EFOMM: Como passar e etapas do processo seletivo

EFOMM é a sigla para Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, uma instituição brasileira responsável por treinar oficiais para servirem na marinha mercante. A escola oferece programas que preparam os alunos para se tornarem oficiais licenciados nesta área. Dessa forma, muitos estudantes procuram saber como passar na EFOMM.

A EFOMM oferece educação e treinamento em várias disciplinas marítimas, incluindo navegação, manobras, engenharia naval, direito marítimo e segurança no mar.

Assim, o objetivo final do treinamento é preparar os indivíduos para assumirem as responsabilidades e os desafios de trabalhar em navios mercantes, responsáveis por transportar mercadorias e passageiros pelo mundo todo.

Então, se você está se preparando para a prova da EFOMM, participe do nosso Workshop Meu Último Ano de Cursinho, onde você vai ter acesso às aulas ao vivo e aos conteúdos de forma gratuita. É só clicar aqui!

Como entrar na EFOMM

Para ingressar na EFOMM, o candidato deve cumprir requisitos mínimos:

  • Ser brasileiro nato, com idade mínima de 17 anos e máxima de 23 anos

  • Ter concluído o Ensino Médio ou equivalente

  • Não estar na condição de réu em ação penal

  • Não ter sido condenado por sentença penal transitada em julgado

  • Não ter sido, nos últimos cinco anos, responsabilizado por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer esfera de governo

  • Estar em dia com as obrigações civis e militares

  • Não ter sido julgado “incapaz definitivamente” para o Serviço Ativo das Forças Armadas ou das Forças Auxiliares ou para o Serviço Militar Inicial;

  • Não ser ex-aluno de EFOMM

  • Possuir registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)

  • Possuir documento oficial de identificação válido e com fotografia

Além disso, os interessados devem realizar a inscrição e efetuar o pagamento da taxa dentro do prazo estabelecido no edital.

Então, para ser aprovado e entrar na EFOMM, o candidato passa por 4 etapas:

  1. Exame de Conhecimentos
  2. Inspeção de saúde
  3. Exame de Suficiência Física
  4. Período de adaptação

O que cai na prova da EFOMM

O aluno que deseja saber como passar na EFOMM precisa se preparar para as provas de:

Além disso, no edital do concurso estão descritos os assuntos que são cobrados dentro de cada matéria, de forma que o aluno consegue montar o seu cronograma de estudos a partir dele.

Como passar na EFOMM


Para passar na EFOMM, o candidato deve obter um rendimento mínimo de 50% em cada uma das matérias cobradas no vestibular.

Então, para atingir esse percentual mínimo, é importante que os candidatos levem em consideração alguns pontos na sua preparação:

  • Entenda o Conteúdo do Exame: Familiarize-se com os tópicos e matérias que caem no exame.

  • Material de Estudo: Use materiais de estudo adequados, como livros didáticos e recursos online. Além disso, verifique se os materiais que você está usando estão atualizados e abrangem os tópicos do exame.

  • Resolução de Exercícios: Pratique resolvendo exercícios e problemas relacionados aos tópicos do exame. Assim, você fortalece sua compreensão dos conceitos e melhora sua capacidade de resolver problemas.

  • Simulados e Provas Anteriores: Faça simulados e revise provas anteriores da EFOMM. Dessa forma, você vai conseguir se familiarizar com o estilo da prova.

  • Treine a redação: A redação é uma parte importante do processo seletivo. Então, treine a escrita e garanta que alguém corrija suas produções conforme os critérios estabelecidos pelo vestibular.

Não se esqueça de manter a constância e realizar exercícios com frequência, assim você conseguirá alavancar sua preparação.

Além disso, prepare-se para as outras etapas do vestibular também.

Inspeção de saúde da EFOMM

Os candidatos só serão convocados para Inspeção de Saúde se aprovados e classificados no Exame de Conhecimentos, conforme previsto nas Instruções aos Candidatos – INCA.

Então, clique aqui e veja Procedimentos Médicos-periciais.


Exame de Suficiência Física:

Os candidatos só serão convocados para Exame de Suficiência Física se aprovados na Inspeção de Saúde. O candidato será considerado aprovado se conseguir:

a) para os homens:

     I) Correr 2.300 m (dois mil e trezentos metros) no tempo máximo de 12 minutos

     II) Nadar 50 m (cinquenta metros), no tempo máximo de 2 minutos, em qualquer um dos tipos de nado básico.

b) para as mulheres:

       I) Correr 1.900 m (mil e novecentos metros) no tempo máximo de 12 minutos

      II) Nadar 50 m (cinquenta metros), no tempo máximo de 2 minutos e 20 segundos, em qualquer um dos tipos de nado básico.

Adaptação

Após ser aprovado nas outras etapas, o candidato passa para o período de adaptação.

Dessa forma, a adaptação tem duração de duas semanas e tem como objetivo integrar e ambientar o candidato à estrutura organizacional do Centro de Instrução e iniciar a sua formação militar.

Nesse período os candidatos são submetidos a diversas atividades que envolvem preparo físico e psicológico.

Por fim, vencidas as etapas do Concurso de Admissão e Período de Adaptação, o candidato será matriculado no Curso de Formação de Oficiais da Marinha Mercante.

Então, se você quer receber materiais de estudo gratuitos e que vão te ajudar a passar na EFOMM, clique aqui.

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF