termologia no enem

Termologia: como estudar para o ENEM

Na prova de Ciências da Natureza do ENEM, um assunto recorrente é termologia. Por isso, chegar na prova sem estar bem no assunto não é, nem de longe, uma boa ideia!

Assim, para saber melhor o que cai no ENEM desse assunto e evitar más surpresas na hora da prova não deixe de ler o que preparamos para você!

Definição de termologia

Termologia é a parte da Física que estuda tudo aquilo que está fortemente ligado às trocas de calor entre corpos.

Sendo assim, alguns dos objetos de estudo da termologia são:

Calor

É a energia térmica em trânsito. Sabe quando você pega numa coisa bem quente e se queima? Então, isso ocorre porque o objeto no qual você tocou estava mais quente do que sua mão e transferiu tanta energia térmica que foi o suficiente para te queimar, houve “fluxo de calor”.

Assim, o calor flui espontaneamente de um corpo mais quente para outro menos quente.

Temperatura

Tá, mas aí o que significa que um corpo está mais quente que o outro? Significa que tem maior temperatura. Mas o que seria a temperatura?

A Temperatura é a propriedade de um corpo relacionada à agitação das partículas que compõem esse corpo. Quanto mais agitadas estiverem, maior a temperatura.

Escalas Termométricas

Para facilitar a medição de temperatura e possibilitar o conhecimento se um corpo ou ambiente está mais quente ou mais frio que outro, as escalas termométricas foram criadas. Dentre elas, as três mais famosas são as escalas: Celsius; Fahrenheit; e Kelvin.

A escala Celsius, que é a mais utilizada, tem como pontos de referência, os pontos de congelamento da água (0º C) e o ponto de fervura da água (100 º C).

A escala Fahrenheit é a utilizada em países como os Estados Unidos e Inglaterra. Nela o ponto de congelamento da água ocorre a 32ºF e o de fervura a 212ºF.

Já na escala Kelvin, ou escala absoluta, usada mais para fins científicos, o congelamento da água ocorre a 273 K e a fervura a 373 K. Repare que, diferente das outras escalas, nesse caso não se coloca “ º ” depois do número. Essa escala é também chamada de absoluta, 0 K seria a temperatura teórica na qual a agitação das partículas de um corpo seria nula.

termologia no enem

Pronto! Agora que você já tá sabendo mais sobre o assunto, porque não exercitar com esta questão de Física do ENEM que separamos para você?

Questão do ENEM

(ENEM 2016) Nos dias frios, é comum ouvir expressões como: “Esta roupa é quentinha” ou então “Feche a janela para o frio não entrar”. As expressões do senso comum utilizadas estão em desacordo com o conceito de calor da termodinâmica. A roupa não é “quentinha”, muito menos o frio “entra” pela janela.
A utilização das expressões “roupa é quentinha” e “para o frio não entrar” é inadequada, pois o (a)

(a) roupa absorve a temperatura do corpo da pessoa, e o frio não entra pela janela, o calor é que sai por ela.
(b) roupa não fornece calor por ser um isolante térmico, e o frio não entra pela janela, pois é a temperatura da sala que sai por ela.
(c) roupa não é uma fonte de temperatura, e o frio não pode entrar pela janela, pois o calor está contido na sala, logo o calor é que sai por ela.
(d) calor não está contido num corpo, sendo uma forma de energia em trânsito de um corpo de maior temperatura para outro de menor temperatura.
(e) calor está contido no corpo da pessoa, e não na roupa, sendo uma forma de temperatura em trânsito de um corpo mais quente para um corpo mais frio.

 

Resposta: E
Não deixe de treinar com mais questões antigas do ENEM.

O João é ITEANO. Passou em um dos vestibulares mais difíceis do Brasil e é monitor de exatas do Kuadro. Manja muito de Física, Química e Matemática e vai compartilhar algumas experiências com você.

Blog Kuadro