ENEM: até quando posso usar minha nota?

Essa é uma dúvida que a maioria dos candidatos ao ENEM tem. Até quando posso usar minha nota? Isso porque, a prova do ENEM ou Exame Nacional do Ensino Médio, acontece todos os anos.
Por meio dela milhões de jovens conseguem participar de programas, que permitem a sua entrada em universidades públicas e particulares com descontos.
Se você também quer saber até quando usar sua nota, veja as informações a seguir: 

Até quando dá para usar a nota do ENEM?

ENEM é o principal processo seletivo para o ensino superior. Com 180 questões de múltipla escolha e uma redação, ele serve como porta de entrada em instituições:

Mas uma dúvida que paira na cabeça de muita gente: até quando a nota dele é válida? Por exemplo, se você realizou a prova em 2015, você pode se inscrever no próximo SiSU? E se candidatar ao financiamento do FIES? A resposta é: depende. Cada um dos programas tem sua particularidade.
Vamos descobrir como funciona cada uma delas: 

Validade do ENEM para o SISU

O Sistema de Seleção Unificada – SISU, só aceita a nota do exame anterior ao processo seletivo. Nesse caso não importa se você está tentando entrar numa faculdade pública no início ou no meio do ano, apenas a pontuação da última prova pode ser utilizada.
Por exemplo, no meio de 2018 você só pode usar a nota do ENEM de 2017. No início de 2019, você só poderá usar a nota de 2018, e assim por diante.
Quando o candidato faz a inscrição no sistema SISU, ele vai pedir o número do ENEM da última edição. Números de outras edições do ENEM, não são válidas.
Como o sistema é todo online, nem a inscrição o candidato consegue fazer. 

Validade do ENEM para o FIES

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior – FIES, utiliza a nota do exame para a classificação dos estudantes em seus processos seletivos.
Nesse caso, a única exigência é que se tenha realizado algum exame do ano de 2010 para frente – e tenha alcançado a nota de 450 pontos nos testes e não ter zerado a redação. Ou seja, aqui a nota do ENEM não tem validade, desde que feita depois de 2010.
Por exemplo, imagine o edital do programa de 2016. Muito provavelmente tinham estudantes tentando financiar a graduação usando a nota do ENEM de 2013, enquanto outros utilizaram a pontuação de 2015.

Validade do ENEM para o PROUNI

No caso do Programa Universidade para Todos ou PROUNI, há duas situações: o processo regular e o de bolsas remanescentes.
No processo regular: você só pode usar a nota do exame anterior ao processo que você está concorrendo, não importa se for de meio ou de início de ano.
No processo de bolsas remanescentes: você pode ter participado de qualquer ENEM a partir do ano de 2011. As bolsas remanescentes são oferecidas quando se encerram as inscrições no processo regular e não são preenchidas todas as vagas. Aqui, o exame do ENEM não tem prazo de validade.
Para que você consiga uma bolsa de estudos ou consiga entrar para uma universidade gratuita, é muito importante, tirar uma boa nota no ENEM. Para muitos jovens, essa é talvez a única chance de conseguir realizar o sonho de ter uma profissão.
Por isso, estudo bastante para o ENEM, aqui na Kuadro podemos te dar toda a ajuda necessária para passar no ENEM. Não só no ENEM, mas em outro vestibular de sua preferência. 
Quer se informar mais sobre o Exame Nacional do Ensino Médio? Então, continue acessando as postagens do nosso blog sobre o assunto, e boa prova! 

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF