Vestibular FUVEST: Provas e informações gerais

O vestibular FUVEST é responsável pela admissão de novos alunos para a USP. E é um dos mais concorridos do país. As inscrições sempre beiram os 150 mil candidatos. A USP é uma das 29 universidades estaduais que ainda não aderiram totalmente ao ENEM e mantêm um vestibular próprio para a grande maioria dos seus cursos.
E os estilos de provas do vestibular FUVEST se difere bastante do ENEM, inclusive pelas obras literárias. Os professores preferem não caracterizar um vestibular como sendo mais difícil que o outro. Apenas como estratégias diferentes de medir as capacidades dos candidatos. Enquanto o ENEM visa avaliar as habilidades de raciocínio do candidato. O vestibular FUVEST é muito mais direto e avalia o conhecimento do aluno sobre a matéria.
Pela primeira vez, nesse processo seletivo de 2018, a Fuvest vai aceitar o programa de cotas. A ideia é que, gradativamente até 2021, 50% das vagas sejam destinadas a alunos do ensino público e 37,5% dessas para negros, pardos e índios.
O processo de admissão para a USP também é muito mais extenso. As provas teóricas são dividas em duas etapas. E para aqueles que tentarão um curso de Arte Visual, ou Música, existe uma outra avaliação de habilidades específicas. Vamos falar um pouco sobre essas etapas?

Edital FUVEST 2018

A Fundação Permanente para o Vestibular da USP, divulgou recentemente o Manual do Candidato FUVEST 2018. Para conferir as informações oficiais sobre as provas você pode acessar o PDF por este link: http://www.fuvest.br/wp-content/uploads/Manual-Cand-Fuvest2018.pdf

1ª Etapa do Vestibular FUVEST:

Na primeira etapa do vestibular FUVEST, todos os quase 150 mil candidatos fazem a mesma prova objetiva. Ou seja, 90 questões de múltipla escolha de todas as matérias básicas do ensino médio: Português (com o maior número de questões 16), Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História com o mesmo número de questões. E língua estrangeira com 5 questões. O vestibular ainda tem outras questões que são interdisciplinares.
No vestibular FUVEST o conhecimento teórico é muito valorizado. Por isso o aluno deve estar muito afiado com os principais conceitos de cada uma das disciplinas.

Banner geral

2ª Etapa do Vestibular FUVEST:

Depois de ter sido classificado na 1ª fase, é hora de avançar no processo. Essa é a etapa que mais exige paciência e concentração do candidato. Ela se divide em 3 dias e depois de ter feito provas de todas as matérias, independente do curso, nos dois primeiros dias, no terceiro há a prova específica para cada curso escolhido, podendo variar de 2 a 3 disciplinas.

Primeiro dia de provas:

Dividido em 2 partes. Redação e Língua Portuguesa. São 10 questões discursivas de Português que envolvem interpretação, gramática e literatura. Depois uma proposta de redação, revelada apenas no dia da prova, que respeita sempre o modelo dissertativo-argumentativo.

Segundo dia de provas:

No segundo dia, questões discursivas sobre todas as demais matérias: Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática e Química. Mas essa prova também tem algumas questões interdisciplinares (que envolvem mais de uma matéria).

Terceiro dia de provas:

O último dia de provas é mais voltado para o curso que o candidato escolheu. Ele terá que responder questões discursivas, cujo conteúdo depende da carreira escolhida e pode envolver 2 ou 3 disciplinas diferentes.
Como você viu, é um processo extenso e que exige muito do vestibulando. Mas o resultado é recompensador. Estudar na USP, uma das melhores e mais renomadas instituições do Brasil.
Bons estudos!

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF