Chat with us, powered by LiveChat
Estudar os assuntos que mais caem no Enem pode ser a chave para o seu sucesso!

Vale a pena se basear nos assuntos que mais caem no Enem para estudar?

Em 2018, o Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, completa 20 anos de existência. Durante esse período, alguns dos assuntos que mais caem no Enem trataram de questões importantíssimas. Além disso, o exame abriu portas para milhões de alunos ingressarem no ensino superior e é responsável por medir a média de desempenho dos últimos anos do ensino médio no Brasil – razão pela qual foi idealizado em 1998.

Anos mais tarde, em 2010, por causa da implementação do SiSu (Sistema de Seleção Unificada), muitas faculdades públicas passaram a usar parcialmente, e algumas vezes integralmente, a nota da prova como método de entrada em seus cursos.

Por essas razões, o Enem pode ser considerado uma das provas de vestibular mais importantes e a maior em relevância nacional. Por isso, é muito importante estudar para o Enem e garantir uma boa nota, que poderá te ajudar a ingressar na faculdade dos seus sonhos! Fique por dentro de algumas dicas!  

Como funciona o Enem

Desde 2017, o Enem tem sido aplicado em dois fins de semana seguidos, sempre no domingo. Antes disso, a prova era realizada em dois dias seguidos, uma no sábado e outra no domingo, no mesmo fim de semana.

No primeiro domingo, a prova dura cinco horas e meia, e o aluno responde questões sobre Linguagens, Ciências Humanas e Redação. Já no segundo domingo, o candidato enfrenta questões de Matemática e Ciências da Natureza, e a prova tem cinco horas.

Os assuntos do Enem tratam, além do conteúdo base da grade curricular das escolas – Português, Matemática, História, Geografia, Química, Física, Biologia, Inglês e Filosofia –, de questões da atualidade, que caem não apenas em perguntas gerais, mas principalmente no tema da redação. Por isso, é importante se manter bem informado sobre o que acontece de mais relevante no mundo.

Estudar os assuntos que mais caem no Enem pode ser a chave para o seu sucesso!

Estudar os assuntos que mais caem no Enem pode ser a chave para o seu sucesso!

As matérias que mais caem no Enem

Não tem como negar: existem temas que mais caem no Enem. Sendo assim, é importante ter em mente quais são esses tópicos para, a partir daí, determinar o que estudar para o Enem com mais ou menos ênfase.

Em língua portuguesa, por exemplo, a interpretação de texto é fundamental. Durante toda a prova, esse conhecimento é muito exigido, já que as questões do Enem são conhecidas por serem mais extensas – ou seja, demandando mais leitura – e interdisciplinares.

Na seção de Matemática, as perguntas pretendem avaliar o raciocínio lógico do estudante. Por isso, esteja atento aos conteúdos de probabilidade e estatística, razão e proporção, matemática financeira e função, alguns dos tópicos mais recorrentes.

Na parte de História, os conteúdos sobre Brasil Colônia, Brasil República, Idade Moderna, são alguns dos mais presentes, enquanto na parte de Geografia, urbanização, demografia, questões ambientais e recursos naturais tendem a aparecer com mais frequência.

Em Física, foque os esforços em apreender os conceitos de mecânica, energia, termologia e óptica. Na Química, a parte de orgânica tem presença registrada na maioria das provas do Enem. Já em Biologia, genética, evolução, fisiologia e ecologia devem ser estudadas com atenção.  

Como estudar para o Enem

Não deixe para estudar tudo de uma vez. O ideal é revisar um pouco da matéria por dia, algo em torno de duas ou três horas, mas pode variar – isso vai depender do seu ritmo de estudo.

O mais importante não é a quantidade, mas sim a qualidade e a constância. Ou seja, é melhor estudar durante um ano regularmente, do que deixar tudo para a última semana e estudar 12 horas por dia. Desse jeito não há cérebro que aguente.

Foque nos assuntos que mais caem no Enem. As chances deles se repetirem são grandes e, com isso, você consegue solidificar esses conhecimentos e chegar na prova com tudo fresco na mente. Descubra que tipo de aluno você é – visual, auditivo ou cinestésico. Isso vai te ajudar a definir quais tipos de simulados e métodos de aprendizado são mais eficientes.  

Vale muito a pena se basear nos assuntos que mais caem no Enem para estudar para a prova! Mantenha o conteúdo fresco na mente e se atualize constantemente, assim, no dia do vestibular, a resolução das questões vai ser mais simples. Acompanhe nossas dicas no blog do Kuadro, arrase no Enem e entre na faculdade que sempre quis!

 

Blog Kuadro