vestibular FUVEST provas e informações

Vestibular FUVEST: Provas e informações gerais

O vestibular FUVEST é responsável pela admissão de novos alunos para a USP. E é um dos mais concorridos do país. As inscrições sempre beiram os 150 mil candidatos. A USP é uma das 29 universidades estaduais que ainda não aderiram totalmente ao ENEM e mantêm um vestibular próprio para a grande maioria dos seus cursos. Confira o calendário do vestibular.

E os estilos de provas do vestibular FUVEST se difere bastante do ENEM, inclusive pelas obras literárias. Os professores preferem não caracterizar um vestibular como sendo mais difícil que o outro. Apenas como estratégias diferentes de medir as capacidades dos candidatos. Enquanto o ENEM visa avaliar as habilidades de raciocínio do candidato. O vestibular FUVEST é muito mais direto e avalia o conhecimento do aluno sobre a matéria.

Pela primeira vez, nesse processo seletivo de 2018, a Fuvest vai aceitar o programa de cotas. A ideia é que, gradativamente até 2021, 50% das vagas sejam destinadas a alunos do ensino público e 37,5% dessas para negros, pardos e índios.

O processo de admissão para a USP também é muito mais extenso. As provas teóricas são dividas em duas etapas. E para aqueles que tentarão um curso de Arte Visual, ou Música, existe uma outra avaliação de habilidades específicas. Vamos falar um pouco sobre essas etapas?

Edital FUVEST 2018

A Fundação Permanente para o Vestibular da USP, divulgou recentemente o Manual do Candidato FUVEST 2018. Para conferir as informações oficiais sobre as provas você pode acessar o PDF por este link: http://www.fuvest.br/wp-content/uploads/Manual-Cand-Fuvest2018.pdf

1ª Etapa do Vestibular FUVEST:

Na primeira etapa do vestibular FUVEST, todos os quase 150 mil candidatos fazem a mesma prova objetiva. Ou seja, 90 questões de múltipla escolha de todas as matérias básicas do ensino médio: Português (com o maior número de questões 16), Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História com o mesmo número de questões. E língua estrangeira com 5 questões. O vestibular ainda tem outras questões que são interdisciplinares.

No vestibular FUVEST o conhecimento teórico é muito valorizado. Por isso o aluno deve estar muito afiado com os principais conceitos de cada uma das disciplinas. Quer ver como foram as provas anteriores da FUVEST? Acesse esse post.

2ª Etapa do Vestibular FUVEST:

Depois de ter sido classificado na 1ª fase, é hora de avançar no processo. Essa é a etapa que mais exige paciência e concentração do candidato. Ela se divide em 3 dias e depois de ter feito provas de todas as matérias, independente do curso, nos dois primeiros dias, no terceiro há a prova específica para cada curso escolhido, podendo variar de 2 a 3 disciplinas.

Primeiro dia de provas:

Dividido em 2 partes. Redação e Língua Portuguesa. São 10 questões discursivas de Português que envolvem interpretação, gramática e literatura. Depois uma proposta de redação, revelada apenas no dia da prova, que respeita sempre o modelo dissertativo-argumentativo.

Segundo dia de provas:

No segundo dia, questões discursivas sobre todas as demais matérias: Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática e Química. Mas essa prova também tem algumas questões interdisciplinares (que envolvem mais de uma matéria).

Terceiro dia de provas:

O último dia de provas é mais voltado para o curso que o candidato escolheu. Ele terá que responder questões discursivas, cujo conteúdo depende da carreira escolhida e pode envolver 2 ou 3 disciplinas diferentes.

Como você viu, é um processo extenso e que exige muito do vestibulando. Mas o resultado é recompensador. Estudar na USP, uma das melhores e mais renomadas instituições do Brasil.

Bons estudos!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Kuadro