Vestibular da Unesp: como se preparar para arrasar na prova

A Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) é uma das principais universidades brasileiras. Com 24 campi espalhados pelo estado de São Paulo, é a única que abrange quase todo o território do estado. Sua tradição e referência no campo do ensino explica o porquê do vestibular da Unesp ser um dos mais disputados em todo o país.

Ele é composto por duas fases. A primeira tem uma prova objetiva e a segunda uma dissertativa – além da redação. Outra característica importante é que a Unesp tem dois vestibulares de entrada ao longo do ano, um no fim, por volta de novembro, e outro no meio do ano, em meados de julho.

Pensando em toda a tradição e excelência do instituto, muitos estudantes se perguntam como ingressar na Unesp. Por esse motivo, a equipe do Kuadro vai tirar suas dúvidas e explicar como funciona a prova e como estudar para o vestibular da Unesp. Confira!

A primeira fase

Quem é responsável por pensar e preparar as questões do vestibular da Unesp é a Vunesp (Fundação para o Vestibular da Unesp). Na primeira fase, a prova de conhecimentos gerais tem 90 questões e acontece em um dia. Ela contempla perguntas de Português, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Filosofia, Inglês e Sociologia.

Diferentemente da USP e da Unicamp, a Unesp não tem lista de leitura obrigatória. Isso significa que na prova de Língua Portuguesa, questões de interpretação de texto são mais cobradas. Outro ponto importante é que a Unesp é conhecida por ser mais focada nas Ciências Humanas, sem deixar de lado um forte caráter interdisciplinar nas perguntas.

A segunda fase

Os candidatos que forem aprovados na primeira fase da Unesp enfrentam, mais ou menos um mês depois, a segunda fase – inteira com questões dissertativas. São dois dias no total: no primeiro, 24 questões divididas entre as Ciências Humanas e Exatas – Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. No segundo dia, são 12 perguntas de linguagens e códigos mais uma redação.

Uma dica importante, principalmente para o primeiro dia da segunda fase, é controlar bem o tempo dedicado às perguntas. Como são 24 questões com dois itens cada, é comum que o candidato tenha problemas em dividir seu tempo durante a resolução. Cada dia de prova tem 4h30 de duração e cada pergunta da segunda fase vale de 0 a 2 pontos. Assim, a pontuação máxima da prova pode chegar a 72 pontos.

Já a redação pode valer de 0 a 28 pontos. Ou seja, 28% da nota total da prova depende da sua redação e isso é muito! Por isso, vale a pena treinar bastante para garantir uma boa pontuação nessa fase.

A redação

Não tem como estudar para o vestibular da Unesp sem pensar na redação. Ela é um diferencial na hora da prova, já que, como explicamos acima, equivale a 28% da nota da segunda fase do vestibular.

Na Unesp, o gênero literário cobrado é o mesmo da Fuvest e do Enem: o dissertativo-argumentativo. O ponto chave da redação no vestibular Unesp é a preocupação de que o aluno consiga expor seu ponto de vista, explorando determinada questão imposta como tema central do texto, sempre usando de argumentos para solidificar sua percepção.

Por exemplo: a última redação da segunda fase, que ocorreu no dia 17 de dezembro do ano passado, teve como tema “Compro, logo existo?”, que tinha como objetivo pôr luz acerca da questão do consumismo exacerbado na sociedade. Nesse sentido, era interessante que o candidato explorasse o tema argumentando sobre a afirmação e expondo características ou exemplos que a ratifiquem.

Uma sugestão é utilizar exemplos do cotidiano ou até mesmo pesquisas e dados conhecidos, que ajudam a fortalecer a ideia principal a ser tratada no texto.

Informações importantes

Recomenda-se que o aluno visite o local de aplicação da prova um dia antes. Também é importante saber que, para a realização do exame, apenas as canetas pretas feitas com material são permitidas. O candidato ainda pode levar apontador, borracha, lápis preto e régua transparente. O uso de documento original com foto é obrigatório!

Continue lendo o blog do Kuadro e arrase na Unesp! Conheça nosso cursinho pré-vestibular on-line e realize seu sonho. Vem pro Kuadro!

Blog Kuadro