Quem fez o Prouni pode fazer o Fies?

O resultado do Programa Universidade para Todos (Prouni) foi divulgado nesta quarta-feira (2). Os aprovados poderão ingressar em uma universidade privada com bolsas de estudo, parciais ou integrais, concedidas pelo governo federal.

Se você não foi aprovado no programa ou não conseguiu uma bolsa de 100%, com certeza está se perguntando: “será que posso participar do Fies?” ou “será que posso financiar o restante do valor do Prouni?”.

Então continue a leitura porque o Kuadro vai te ajudar a tirar todas as suas dúvidas.

O que é o Fies?

Antes de mais nada, vamos entender como funciona o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Como o próprio nome diz, é possível que o candidato financie as mensalidades nas faculdades nas faculdades que participam do programa.

Só no primeiro semestre de 2022 serão ofertadas 66.555 mil vagas nas diversas instituições de ensino privadas espalhadas pelo país, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

Os candidatos interessados em participar do Fies 2022/1 poderão fazer as inscrições entre os dias 8 a 11 de março no site oficial do programa.

Quem participou do Prouni pode participar do Fies?

Sim! Se você se inscreveu no Prouni, mas não foi aprovado em nenhuma das opções de curso, é possível participar do Fies e concorrer a uma vaga no ensino superior.

 

E se você conseguiu uma bolsa parcial, de 50%, no Prouni, a notícia é boa! Você consegue financiar o restante das mensalidades no Fies. Mas fique atento: só é possível utilizar os dois programas na mesma instituição e no mesmo curso! Então, verifique se a universidade em que você foi aprovado no Prouni também participa do Fies.

Além disso, é necessário ver se você se enquadra nas regras para participar do programa. Depois, é só se inscrever no período determinado pelo Fies.

 

Quais são os critérios para participar do Fies?

Para se inscrever no programa, os candidatos precisam atender os seguintes critérios:

  • ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2010 e 2021;

  • obter notas iguais ou acima de 450 pontos na média geral da prova e nota acima de zero na prova de redação;

  • possuir renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

 

Quais tipos de financiamento existem no Fies?

Atualmente, o programa oferece três modalidades de financiamento para os estudantes que desejam ingressar no ensino superior. Confira:

  • Modalidade Idestinada a estudantes de todo Brasil com renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nesta modalidade, o mínimo para o financiamento é de 50%  o máximo 100%, dependendo da necessidade do aluno;

  • Modalidade IIatende os estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos;

  • Modalidade III: destinada a alunos de todo o Brasil, com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. O financiamento pode ser de 10% a 100% da mensalidade, mas o valor mensal total a ser pago à universidade não pode ser superior a R$ 7.000.

 

Calendário Fies 2022/1

  • Inscrições: 8 a 11 de março
  • Resultado: 15 de março
  • Complementação das informações da inscrição: 16 a 18 de março
  • Lista de espera: 16 de março a 28 de abril

 

Simulador de notas do Fies

Está ansioso para saber se o seu desempenho no Enem vai ser suficiente para garantir um financiamento pelo Fies? Então acesse o simulador de notas de corte e faça a simulação da sua nota.

Fazer a simulação é simples! Basta clicar no botão abaixo, inserir a sua nota do Enem, o curso e a faculdade desejada e pronto! Ah! E o melhor de tudo: a ferramenta é gratuita.

 

Como entrar na faculdade sem financiamento e sem Prouni?

Com a Quero Bolsa, a maior plataforma de bolsas de estudo para o ensino superior da América Latina, você pode realizar o seu sonho de ingressar em uma universidade sem financiamento, sem a nota do Enem e sem a necessidade de comprovar sua renda.

Mais de mil universidades espalhadas pelo Brasil estão na Quero Bolsa e você pode encontrar bolsas de estudo com até 80% de desconto.

Confira também algumas faculdades com bolsas de estudo:

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF