Hoje nós trazemos um compilado das matérias mais cobradas na segunda fase do vestibular da Fuvest durante esses últimos 4 anos. Seguem os dados:
Os principais assuntos cobrados na 2ª fase da Fuvest em cada disciplina
Foram extraídos os números de questões de todas as disciplinas dos últimos 4 anos
Matemática
Na 2ª Fase da Fuvest, nota-se um grande interesse do vestibular em funções. Neste tópico, a Banca gosta de avaliar como alunos interpretam gráficos. Ainda em funções, a prova gosta de funções logarítmicas, na qual o aluno precisa usar as propriedades de logaritmos, em especial a propriedade de mudança de base.
Português
A prova de português está bem formulada na parte de interpretação de textos. Geralmente, são abordados textos em prosa, textos jornalísticos e textos publicitários.
Além disso, em literatura é cobrado a lista de obras literárias, e no passado, teve maior incidência questões envolvendo Modernismo, Romantismo e Realismo/Naturalismo/Parnasianismo.
A redação na Fuvest costuma cobrar uma abordagem mais sociológica e conceitual em seus temas de Redação. É importante o aluno estar bem informado com assuntos atuais.
>> Mande bem na FUVEST! Conheça o Curso Semiextensivo do Kuadro. <<
História
A prova de Segunda Fase de História da Fuvest é conteudista e busca um conhecimento aprofundado dos temas. Ela não dá muita margem para interpretação, o candidato tem que saber o que o enunciado está pedindo. Nota-se um enfoque maior em Sistema Colonial e República Oligárquica. Na parte de História Geral, destacam-se em Mundo Contemporâneo os assuntos Guerra Fria e Segunda Guerra Mundial.
Biologia
A prova de Biologia possui maior incidência em Genética e Fisiologia Animal e Humana. Em Genética, destacam-se os assuntos Lei de Segregação e Cromossomos Sexuais.
Em fisiologia, os assuntos Nutrição / Digestão e Circulação possuem maiores recorrências. Além disso, em Ecologia, a Fuvest gosta de abordar questões sobre Relações Ecológicas.
>> Passe em Medicina estudando online! Conheça o curso Medicina do Kuadro. <<
Física
Como a maioria dos vestibulares no Brasil, a prova de Física tem como maior incidência o tópico de Mecânica.
Neste tópico, destaca-se Trabalho e Energia, assunto que depende de outros conceitos da física clássica, como Dinâmica.
Na parte de Eletricidade, a prova é dividida em Eletrostática e Eletrodinâmica. Ambos assuntos têm iguais incidências. Em Eletrostática, é mais recorrente questões sobre campo elétrico e em Eletrodinâmica, é mais recorrente questões sobre potência.
Geografia
A prova de Geografia está dividida em duas grandes frentes: Geral e do Brasil. Nota-se uma maior incidência em Geografia do Brasil, onde a questão Econômica possui mais questões, abordando questões sobre Agropecuária, Transportes e Fontes de Energia.
Em Geografia Geral, Geopolítica é o tema mais abordado. Neste tópico são cobradas questões referentes ao Sudeste Asiático, Mundial e Europa.
Química
Novamente, como a maioria dos vestibulares, Físico-Química é o assunto mais recorrente. Destacam-se os tópicos relacionados a Equilibrios Químicos, Termoquímica, Cinética e Eletroquímica. Na parte de Química Geral, o assunto preferido da Fuvest é Cálculo Estequiométrico, abordando geralmente questões com reagente limitante, pureza dos reagentes e rendimento da reação.
Inglês
A prova de Inglês da Fuvest cobra muita interpretação de textos. Para isso, um dos fatores que ajuda muito na interpretação de textos é o vocabulário. A Banca da Fuvest sempre espera uma resposta detalhada, nada resumida e bem fiel ao texto original. Por isso, é fortemente recomendado resolver provas anteriores para entender o “jeitão” da Fuvest.
O que fazer para ir bem na segunda fase da FUVEST?
Neste momento, é muito importante para o vestibulando refrescar os assuntos com maior incidência. Vale lembrar que revisar não é buscar novidades, o assunto é muito extenso, por isso não adianta querer estudar tudo agora.
Algumas dicas para estudar nesse período:
- Estabeleça rotinas tranquilas para fazer as revisões. Não se mate de estudar todos os dias, gerando stress sem foco no vestibular.
- Procure sanar algumas matérias que possui dificuldades e que têm incidência na sua prova.
- Tenha conhecimento dos assuntos que caem no seu vestibular específico. Para isso, é importante conhecer o edital do seu concurso.
- Não deixe as obras literárias de lado, elas são muito bem cobradas na prova de português.
- Não pare de treinar as redações. Manter um bom ritmo de fazer redação ajuda o candidato a chegar preparado e não ficar enrolado na redação.