Como passar no vestibular na primeira tentativa?

Entrar na faculdade logo após a formatura no 3º ano do Ensino Médio é um sonho para a maioria dos vestibulandos. A verdade é que não existe uma fórmula certeira de como passar no vestibular que assegure sua vaga em uma universidade, mas nós desenvolvemos um pequeno guia para te orientar nessa jornada.
Jamais subestime o seu potencial. Estudar é um hábito e pode parecer difícil no começo, mas depois de algumas semanas a rotina entrará nos eixos e você será capaz de realizar suas tarefas com maestria!

1. Crie uma rotina regular de estudos 

O cronograma de estudos será seu melhor amigo durante o tempo que você passar estudando para o vestibular. A rotina e a regularidade são questões essenciais para seu aprendizado.
O conteúdo que você precisa absorver para se dar bem na prova mais importante é muito extenso, por isso um ritmo constante de estudos é o principal fator na hora de pensar em como passar no vestibular na primeira tentativa. Não se esqueça, é claro, que também é preciso conciliar momentos de lazer e esporte para manter seu equilíbrio emocional.
Mas o que estudar para o vestibular? Foque nas matérias que caem no vestibular e crie um cronograma organizado e equilibrado. Procure na internet simulados para vestibular e os responda como se fosse um dia de prova. Neste vídeo, explicamos como elaborar seu horário de estudos:

 2. Pense positivo 

Passar no vestibular logo na primeira tentativa, sem antes recorrer a um cursinho pré-vestibular, é difícil? Sim! Passar em Medicina é difícil? Sim! Passar no ITA é difícil? Sim! É preciso lembrar que a dificuldade não pode se tornar um sinônimo de impossibilidade. Acredite no seu potencial. Se você não acreditar, quem mais vai?
Se você está estudando da maneira correta, tira suas dúvidas com os professores e faz tudo que está ao seu alcance para ser aprovado no vestibular, não existem razões para duvidar de que você vai conseguir.

Manter a calma é fundamental para quem quer passar no vestibular.
Manter a calma é fundamental para quem quer passar no vestibular.

Além de estudar o conteúdo cobrado no vestibular, outro ponto fundamental na jornada do aluno até o Ensino Superior é seu bem-estar psicológico. Um conceito bastante amplo, mas que diz respeito à saúde mental do jovem.
Muitos tentam por anos alcançar seu sonho e entrar no vestibular. Mesmo dominando as matérias, algo os impede de conseguir seu sonho. Como passar em Medicina, um curso tão concorrido, ou até mesmo como se preparar para o vestibular quando o preparo emocional está abalado?
Alguns profissionais de coaching podem ajudar nessa fase. Se perceber que isso é algo que te prejudica, pense em procurar um.

3. Entenda que é preciso ter prioridades

Um dos segredos de como passar no vestibular é focar nas suas prioridades. Passar na prova de primeira é sua maior vontade? Se a resposta for sim, então você vai precisar abrir mão de algumas coisas.
É preciso ter pulso firme para recusar os convites muitos frequentes dos seus amigos para ir à balada e viajar, por exemplo. É claro que você não precisa abrir mão de toda a sua vida social. Essa não é, inclusive, uma prática saudável.
O importante é ter equilíbrio. Sair para passeios leves, como ir ao cinema ou comer com os amigos e família é muito recomendado e ajuda o estudante a cultivar bons laços sociais, que são fundamentais caso ele precise de apoio emocional – algo muito comum durante a fase do vestibular.
Seus amigos vão entender que seu objetivo atual é entrar na universidade, e com certeza estarão ao seu lado para comemorar essa vitória quando acontecer.
Quer mais dicas sobre como passar no vestibular? O blog do Kuadro e o canal do Kuadro contam com o conteúdo mais completo para ajudar você a passar nas provas mais importantes! Confira nossas dicas para orientar seus estudos para os mais diversos vestibulares do Brasil.

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF