Como a organização influencia nos estudos? Decubra!

Quer saber como a organização influencia nos estudos? Você é uma pessoa organizada? Ou é daquelas pessoas que nem sabem o que isso? Você sabia que, para passar no vestibular, você precisa ser organizado nos estudos? Isso porque metade da sua nota no vestibular depende da sua organização.

Ser uma pessoa organizada influencia nos estudos de maneira positiva. Por isso, a organização é tão importante!

O Kuadro já teve mais de 700 aprovações nos vestibulares em 2018 e 2019. Conheça nossos cursos!

Estamos falando de organização com relação à sua prova,por exemplo, em como você se organiza para resolver as questões, qual é o seu plano de estudos, e assim por diante.

Veja como ser uma pessoa organizada influencia nos estudos.
Por que é importante ser organizado? Veja dois pontos importantes: 

1 – Você pode ganhar pontos na prova com a organização

Se você fizer uma prova organizada e de fácil entendimento, os analistas das provas vão entender a sua linha de raciocínio e isso vai ajudá-lo a ganhar pontos; por exemplo, caso você tenha feito o cálculo correto até determinado ponto, e errado o restante, você pode ganhar meio ponto. 
E sabemos que, de ponto em ponto, a nota da prova aumenta. Use, portanto, essa tática da organização para ganhar pontos nas provas. 

2 – A organização pode ajudar a não “pular” matérias

As provas dos vestibulares são extensas. E para que você se saia bem nelas, é preciso estudar muitos conteúdos. Por isso, a organização é importante. Ao longo dos seus estudos, a organização vai ajudá-lo a não deixar nada para trás.
Com uma grande quantidade de conteúdo, você pode acabar se esquecendo de estudar algum ponto importante. Porém, se você for organizado, isso não vai acontecer, uma vez que a organização vai ajudá-lo a ter controle absoluto da matéria já estudada e do que ainda não foi estudado. 
Notou como a organização é importante? Você ganha pontos na prova e ainda estuda toda a matéria necessária!
Falando em organização, muitas pessoas confundem horário de estudo com planos de estudo, mas essas são duas coisas diferentes, logo, não as confunda. 

Veja as principais diferenças entre horários de estudo e planos de estudo

Como vimos até aqui, a organização influencia nos estudos, e para que não haja confusão nessa organização, vamos analisar algumas diferenças existentes entre horário de estudo e planos de estudo. 

1ª diferença

Horário de estudo: o horário de estudo vai ajudá-lo na organização do conteúdo que você precisa estudar. Por exemplo, um quadro de horários vai  apontar o dia, os horários e a matéria a ser estudada. Veja um exemplo e faça em casa: 

Coloque todas essas informações em uma planilha e, se possível, pendure-a em um quadro para que você tenha sempre essas informações à disposição e, antes de começar a estudar, consulte sempre essa planilha. 
Plano de estudo: o plano de estudo deve ser  semanal. Ele vai ajudá-lo na organização do conteúdo a ser estudado durante aquela semana. Por exemplo, você vai saber o que estudar na primeira semana, na segunda semana, e assim por diante. 

2ª diferença

Horário de estudo: os horários de estudo são flexíveis e não trazem grande problema. 
Se você não conseguiu estudar alguma matéria em determinado período, por exemplo, de manhã, você pode ajustar esse horário para mais tarde. Dessa maneira, seu prejuízo não será grande, pois você apenas mudará o horário dos estudos. 
Plano de estudo: o plano de estudo também é flexível, porém, a grande diferença é que você terá grandes problemas em não cumpri-lo de acordo com o planejamento. Dessa forma, você terá que correr atrás do prejuízo e estudar toda a matéria perdida na semana anterior e terá um acúmulo de conteúdos para estudar. 
Isso comprometerá a sua próxima semana e, consequentemente, a qualidade dos seus estudos. Lembre-se sempre de que correr atrás do prejuízo compromete o seu futuro. 
Ao final de cada semana, analise se o plano foi seguido, e se você conseguiu estudar tudo o que estava nele. Caso não tenha estudado tudo o que estava planejado, analise em que ponto você pode melhorar na semana seguinte. 

3ª Diferença

Horários de estudo: Se você ultrapassar o horário programa para os estudos, você será fisicamente prejudicado. 
Por exemplo, se você planejou estudar 40 horas semanais e está estudando 50 horas, você terá um desgaste físico e emocional, e isso não é bom para a sua saúde. 
Siga à risca os horários programados, mantenha uma rotina de atividades físicas e uma boa alimentação, assim, a organização nos estudos vai ser favorável para você. 
Plano de estudo: se você ultrapassar o plano de estudo, ou seja, estudar mais do que o planejado, sem comprometer a sua saúde, você será beneficiado, você terá alívio e novas oportunidades. 
Além de adiantar as matérias a serem estudadas, você ainda terá chances de estudar algo a mais, por exemplo, em cursinhos.

Gostou de saber mais sobre como a organização influencia nos estudos?  Seja uma pessoa organizada e tenha bons estudos. Com as dicas do Kuadro, você pode alcançar o sucesso! 

Conteúdos relacionados:

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF