Como utilizar o método Pomodoro nos estudos?

Se preferir assistir o vídeo:

https://youtu.be/Dm5hOJ2quRw

Você já ouviu falar no método Pomodoro? Muitas pessoas ao redor do mundo estão utilizando esse método para tarefas simples do dia a dia, ou tarefas no trabalho e estão vendo os benefícios dessa ferramenta tão útil.

Se você não tem ideia do que estamos falando, calma, vamos te explicar como utilizar o método Pomodoro nos estudos e porque ele é tão eficaz para a concentração.

Continue lendo a seguir.

Qual a diferença entre procrastinação e distração?

Antes de mostrar como você pode utilizar o método Pomodoro nos estudos, vamos entender qual é a diferença de procrastinação e distração, já que ambos derrubam a produtividade nos estudos.

A distração é necessária para que o estudante consiga relaxar e se concentrar melhor. Por quê? Porque o cérebro cansado satura e deixa de absorver informações uteis. Mesmo que você acredite que isso não é necessário, principalmente em período de provas, você deve ter momentos de distração ao longo do dia.

Você vai conseguir tirar a atenção de algo que precisa de concentração e vai até um momento lúdico, de distração. Ela é extremamente saudável para o cérebro.

Por isso, recomendamos que nossos alunos tire o domingo de folga. Recomendamos que eles parem os estudos e façam atividades prazerosas.

Já a procrastinação é o ato de deixar para depois tarefas importantes, que precisam ser feitas. É quando você vai “empurrando com a barriga” e acaba não fazendo nada. Fique atento, pois, preparamos uma matéria exclusiva que explica melhor o que é procrastinação e como evitá-la.

Notou a diferença? Distração é necessário e procrastinação é um vilão da produtividade.

Precisamos tomar cuidado com a distração em excesso, ou distração na hora errada. Como por exemplo, mensagens de textos, redes sociais, tarefas desnecessárias, entre outras distrações.

Para evitar esses tipos de distrações, veja como utilizar o método Pomodoro nos estudos.

O que é a técnica Pomodoro?

A técnica Pomodoro é uma técnica de gestão de tempo, criada em 1988 por Francesco Cirillo. Ela auxilia no tempo tanto no trabalho quanto nos estudos. O principal objetivo da criação dessa técnica é utilizar o tempo da melhor forma possível. Com ela você consegue fazer tudo o que deseja e como deseja.

É interessante saber, que utilizando a técnica Pomodoro você consegue saber quais as atividades foram feitas e a quantidade delas, assim, você consegue medir a sua produtividade.

Quem pode utilizar a técnica Pomodoro?

Essa técnica foi desenvolvida especialmente para pessoas com mania de procrastinação, ou que adiam as coisas, como já vimos anteriormente. Essa técnica pode ser utilizada por:

  • Estudantes;
  • Concurseiros;
  • Profissionais vestibulandos;
  • Trabalhadores home office;
  • Pessoas que sofrem e ansiedade e não conseguem cumprir tarefas simples;
  • Entre outras pessoas.

Na verdade, qualquer pessoa pode utilizar essa técnica se desejar criar novos hábitos e otimizar melhor o tempo.

Como funciona a técnica Pomodoro?

Mas, como funciona o método Pomodoro?  O nome Pomodoro vem do Italiano, que significa tomate. Ele é uma ferramenta em formato de tomate mesmo, tipo aqueles timers de cozinha, e é dividido em quatro partes. Cada parte marca 30 minutos.

A técnica funciona assim: Você vai fazer uma lista de tarefas a fazer ao longo de um dia. Daí, escolha a primeira tarefa e coloque-a em prática por 25 minutos, depois, pare e descanse por 5 minutos. Depois, repita o processo até terminar todos os itens da lista.

Você vai perceber que conseguirá ser mais produtivo naquele dia.

Mas não se preocupe se você não tem o aparelho Pomodoro, é possível utilizar a técnica utilizando o timer do seu celular ou um despertador.

Como utilizar o método Pomodoro nos estudos?

Chegou a hora de saber como utilizar o método Pomodoro nos estudos. Se você está estudando para alguma prova, seja prova para vestibular ou ainda para o ENEM, essa técnica pode te ajudar.

Você pode dividir a técnica Pomodoro em temas. Por exemplo, se você está estudando para matemática, separe os períodos do Pomodoro por tópicos dentro da matemática, por exemplo:

  • 1 Pomodoro (25 minutos): Frações;
  • 2 Pomodoro (25 minutos): Equações;
  • E assim por diante.

Antes disso, analise e faça um planejamento da matéria a ser estudada e do tempo de estudos que você pretende aplicar. É claro que alguns assuntos vão precisar de mais de 1 Pomodoro, mas isso não é problema. Você só vai precisar continuar o assunto de onde parou, no próximo período de 25 minutos.

Por que método Pomodoro nos estudos?

Esse método Pomodoro funciona, porque pausando por 5 minutos, o seu cérebro vai recarregar as energias e sua concentração vai aumentar. Você ainda vai conseguir absorver mais informações.

Você ainda vai ter um maior poder de concentração, sem distrações. Agora que você já sabe como utilizar o método Pomodoro nos estudos, faça o teste e aplique o método!

Tenha bons estudos!

 

 

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF