Língua Portuguesa no ENEM: O que estudar?

O Exame Nacional do Ensino Médio está cada vez mais concorrido. Por isso, muitos temem deixar algum conteúdo importante para trás na hora dos estudos. No caso da Língua Portuguesa no Enem, é fundamental ter atenção, pois essa matéria corresponde a mais de 60% do conteúdo de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias.
Mas, não se preocupe! Nós reunimos os principais tópicos cobrados nessa disciplina. Tudo isso para ajudar você a revisar os conteúdos mais importantes para a prova.

Como é a Língua Portuguesa no Enem?

A disciplina de Língua Portuguesa no Enem faz parte da prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, aplicada no primeiro dia do exame. Nessa parte, o candidato deve estar preparado para conteúdos de Gramática, Literatura e Interpretação de texto.
Portanto, todos esses aspectos da Língua Portuguesa devem ser colocados no cronograma de estudos. Confira o que mais costuma cair em cada um desses conteúdos!

Literatura

As questões de literatura, assim como grande parte da prova de Português no Enem, exigem uma capacidade de interpretação textual do candidato. Isso significa que você deve sim estudar os tópicos mais importantes. Mas a interpretação de texto vai te ajudar muito em grande parte da prova.
Sendo assim, você precisa estar atento a:

  • Escolas literárias: Romantismo, Realismo, Modernismo e outras. Tenha atenção especial para o Movimento Modernista que aparece em grande parte das questões. Esse tema costuma sempre estar relacionado a nomes como Mário de Andrade, Oswald de Andrade e muitas outras referências da nossa literatura. Aliás, é muito importante estudar também os principais autores e obras,
  • Vanguardas Europeias: Futurismo, Cubismo, Surrealismo e outras. Esse tópico é super importante, provavelmente você vai encontrá-lo não só em Português, como em História ou Arte. Vale a pena estar por dentro desse conceitos.

Interpretação de Texto

As questões de interpretação de texto estão entre as matérias que mais caem no Enem. Para resolvê-las, é necessário que o estudante domine aspectos como:

  • Figuras de Linguagem: metonímia, ironia, eufemismo, metáfora, antítese, etc. Esses são recursos da linguagem que nos permitem compreender o conteúdo da mensagem emitida de várias formas diferentes, além de emiti-las com mais expressividade. Isso tudo influencia diretamente na sua interpretação sobre o texto;
  • Gêneros Textuais: Conhecer e saber identificar os gêneros textuais, bem como sua estrutura e principais características, vão aumentar a sua capacidade de interpretação e te ajudar a mandar muito bem nas questões,
  • Funções da Linguagem: você vai estudar sobre a multiplicidade da linguagem por meio da Função Poética, Denotativa, Emotiva, Conativa, Fática e Metalinguística.

Gramática

As questões de gramática no Enem não são super frequentes, mas quando aparecem na prova, estão sempre ligadas a esses tópicos:

  • Norma Culta e Norma Popular: A diferença e uso das normas da língua estão sempre mencionadas nos textos do Enem. Por isso, é bem legal você estar por dentro desse assunto, pois vai te ajudar também na hora de responder às questões de interpretação de texto;
  • Variação Linguística: A variação linguística tem estado mais presente nos últimos anos de Enem, abordando temas relacionados ao preconceito linguístico e também ao uso da linguagem em diferentes regiões do país. Provavelmente, é um tema que você estudou no começo do Ensino Médio — e merece uma revisão atenta para a prova,
  • Classe de Palavras: Verbo, adjetivo, pronome, advérbio e conjunções, são algumas das classes de palavras que você pode encontrar na prova. Estudar análise sintática pode ser uma boa para quem precisa retomar esse tópico para o vestibular.

Como estudar Língua Portuguesa para o Enem

Existem alguns truques de estudo e preparação que podem ajudar o aluno a ir bem em Língua Português no Enem. O primeiro deles é se dedicar bastante à leitura. O estudante deve ler os mais variados gêneros e estilos de escrita, para entender como eles se estruturam. Isso também ajudará a fazer uma boa redação no Enem.
Mesmo que o estudante seja um leitor assíduo, é importante que ele dedique um pouco de tempo para estudar as principais pegadinhas do idioma. Estudar a norma culta da Língua Portuguesa, incluindo o uso da crase e da vírgula, por exemplo, é fundamental.
Para ajudar nisso, é necessário observar o Português do Enem nas provas anteriores. Fazer exercícios que já foram cobrados é uma excelente forma de revisar o conteúdo e se preparar para o estilo de exame.
Se ainda tem dúvidas sobre Biologia, Física, Química e outras matérias, fique por dentro das novidades aqui no Kuadro. Esteja preparado para a Língua Portuguesa do Enem e todos os outros conteúdos!
Passe no vestibular com o Kuadro. E matricule-se!

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF