinestésica, dar aulas para seus pais, irmãos ou colegas para explicar aquele conteúdo é uma ótima ideia, pois conecta todos os tipos de memória.

Esquemas e cores

As anotações de disciplinas são os melhores amigos de um vestibulando. O ato de anotar o que está sendo visto por si só já auxilia e é uma das melhores técnicas de memorização, mas aliar esse processo com cores e esquemas é ainda melhor!
Ah! Uma boa dica é lembrar que anotar no computador não conta, viu? A memorização acontece quando as informações são registradas com as próprias mãos. Portanto, pegue lápis e papel e comece a escrever! seu manuscrito.
São nessas anotações que esquemas e cores são bem-vindos. São ótimas técnicas de memorização: grifar as palavras ou trechos mais importantes, usar post-its como boxes para apontar pequenas considerações ou fazer esquemas com flechas e palavras destacadas. O importante é registrar manualmente para fixar as ideias.

O Kuadro te ajuda com as técnicas de memorização

As aulas do Kuadro são ministradas com o apoio da lousa mágica em uma plataforma virtual. É uma maneira diferente de ensinar e preparar o aluno para os vestibulares mais concorridos de todo o país. Os recursos audiovisuais são ótimos para ajudar na memorização de conteúdos diversos, independe da área do conhecimento.
Quer saber mais? Acesse o site do Kuadro e conheça os cursos oferecidos!

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF