EsPCEx: SAIBA TUDO SOBRE A PROVA +5 DICAS PARA PASSAR

EsPCEx
Reprodução: EsPCEx

A EsPCEX, Escola Preparatória de Cadetes do Exército, é uma escola militar responsável por treinar e preparar cadetes para a admissão no Exército Brasileiro. No entanto, para entrar no EsPCEx é necessário muito estudo para conquistar a aprovação no vestibular.

Dessa forma, com um programa abrangente, a EsPCEx combina educação acadêmica com treinamento militar, fornecendo uma formação multidisciplinar. 

O objetivo principal é preparar os cadetes para a admissão na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), a principal instituição de formação de oficiais do Exército Brasileiro. Assim, muitas pessoas possuem um grande interesse em passar no EsPCEx.

Então, se você está se preparando para o vestibular do EsPCEx, participe do nosso Workshop Meu Último Ano de Cursinho, onde você vai ter acesso às aulas ao vivo e aos conteúdos de forma gratuita. É só clicar aqui!

Informações da prova

O exame intelectual será realizado nos dias 16 e 17 de setembro de 2023, com duração total de 4h30 em cada dia. 

A prova conta com:

1° Dia

  • Português: 20 questões
  • Física: 12 questões
  • Química: 12 questões
  • Redação

2° Dia

  • 12 questões de Geografia
  • 20 questões de Matemática
  • 12 questões de História
  • 12 questões de Inglês

Os candidatos aprovados na primeira etapa também terão que passar pela Inspeção de Saúde e, caso aprovados, pelo exame de aptidão física.

Para a inspeção de saúde, o candidato deve levar: 

  • lista de exames descritos no edital;
  • documento de identificação;
  • caderneta de vacinação; 
  • autorização para realização da inspeção de saúde.

No exame de aptidão física, serão realizados os seguintes exercícios:

Sexo Feminino

  • Corrida de 12 minutos: 2.100 metros
  • Flexão de braços na barra fixa: 1 repetição

Sexo Masculino

  • Corrida de 12 minutos: 2.450 metros
  • Flexão de braços na barra fixa: 3 repetições

SEGUNDO DIA:

Sexo Feminino

  • Flexão de braço sobre o solo: 12 repetições
  • Abdominal Supra: 27 repetições

Sexo Masculino

  • Flexão de braço sobre o solo: 21 repetições
  • Abdominal Supra: 30 repetições

O candidato tem 2 tentativas para realizar cada uma das atividades, com intervalo de 1 hora para descanso. No entanto, para a corrida de 12 minutos o tempo de descanso é de 24h.

Após ser aprovado nesses exames, o candidato deve passará pela avaliação psicológica, onde serão avaliados dois aspectos:

  • Intelectivo: Avaliação cognitiva ou intelectual, como um teste de QI (Quociente de Inteligência) ou um teste neuropsicológico.
  • Personalógico: Teste psicológico utilizado para avaliar a personalidade de um indivíduo. Ele busca obter informações sobre os traços, características e padrões comportamentais de uma pessoa, visando compreender melhor sua forma de pensar, sentir e agir.

Como passar no EsPCEx

O treinamento na EsPCEx tem como objetivo desenvolver habilidades de liderança, disciplina, aptidão física e excelência acadêmica nos cadetes. Ele fornece uma base sólida para suas futuras carreiras militares no Exército Brasileiro.

No entanto, o concurso do EsPCEx apresenta um nível elevado de dificuldade, além de apresentar uma alta concorrência. Entre os principais motivos, podemos destacar a estabilidade e a possibilidade de progressão de carreira. 

Apesar disso, alguns pontos são fundamentais para aumentar suas chances de passar no vestibular. Dessa forma, vamos te contar 5 dicas fundamentais para a sua aprovação. 

1. Conheça o formato e o conteúdo do EsPCEx

Para conseguir realizar uma boa prova e passar no EsPCEx, é importante conhecer a estrutura da prova, desde a quantidade de questões, até o tempo disponível para realização e os conteúdos cobrados. 

Dessa forma, você vai conseguir montar um cronograma de estudos mais eficiente, focando nas áreas de maior peso e importância.

2. Resolva provas anteriores do EsPCEx

Procure por provas anteriores e resolva as questões, inclua isso na sua preparação. Assim, você vai se familiarizar com o estilo das questões, como cada conteúdo é cobrado, identificar os tópicos que mais caem e quais você tem mais dificuldade. 

Além disso, é importante praticar a gestão do tempo e medir o seu ciclo de resolução de questões.

3. Estude de forma consistente e organizada

Estabeleça uma rotina de estudos com horários dedicados a cada disciplina. Divida o conteúdo em tópicos e estabeleça metas diárias ou semanais de estudo. Então, faça revisões regulares e resolva exercícios para consolidar o conhecimento adquirido.

4. Fortaleça suas habilidades físicas e mentais

Além do estudo acadêmico, é importante se dedicar à preparação física e mental. Pratique atividades físicas regularmente para aumentar sua resistência e concentração. Além disso, adote hábitos saudáveis de sono, alimentação e gerenciamento do estresse.

5. Desenvolva suas habilidades de redação:

A redação é uma parte importante do vestibular da EsPCEx. Treine a escrita de textos argumentativos, dissertativos e descritivos. Pratique a estruturação de ideias, a coesão e a coerência textual. Além disso, esteja atento às atualidades para poder embasar seus argumentos.

Essas dicas podem te ajudar a ser aprovado no vestibular do EsPCEx, mas é importante lembrar que a jornada de preparação para um vestibular é única para cada pessoa. 

Encontre a abordagem que funciona melhor para você e mantenha-se motivado e determinado ao longo do processo.

Para saber mais sobre como se preparar, entre em contato com a nossa equipe por aqui.

Então, se você quer receber materiais de estudo gratuitos para o AFA, clique aqui.

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF