Resumo de biologia: Biogênese X Abiogênese



Resumos Teóricos: Origem da vida: Abiogênese  x  Biogênese

Profª Carla Aquino

Durante muito tempo, as pessoas tiveram dúvidas sobre a origem dos seres vivos no Planeta. Como foram formados? Um ser vivo sempre tem origem em outro ser vivo? A partir de diversas observações e experimentos foram formuladas várias hipóteses. Nesse texto, vamos falar um pouco sobre as teorias da Biogênese e Abiogênese. Vamos lá?

 

A origem da vida na Terra: Abiogênese e Biogênese

Diversos filósofos e pensadores da Antiguidade passavam muito tempo estudando a possível origem dos seres vivos. Muitos acreditavam que os seres vivos tinham sua origem na matéria bruta, inanimada, porém sem descartar a origem via reprodução.  Além dessa hipótese, muitos pensadores defendiam a ideia que os seres vivos eram originados apenas a partir de outros seres vivos.  Vamos compreender um pouco mais sobre essas teorias?

Abiogênese: A Teoria da Geração Espontânea:

Muitos filósofos da Antiguidade, como Aristóteles, Virgílio, Platão, entre outros aceitavam a ideia de que os seres vivos tinham sua origem a partir da matéria bruta – não viva – de modo contínuo. Desse pensamento, surgiu a ideia da abiogênese (decifrando o nome: a na biologia é um prefixo de negação, bio significa vida, genesis está relacionado com a origem; assim abiogênese é origem da vida a partir da matéria), que também chamada de Teoria da Geração Espontânea

Dessa forma, era comum a ideia de que as moscas nasceriam a partir de frutas estragadas e que ratos poderiam nascer das roupas sujas esquecidas em algum local. Não levando em consideração o fato de que as frutas atraem as moscas que botam seus ovos ali ou que as roupas sujas poderiam servir como abrigo para a reprodução dos ratos. Esses são alguns dos exemplos em que a Abiogênese poderia ser citada.

 

Biogênese: a hipótese mais aceita

Alguns pesquisadores como Francesco Redi, Spallanzani e Louis Pasteur - que atuaram cientificamente em diferentes momentos - não concordavam com a ideia de que os seres vivos tivessem sua origem na matéria bruta. Esses pesquisadores defendiam a ideia de que um ser vivo sempre nascia a partir de outro ser vivo preexistente, dessa forma, seria impossível o nascimento de ratos e baratas a partir do lixo ou de alimentos estragados, como acreditavam os defensores da abiogênese.

 

Alguns experimentos que comprovaram a Teoria da Biogênese:

 

Experimentos de Redi

Em 1668 em seus experimentos, o pesquisador Francesco Redi investigou o surgimento de larvas na matéria orgânica em decomposição.  Ele observou que as moscas e outros insetos botavam seus ovos nos corpos e esses ovos eclodiam, liberavam larvas que se transformavam em moscas. Portanto, não há o processo de abiogênese nesse caso, os vermes encontrados nos cadáveres são na verdade larvas das moscas.

O experimento realizado por Redi teve como objetivo mostrar que a geração espontânea não é possível e que é necessário um ser vivo preexistente para dar origem a outro, reforçando a ideia da biogênese. Foram colocados pedaços de carne em potes tampados e não tampados com gaze, foi observado nos potes destampados houve o desenvolvimento de larvas, visto que as moscas poderiam colocar seus ovos na carne. A figura abaixo mostra como o experimento foi realizado:

 

Fonte:  Planeta Biologia - https://planetabiologia.com/a-origem-da-vida-na-terra-resumo/ Acesso em: 11/02/2019

 

Experimento de Needham: Reforço para a Teoria da Geração Espontânea

O pesquisador preparava uma substância nutritiva contendo caldo de carne e suco de frutas, que era colocada em fracos submetidos ao processo de fervura e em seguida tampados com rolhas de cortiça. Os frascos ficaram turvos após alguns dias, o que mostrava a presença de microrganismos. Os resultados obtidos reforçavam a ideia da abiogênese, visto que o processo de fervura deveria ter evitado a contaminação do líquido nutritivo presente nos frascos.

 

 

Fonte: Cola da Web https://www.coladaweb.com/biologia/evolucao/geracao-espontanea Acesso em 10/02/2019.

 

Experimento de Spallanzani

Em 1770, o italiano Spallanzani refez os experimentos de Needham, porém com algumas mudanças em seus procedimentos, o que gerou resultados diferentes dos observados anteriormente. Foram colocados nos frascos uma substância nutritiva com a mesma composição, entretanto o tempo de fervura foi maior e os frascos foram fechados hermeticamente, o que evitou a contaminação do líquido nutritivo.

Needham não aceitou os resultados desse experimento, ele acreditava que o tempo prolongado de fervura pode ter destruído o princípio ativo e por isso, afetado o desenvolvimento dos microrganismos.

 

Fonte: Cola da Web https://www.coladaweb.com/biologia/evolucao/geracao-espontanea Acesso em 11/02/2019.

 

Experimentos de Pasteur: Comprovação da Biogênese

O experimento feito por Pasteur, em torno de 1860, consiste em preencher um frasco “pescoço de cisne” com um caldo nutritivo, em seguida o gargalo é esticado com o aquecimento do vidro e o caldo é fervido, com o objetivo de matar qualquer microrganismo presente. Com o tudo intacto não houve contaminação. Após certo período, o gargalo foi quebrado e o líquido nutritivo passou a ter contato com o ar e a partir desse momento, houve a proliferação de microrganismos. Reforçava a ideia de que os seres vivos surgem a partir de outro preexistente, comprovando a ideia da Biogênese.

 

Fonte: Sobiologia https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Evolucao/evolucao3.php Acesso: 11/02/2019

Agora que você já leu o texto, vamos testar seus conhecimentos? Tente resolver a questão abaixo e as questões da sua lista. Se tiver dúvidas, entre em contato com a monitoria e participe das aulas ao vivo. Vamos te ajudar!!

 

1.      (UFMG/2005) Observe esta figura:

 

 

 

É CORRETO afirmar que a presença de lagartas em espigas de milho se deve
a) ao processo de geração espontânea comum aos invertebrados.
b) à transformação dos grãos em lagartas.
c) ao desenvolvimento de ovos depositados por borboletas.
d) ao apodrecimento do sabugo e dos grãos.

 

2. (PUC-RIO) Louis Pasteur derrubou a teoria da abiogênese, pois comprovou que a vida não surgia espontaneamente. Para isso, ele realizou um experimento utilizando um frasco com gargalo em forma de pescoço de cisne que impedia:

a) A alteração do pH do líquido dentro do frasco.

b) A alteração da temperatura do líquido dentro do frasco.

c) O contato do oxigênio presente no ar com o líquido dentro do frasco.

d) O contato do vapor d’água presente no ar com o líquido dentro do frasco.

e) O contato de microrganismos presentes no ar com o líquido dentro do frasco.

 

 

Gabarito:

1.C, 2.E