Como passar na Academia da Força Aérea: Saiba tudo sobre o concurso

A Academia da Força Aéreaé uma instituição militar responsável pela formação de cadetes para se tornarem oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB). 

A missão da AFA é preparar os futuros líderes e aviadores da Força Aérea Brasileira, proporcionando educação de alta qualidade, treinamento técnico e militar, e desenvolvendo valores éticos e morais nos cadetes. 

Assim, A AFA é uma instituição fundamental para a formação e o desenvolvimento da Força Aérea Brasileira, garantindo a preparação de profissionais capacitados para atuar nas diversas áreas relacionadas à aviação e à defesa nacional.

Quanto ganha um militar formado na AFA

O salário de um militar formado na AFA varia de acordo com o posto ou graduação, a idade, o tempo de serviço e o local de trabalho.

Assim, ao longo da formação, que tem duração total de 4 anos, o Cadete recebe:

  • Alimentação 
  • alojamento
  • Fardamento
  • Assistência médica e odontológica
  • Bolsa auxílio de R$1.176,00

Além disso, após concluir o curso de graduação, o Cadete recebe o título de Aspirante a Oficial e sua remuneração pode chegar até R$7.027,50.

Outro ponto a ser levado em consideração é a estabilidade financeira e de crescimento profissional, pois existe um plano de carreira militar.

Cursos da Academia da Força Aérea

A Academia da Força Aérea (AFA) oferece os seguintes cursos de graduação:

  • Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV)

Os alunos do CFOAV são preparados para pilotar aeronaves militares, desde aviões de caça até helicópteros.

Além disso, o CFOAV é um curso de alta exigência, tanto física quanto intelectual. Portanto, os alunos devem ser fisicamente aptos para pilotar aeronaves militares e devem ter um excelente desempenho acadêmico.

  • Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica (CFOINF)

Os alunos do CFOINF são preparados para servir em uma variedade de funções, incluindo operações especiais, segurança de bases aéreas e controle de tráfego aéreo.

Também é um curso de alta exigência, tanto física quanto intelectual. Dessa forma, os alunos do CFOINF devem ser fisicamente aptos para servir em funções de combate e devem ter um excelente desempenho acadêmico.

  • Curso de Formação de Oficiais de Intendentes da Aeronáutica (CFOINT)

Os alunos do CFOINT são preparados para servir em uma variedade de funções, incluindo finanças, logística e suprimentos.

Além disso, os alunos devem ter um excelente desempenho acadêmico e devem ser capazes de lidar com tarefas administrativas complexas.

Os cursos de graduação da AFA têm duração de quatro anos e são ministrados em regime de internato. Assim, os alunos recebem uma formação completa, tanto acadêmica quanto militar.

Como é o concurso da AFA

Para ingressar na Academia da Força Aérea os interessados precisam ser aprovados no concurso público que oferece vaga para os cursos de graduação.

O concurso ocorre uma vez por ano e a seleção é feita com base nas notas obtidas em cada etapa do vestibular. Dessa forma, o vestibular é dividido em 4 etapas:

  1. Prova Escrita: A prova escrita é composta por 64 questões objetivas e uma prova de redação. Além disso, abrange as seguintes matérias:
  • Língua Portuguesa
  • Língua Inglesa
  • Matemática
  • Física 

A prova é realizada em um único dia, com duração total de cinco horas.

  1. Inspeção de Saúde: A inspeção de saúde é realizada por um corpo médico da Força Aérea Brasileira. 
  1. Exame de Aptidão Psicológica: O exame de aptidão psicológica é realizado por um psicólogo da Força Aérea Brasileira. Assim, os candidatos respondem questionários e participam de entrevistas.
  1. Teste de Avaliação do Condicionamento Físico: O teste de avaliação do condicionamento físico é realizado em um único dia. Dessa forma, os candidatos realizam exercícios físicos, como corrida, natação e abdominais.

Além disso, os candidatos precisam cumprir requisitos mínimos para poderem ingressar na AFA, sendo eles:

  • Ensino médio completo
  • Idade entre 17 e 23 anos, no dia da matrícula na AFA.
  • Ser brasileiro nato, nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil
  • Pagar a taxa de inscrição, no prazo previsto.

No edital estão detalhadas todas as etapas do concurso. 

Como passar na Academia da Força Aérea

Para passar na Academia da Força Aérea os candidatos precisam se preparar intelectualmente, fisicamente e psicologicamente. 

Então, separamos algumas informações para aumentar suas chances de admissão na AFA:

  • Preparação Acadêmica: A primeira etapa do concurso é o exame intelectual. Portanto, você precisa estudar as matérias que caem no concurso, com foco na resolução de exercícios direcionados.
  • Simulados: Realize simulados em condições semelhantes às do exame real. Cronometre-se, evite distrações e pratique sua capacidade de resolver questões sob pressão. Além disso, procure simulados que tenham foco no concurso.
  • Redação: É importante treinar a escrita da redação e se adequar ao formato exigido na prova. Além disso, é importante que você corrija suas redações conforme a grade de correção do concurso.
  • Aptidão Física: A aptidão física é fundamental para os futuros oficiais da Força Aérea. Mantenha-se em boa forma física e trabalhe na sua resistência cardiovascular, força muscular e flexibilidade.
  • Saúde: Certifique-se de estar em boas condições de saúde, pois os exames médicos são rigorosos e problemas de saúde podem desqualificar o candidato.
  • Preparação para Entrevistas: Parte do processo seletivo pode incluir entrevistas pessoais. Prepare-se para responder a perguntas sobre suas motivações, interesses, valores e qualidades pessoais.
  • Preparatórios: Um cursinho preparatório voltado para os vestibulares militares pode ser a chave para a sua aprovação, pois você terá materiais e exercícios direcionados.

Então, se você quer receber materiais de estudo gratuitos para o AFA, clique aqui

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF