Como escolher uma profissão: 6 dicas para você não errar

Logo que saem do Ensino Médio, os estudantes – na sua maioria com apenas 17 anos – são bombardeados com muitas questões a respeito de seu futuro. Quais cursos escolher, quais vestibulares prestar, qual profissão seguir… E, muitas vezes, eles se perguntam “como escolher uma profissão ideal?”.  
Em primeiro lugar, é importante tranquilizar quem está passando por essa fase e deixar claro que, não necessariamente, você precisa saber qual profissão escolher logo que sai do Ensino Médio. Muitas vezes a pressão só o prejudica a escolha.
A vocação pode surgir mais tarde, depois de dedicar-se a um cursinho ou até mesmo depois de já ter feito uma primeira graduação. Segundo dados divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), entre 2010 e 2015, mais de 1,3 milhão de estudantes da graduação abandonaram os cursos que haviam escolhido ou pediram transferência de faculdade.
Para te ajudar a decidir qual profissão escolher, a equipe do Kuadro separou 6 dicas importantes. Confira a seguir!

1. Conheça a si mesmo

Ter claro o que você gosta é uma das pistas mais importantes na hora de escolher sua profissão. As matérias da escola – Matemática, Português, História, etc. – já vão traçando um caminho mais ou menos delineado que acaba tornando essa visualização mais simples.
É chegado na área das Ciências Humanas? Então procure cursos que contemplem essas especificidades e fuja daqueles que tenham muitas contas e fórmulas. Depois disso, entram as habilidades. As chances de se dar melhor nos cursos que envolvem suas maiores habilidades é bem mais alta do que o contrário. Assim, a dica é focar nas áreas que você tem mais afinidade!

Ter claro o que você gosta é uma das pistas mais importantes na hora de escolher sua profissão.
Ter claro o que você gosta é uma das pistas mais importantes na hora de escolher sua profissão.

2. Pesquise sobre a profissão

Como escolher uma profissão sem antes pesquisar sobre ela? Resposta: é praticamente impossível! E fazer isso seria dar um tiro no escuro, apostando todo seu esforço em uma carreira que você sabe pouco sobre.
Por esse motivo, a fase de pesquisa é fundamental. É a partir dela que o estudante vai esmiuçar o dia a dia, as competências e os desafios da profissão, ficando mais apto a decidir se é este caminho que ele deseja seguir. Vale também visitar as feiras de faculdades, conversar com alunos que fazem o curso e tirar dúvidas sobre a rotina da graduação.
No mais, falar com profissionais que já atuam na área te dá uma visão mais ampla de como funciona o mercado de trabalho. Assistir a palestras e consultar a grade curricular do curso, também pode ajudar a tirar dúvidas importantes.

3. O mercado de trabalho

Saber como anda o mercado de trabalho também é fundamental na hora de escolher qual carreira seguir. Em alguns casos, a ampla oferta de profissionais em determinada área pode deixar o mercado saturado, o que acaba gerando desemprego ou salários mais baixos.

Antes de escolher sua profissão fale com quem já é ativo na área e tire suas dúvidas.
Antes de escolher sua profissão fale com quem já é ativo na área e tire suas dúvidas.

4. Visite as faculdades e universidades

Além de checar a autoridade da faculdade ou universidade que deseja entrar por meio de sites, pesquisas e rankings, não deixe de visitar o campus em que seu curso está inserido.
A infraestrutura do local é um fator decisivo na hora de decidir qual faculdade escolher. Além do corpo docente, ter uma boa manutenção e funcionamento dos aparatos tecnológicos faz toda a diferença e influi radicalmente na qualidade do ensino em si.

5. Faça um bom teste de carreira

Os testes de carreira também são ótimos mecanismos para dar pistas de qual profissão combina mais com você. Mas o que tem que ficar claro é que esses testes servem como direcionamento e não uma determinação exata.
Por isso, é importante seguir o que falamos logo no começo do texto: conhecer você mesmo, seus gostos, perspectivas para o futuro, desejos e habilidades é o caminho mais seguro e certo durante esse processo de escola da faculdade ideal.

6. Tenha calma e paciência

A escolha da carreira é algo extremamente importante. Mas é bom lembrar que sempre há outra opção. Caso o curso que você escolheu não seja exatamente o que imaginou, não pense duas vezes e tente outra experiência.
Também não se desespere em escolher sua profissão assim que sair no Ensino Médio. Você pode, sim, levar mais tempo para isso considerando a importância dessa escolha nos rumos que sua vida pode tomar. Tome tempo e decida com calma e paciência. E se quiser mais dicas de vestibulares, carreiras e estudo, continue lendo o blog do Kuadro e conheça nossos cursos on-line.

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF