Como Escolher uma Profissão?

Decidir com o que você deseja trabalhar é, provavelmente, a decisão mais importante que alguém faz em toda a vida. É exatamente por essa razão que saber como escolher uma profissão é tão importante. Porém, não são todos que têm, desde a infância, clareza sobre a carreira que desejam seguir.
Na verdade, para muitos, essa dúvida permanece por anos a fio. Pensando nisso, o Kuadro desenvolveu um pequeno guia para auxiliar na hora de fazer essa escolha tão importante. Confira este artigo e saiba tudo!

Como escolher uma profissão em 5 passos

Está chegando a hora de se inscrever para os vestibulares. Logo, você precisa ter em mente um curso específico, certo? Não se preocupe, o Kuadro te ajuda.

1. Pesquise, pesquise e pesquise

Pesquisar é o primeiro passo para quem quer saber como escolher uma profissão. Existem centenas de carreiras disponíveis no mercado e centenas de cursos universitários distintos. Logo, não se preocupe, são tantas opções que você encontrará algo que se encaixe com o seu perfil e as suas preferências.

2. Vá em feiras de profissões

Feiras de profissões e estudantes são ótimas formas de conhecer e se conectar com cursos universitários. Elas acontecem algumas vezes ao ano e concentram, em apenas um lugar, muitas informações sobre carreiras. Lá, você poderá ter contato com informações sobre o mercado de trabalho, curso universitário e até mesmo conversar diretamente com alguém da área.

3. Conheça universidades

Universidades são apaixonantes. Muitas contam com dias abertos para visitação de estudantes. Algumas têm até mesmo programas de aluno por um dia, eventos em que você pode ter a verdadeira experiência de estudar naquela faculdade. Quem sabe você não toma sua decisão ali mesmo?

4. Reflita sobre si mesmo

Conhecer-se é primordial para tomar uma boa decisão na hora de escolher a sua profissão. Olhe para seu interior e tente compreender quais são seus pontos fortes ou fracos, suas áreas de maior interesse e seus objetivos de vida. Relacione essas informações com suas pesquisas e busque pela profissão que se encaixa.

5. Pense sobre o mercado de trabalho

Entender o mercado de trabalho em que aquela profissão está inserida é importante na hora de escolher o curso universitário. É bastante importante analisar esse tipo de situação, principalmente considerando o momento que vivemos hoje no país. Pesquise sobre salário, plano de carreira e também sobre quais portas se abrem para você ao formar-se em determinado curso.
Para mais dicas sobre vestibulares continue acompanhando o blog do Kuadro!

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF