O que mais cai na segunda fase da FUVEST?

Hoje nós trazemos um compilado das matérias mais cobradas na segunda fase do vestibular da Fuvest durante esses últimos 4 anos. Seguem os dados:

Os principais assuntos cobrados na 2ª fase da Fuvest em cada disciplina

Foram extraídos os números de questões de todas as disciplinas dos últimos 4 anos

Matemática

Na 2ª Fase da Fuvest, nota-se um grande interesse do vestibular em funções. Neste tópico, a Banca gosta de avaliar como alunos interpretam gráficos. Ainda em funções, a prova gosta de funções logarítmicas, na qual o aluno precisa usar as propriedades de logaritmos, em especial a propriedade de mudança de base.

Português

A prova de português está bem formulada na parte de interpretação de textos. Geralmente, são abordados textos em prosa, textos jornalísticos e textos publicitários.
Além disso, em literatura é cobrado a lista de obras literárias, e no passado, teve maior incidência questões envolvendo Modernismo, Romantismo e Realismo/Naturalismo/Parnasianismo.
A redação na Fuvest costuma cobrar uma abordagem mais sociológica e conceitual em seus temas de Redação. É importante o aluno estar bem informado com assuntos atuais.

>> Mande bem na FUVEST! Conheça o Curso Semiextensivo do Kuadro. <<

História

A prova de Segunda Fase de História da Fuvest é conteudista e busca um conhecimento aprofundado dos temas. Ela não dá muita margem para interpretação, o candidato  tem que saber o que o enunciado está pedindo. Nota-se um enfoque maior em Sistema Colonial e República Oligárquica. Na parte de História Geral, destacam-se em Mundo Contemporâneo os assuntos Guerra Fria e Segunda Guerra Mundial.
 

Biologia

A prova de Biologia possui maior incidência em Genética e Fisiologia Animal e Humana. Em Genética, destacam-se os assuntos Lei de Segregação e Cromossomos Sexuais.
Em fisiologia, os assuntos Nutrição / Digestão e Circulação possuem maiores recorrências. Além disso, em Ecologia, a Fuvest gosta de abordar questões sobre Relações Ecológicas.

>> Passe em Medicina estudando online! Conheça o curso Medicina do Kuadro. <<

Física

Como a maioria dos vestibulares no Brasil, a prova de Física tem como maior incidência o tópico de Mecânica.
Neste tópico, destaca-se Trabalho e Energia, assunto que depende de outros conceitos da física clássica, como Dinâmica.
Na parte de Eletricidade, a prova é dividida em Eletrostática e Eletrodinâmica. Ambos assuntos têm iguais incidências. Em Eletrostática, é mais recorrente questões sobre campo elétrico e em Eletrodinâmica, é mais recorrente questões sobre potência.

Geografia

A prova de Geografia está dividida em duas grandes frentes: Geral e do Brasil. Nota-se uma maior incidência em Geografia do Brasil, onde a questão Econômica possui mais questões, abordando questões sobre Agropecuária, Transportes e Fontes de Energia.
Em Geografia Geral, Geopolítica é o tema mais abordado. Neste tópico são cobradas questões referentes ao Sudeste Asiático, Mundial e Europa.

Química

Novamente, como a maioria dos vestibulares, Físico-Química é o assunto mais recorrente. Destacam-se os tópicos relacionados a Equilibrios Químicos, Termoquímica, Cinética e Eletroquímica. Na parte de Química Geral, o assunto preferido da Fuvest é Cálculo Estequiométrico, abordando geralmente questões com reagente limitante, pureza dos reagentes e rendimento da reação.

Inglês

A prova de Inglês da Fuvest cobra muita interpretação de textos. Para isso, um dos fatores que ajuda muito na interpretação de textos é o vocabulário. A Banca da Fuvest sempre espera uma resposta detalhada, nada resumida e bem fiel ao texto original. Por isso, é fortemente recomendado resolver provas anteriores para entender o “jeitão” da Fuvest.

O que fazer para ir bem na segunda fase da FUVEST?

Neste momento, é muito importante para o vestibulando refrescar os assuntos com maior incidência. Vale lembrar que revisar não é buscar novidades, o assunto é muito extenso, por isso não adianta querer estudar tudo agora.
Algumas dicas para estudar nesse período:

  1. Estabeleça rotinas tranquilas para fazer as revisões. Não se mate de estudar todos os dias, gerando stress sem foco no vestibular.
  2. Procure sanar algumas matérias que possui dificuldades e que têm incidência na sua prova.
  3. Tenha conhecimento dos assuntos que caem no seu vestibular específico. Para isso, é importante conhecer o edital do seu concurso.
  4. Não deixe as obras literárias de lado, elas são muito bem cobradas na prova de português.
  5. Não pare de treinar as redações. Manter um bom ritmo de fazer redação ajuda o candidato a chegar preparado e não ficar enrolado na redação.

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF