Química no Enem: dicas do que estudar mais | Kuadro

O número de universidades que adotam o Exame Nacional do Ensino Médio cresce a cada ano, incluindo universidades particulares e de outros países. Por isso, é muito importante se preparar para ir bem no exame. Para quem está com dúvidas sobre como é a matéria de química no Enem, preparamos um conteúdo especial.
Essa matéria faz parte da prova de Ciências da Natureza, assim como Física e Biologia. O principal objetivo dela é avaliar o candidato não só nas matérias dadas em sala de aula, mas também em temas sobre atualidades.

Dicas para ir bem na prova de Química

Se você nunca fez o Enem, saiba que ele é famoso por ter enunciados longos, até mesmo nas matérias de exatas. Muitas questões exigem a interpretação completa para serem respondidas. Mas há algumas que podem ser resolvidas sem a leitura do texto!
Por isso, a dica é: leia antes a pergunta final da questão e, somente depois, se necessário, leia todo o enunciado. Afinal, tempo é algo precioso no vestibular. Além disso, é importante atentar-se para as questões interdisciplinares, pois são bastante cobradas no Enem.
Aqui reunimos algumas dicas para ajudar nos seus estudos. E, para começar, fizemos um compilado dos assuntos mais cobrados em química no Enem desde 2009.

Afinal, o que cai de química no ENEM?

Como você sabe, a química é dividida em algumas partes, apesar de tudo fazer parte da mesma área do conhecimento. O Enem costuma balancear a cobrança desses assuntos. Por isso, de nada adianta estudar muito Química Geral se deixar Química Orgânica de lado.
Confira os conteúdos mais cobrados em cada temática!

Química Geral

Os átomos são os constituintes básicos da matéria e fatores como a distribuição eletrônica, o raio, a tendência de ganhar ou perder elétrons e as propriedades das substâncias que formam. Os tópicos que mais caem de Química Geral no ENEM são:

  • a matéria e suas transformações,
  • propriedades físicas da matéria,
  • substâncias (puras e compostas) e misturas,
  • métodos de separação de misturas,
  • o estudo do átomo,
  • tabela periódica,
  • ligações químicas,
  • geometria molecular,
  • polaridade e forças intermoleculares.

Físico-Química

O principal motivo de existirem inúmeras substâncias em nosso planeta é a capacidade das moléculas de se combinarem, em determinadas proporções, por meio de reações químicas. Isso resulta nas mais variadas substâncias existentes.
Algumas dessas reações ocorrem de forma explosiva enquanto a Cinética Química de outras pode demorar anos até atingir o Equilíbrio Químico. Já outras reações podem ser usadas para gerar energia ou podem ser forçadas a acontecer como você poderá ver na Eletroquímica. Dentre os principais tópicos, a parte de Física-Química do Enem costuma cobrar:

  • oxirredução,
  • estequiometria,
  • gases,
  • termoquímica,
  • equilíbrios químicos (com destaque para pH) e eletroquímica.

Química Orgânica

Em terceiro lugar, temos química orgânica com um percentual de 18,1% das questões de química no Enem. Esse tema abrange o estudo dos compostos orgânicos, ou seja, compostos presentes em animais e vegetais.
Devido a propriedades únicas, esses compostos são estudados em um tópico exclusivo dentro da química. Nesse tópico (muito interessante, por sinal), você aprenderá desde regras de nomenclatura até as principais reações orgânicas presentes no nosso dia-a-dia — e que você nem imaginava. Os principais tópicos cobrados desse assunto são:

  • identificação de funções orgânicas (hidrocarboneto, álcool, fenol, aldeído, ácido carboxílico, cetona, éter, éster, amina, amida),
  • reações orgânicas (oxidação de álcool, polimerização, saponificação e transesterificação),
  • nomenclatura, formulação e isomeria (principalmente geométrica e óptica).

Química Ambiental

Temas como Energia e água estão em evidência na nossa sociedade. Atente-se para as reações da chuva ácida, o efeito estufa, a poluição e o tratamento da água e o lixo (reciclagem, o lixo como combustível (biomassa e o conceito de bioenergia), a questão do lixo radioativo e compostos biodegradáveis).
Com essas dicas de tópicos que mais caem da Química no Enem, você estará muito bem direcionado para estudar com mais certeza e fazer uma excelente prova de química! Passando com cuidado por cada um desses assuntos, tirando suas dúvidas com qualidade e sempre focando na aprovação, pode ter certeza que Química não será um problema e sim sua aliada na prova do Enem!

Estude com dedicação

Além de saber as matérias que mais caem no Enem, é fundamental que o estudante verifique por conta própria as provas anteriores. Refazer as questões que já foram cobradas e depois consultar as respostas é uma excelente maneira de testar os conhecimentos.
Com o cursinho on-line do Kuadro, você poderá se preparar melhor para fazer as questões de química no Enem, assim como os outros conteúdos. Inscreva-se já!

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF