Quem pode se inscrever e participar do Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do governo federal que tem como objetivo selecionar candidatos interessados em ocupar uma vaga em alguma instituição pública do ensino superior. No caso, a seleção é feita por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Em 2022, o Sisu vai oferecer mais de 220 mil mil vagas para o primeiro semestre, de acordo com o MEC. O processo de inscrição é totalmente on-line e vai ocorrer entre 15 e 18 de fevereiro. Ficou interessado? Então, veja quem pode se inscrever e participar do Sisu.

 

Quem pode se inscrever e participar do Sisu

Quem pode se inscrever e participar do Sisu?

De acordo com o edital do Sisu 2022, poderão participar do programa:

Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu referente à primeira edição de 2022 o CANDIDATO que tenha participado da edição de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem e que, cumulativamente, tenha obtido nota acima de zero na prova de redação, conforme disposto na Portaria MEC nº 391, de 7 de fevereiro de 2002, e não tenha participado do referido Exame na condição de “treineiro”.

Desse modo, para concorrer às vagas em uma universidade pública é necessário apenas ter realizado a última edição do Enem e não ter zerado na redação. É importante destacar que as universidades possuem autonomia para estabelecer uma nota mínima para ingresso e um peso na nota dos diferentes cadernos do exame. Veja, abaixo, algumas dúvidas frequentes em relação à participação no Sisu:

 

1. Quem fez graduação com bolsa Prouni pode participar do Sisu?

Sim. O edital do Sisu não estabelece nenhuma restrição de participantes que tenham sido ou sejam beneficiário de algum programa de bolsa do governo ou da iniciativa privada.

2. Quem foi ou é beneficiário pelo Fies pode participar do Sisu?

Sim. Como vimos, o edital do Sisu não estabelece nenhum tipo de restrição a participantes de outros programas do governo federal ou da iniciativa privada. Por isso, se você já foi ou é beneficiário pelo programa, pode participar do Sisu 2022.

3. Quem se formou em escola particular, com ou sem bolsa de estudo, pode participar do Sisu?

Sim, pode. O Sisu é prevê a participação de estudantes das redes públicas e privadas do país. O importante é que o candidato tenha o Ensino Médio completo. Além disso, as universidades públicas possuem cotas de acesso para estudantes oriunda de escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

4. Quem se formou pelo EJA pode participar do Sisu?

Sim. O Estudo de Jovens e Adultos (EJA) fornece, ao final, um certificado de conclusão do Ensino Médio, equivalente ao diploma. Assim, que sem formou pelo EJA está apto a participar do Sisu.

5. Quem possui ensino superior completo pode participar do Sisu?

Sim. O Sisu exige a titulação mínima do Ensino Médio, mas não estabelece uma máxima. Por isso, quem já possui uma graduação completa ou mesmo uma pós-graduação, pode participar do Sisu.

6. Quem repetiu alguma série, mas se formou no Ensino Médio, pode participar do Sisu?

Sim. O edital do Sisu não faz qualquer restrição quanto à repetência ou não de alguma série escolar ao longo da vida acadêmica do candidato.

7. Quem tem mais de 25 anos pode participar do Sisu?

Sim. O edital do Sisu não estabelece qualquer idade mínima ou máxima para quem está interessado em se inscrever nas vagas do programa.

 

Não fiz o Enem, e agora?

Você não fez o Enem e tem interesse em entrar na graduação ainda este ano? Tudo bem! A Quero Bolsa oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.2 mil faculdades de todo o Brasil, sem utilizar a nota do Enem ou precisar comprovar renda. Além disso, diferente do Fies, com a Quero Bolsa, você de forma sem dever nada para ninguém!

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF