unicamp

Você está bem preparado para a UNICAMP?

Conheça o vestibular da UNICAMP

Fundada em 1966 a UNICAMP desenhou uma história de muito sucesso nos campos de pesquisa aos quais se dedicou e na sua interface com a sociedade em geral. Isso fez da Universidade Estadual de Campinas uma das instituições mais desejadas pelos vestibulandos.

Acontece que a universidade, assim como algumas outras não aderiram ao ENEM como exame de seleção. Até é possível usar a nota do ENEM como parte da nota que classifica o candidato para a segunda etapa da UNICAMP. Mas para isso o vestibulando precisa ter feito o exame no ano anterior ao vestibular da UNICAMP e precisa dar a autorização para a instituição no ato da inscrição.

Por ano, mais de 70 mil candidatos prestam o vestibular que é elaborado pela Comvest (Comissão Permanente do Vestibular da Unicamp). E eles vêm de todas as regiões do Brasil para tentar uma vaga nesta renomada instituição.

Mas vamos ao que você precisa saber para se preparar e garantir um bom desempenho no vestibular da UNICAMP. E o primeiro passo é estar atento às datas. E a gente já vai te dar a dica agora.

Calendário do Vestibular da UNICAMP

As datas dos processos do Vestibular da UNICAMP já foram todas divulgadas e é possível conferir no site da instituição. Mas para poupar seu tempo e seguir com as dicas, aqui abaixo estão elas:

Inscrições e pagamento de taxas: 31/7 a 31/8/2017
Provas de Habilidades Específicas de Música: Etapa I – 11 a 18/9/2017 // Etapa II – 15 a 16/10/2017
1ª Fase: 19/11/2017
2ª Fase: 14, 15 e 16/1/2018
Provas de Habilidades Específicas: 22 a 25/1/2018

As provas do Vestibular da UNICAMP

O vestibular da UNICAMP é composto por 2 etapas. Uma objetiva e outra discursiva. Nas duas o candidato é avaliado em todas as disciplinas, sendo que cada uma delas tem peso diferente de acordo com o curso que é pretendido pelo vestibulando.

A lista de cursos com a disciplina que tem maior peso é divulgada no manual do candidato, que você poderá extrair do site da Comvest.

Provas da 1ª Etapa

A prova é composta de 90 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte maneira: 13 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, 13 questões de Matemática, 9 questões de História e 9 questões de Geografia (incluindo Filosofia e Sociologia), 9 questões de Física, 9 questões de Química, 9 questões de Biologia, 7 questões de Inglês, além das 12 questões interdisciplinares. Cada questão tem quatro alternativas.

Aqui no nosso blog estamos dando algumas dicas de temas mais cobrados em cada uma das matérias. Se você ainda não viu, pode clicar aqui para ver a de Física e aqui para ver a de Matemática.

A prova da UNICAMP é famosa por trazer questões interdisciplinares. Por isso sempre tenha em mente como um conteúdo pode influenciar outro em outra área do conhecimento. Principalmente nas relações entre as exatas.

Provas da 2ª Etapa

Depois de passar pela difícil seleção da primeira etapa, os candidatos às vagas da UNICAMP ainda terão uma segunda etapa de questões dissertativas.

Nessa etapa, todos os candidatos fazem a mesma prova. A diferença é que cada matéria tem um peso maior para o curso pretendido pelo aluno. As provas que são realizadas em três dias consecutivos, têm 6 questões cada uma (exceto redação) e obedecem sempre a uma rigorosa programação:

Prova de Redação:
Aqui estão inclusas as provas de Língua Portuguesa e de Literatura. Além das duas, o candidato também vai ter duas propostas de redação a serem desenvolvidas. E na redação é que mora o grande desafio para os alunos.

Diferente de outros vestibulares e do Enem, a prova pode pedir qualquer tipo de gênero textual. A UNICAMP não tem um padrão. O aluno precisa ter atenção aos itens pedidos, pois o tema é todo fechado em cima do gênero. É preciso ler com cuidado a proposta e focar nas instruções.

Prova de História, prova de Matemática e prova de Geografia:
Exatamente no dia seguinte à prova de redação, as três disciplinas são cobradas.

Prova de Química, prova de Física e prova de Biologia:
O último dia de provas é considerado pela maioria dos candidatos como o mais difícil. A prova dissertativa de Física é bem exigente. Junto com a redação é a que mais exige dos candidatos à UNICAMP.

Todos os alunos devem ficar muito atentos, pois a ausência em qualquer um dos 3 dias de provas ou nota 0 (zero) em qualquer uma delas elimina sumariamente o candidato do Vestibular da UNICAMP.

Dicas Finais

O Vestibular da Unicamp é considerado um vestibular muito inteligente. Portanto esteja atualizado com conhecimentos gerais e acontecimentos recentes no Brasil e no Mundo. Isso pode te ajudar não só na prova de redação, mas nas questões que cobram os conhecimentos gerais.

Garanta que você teve a melhor preparação nos meses anteriores ao vestibular. Tentar fazer tudo em algumas semanas só vai te deixar mais estressado e nervoso para fazer a prova.

Seja confiante. Na segunda etapa, principalmente, o poder de argumentação em determinadas questões pode fazer a diferença na sua nota.

Fique ligado para as datas e horários de provas. Ainda mais se você foi aprovado para a segunda etapa. Você não quer ficar fora da UNICAMP por que esqueceu de ligar o despertador em um dia de prova, não é mesmo?

E você? O que gosta de fazer para se preparar para uma prova importante?

Jornalista formada pela UNESP e analista de mídias sociais do Kuadro. É responsável por administrar as postagens do Blog, do Facebook, do Instagram e do Twitter. Se tiver sugestões de conteúdo deixe nos comentários!

Blog Kuadro