Treine seu cérebro: participe dos simulados Kuadro

Fazer simulados é uma das melhores formas de treinar seu cérebro e reforçar todo o conhecimento que armazenou, antes de fazer as concorridas provas do vestibular. É melhor não deixar para última hora. Para aprender bem e memorizar o conteúdo, o cérebro precisa de repetição e treino.
Ao longo do ano, o cursinho online Kuadro realiza diferentes séries de simulados: um simulado modelo ENEM e um simulado modelo ITA. Ao todo são quatro modelos propostos pelo cursinho, com provas específicas por turmas: simulado ENEM (1) e FUVEST (2) para as turmas Extensivo e Medicina, simulado ITA (3) para a turma ITA-IME e  simulado EsPCEx (4) para a turma EsPCEx.
Para participar desses simulados, é preciso ser aluno Kuadro. Então, ainda dá tempo de se matricular na plataforma.
A duração do simulado ENEM, destinado às turmas Extensivo e Medicina, é de 5h30 (cinco horas e meia), e a do simulado ITA, destinado à turma ITA-IME, é de 4 (quatro) horas. Ambos os simulados têm início às 08h00 da manhã do sábado. O simulado ENEM fica disponível na plataforma até às 20h00 do domingo e o simulado ITA, até 23h59 do domingo.
Todas as avaliações são baseadas nos modelos originais das provas, permitindo que o aluno compreenda o que vestibular espera dele. Assim, ele dominará qual o modelo da prova, quantas questões possui, qual a divisão das disciplinas e quais conteúdos caem mais.
A fundadora e orientadora pedagógica do Kuadro, Lucimara Anacleto, esclarece por que o simulado é fundamental: autoavaliação. “O simulado funciona como um termômetro. Você tem que ir pro simulado pensando: ‘como eu estaria se a prova fosse hoje?’ É isso que o simulado vai testar”, afirma.
Além disso, o simulado ajuda o aluno a entender como administrar o tempo de prova, separando quantos minutos são necessários para cada questão ou para passar as questões para o gabarito, por exemplo. O jovem Arthur Sueiro, aprovado no ITA, conta sua visão sobre os simulados: “Você vai pegar a prova do ITA, ficar com o relógio ali do lado, marcar quatro horas. Você vai resolver a prova como se realmente fazendo o vestibular do ITA”.

Arthur Sueiro, ex-aluno do Kuadro aprovado no ITA
Arthur Sueiro, ex-aluno do Kuadro aprovado no ITA

Autonomia

Diferentemente dos simulados de cursinhos presenciais, a proposta do Kuadro fornece mais autonomia para o aluno. Os recursos virtuais dão mais flexibilidade, permitindo que ele estude da maneira que julgar mais adequada.
Marina Ferreira, orientadora pedagógica do Kuadro, explica de que forma acontecem os simulados: “Os alunos fazem direto pela plataforma, conectam-se e respondem as questões virtualmente. O simulado tem um dia e um horário certo para acontecer, mas se o aluno não conseguir fazer no período marcado não tem problema porque ele pode fazer depois.”
O aluno que não faz o simulado no período estipulado não é impedido de responder às questões, mas fica com a desvantagem de não entrar no ranking. Sem a classificação, é mais difícil analisar o próprio desempenho em relação aos colegas de turma.

Arthur Sueiro, ex-aluno do Kuadro aprovado no ITA
Os simulados são feitos na plataforma do Kuadro

Como anda sua capacidade de atenção e memorização?

Assistir às aulas e anotar os conteúdos são os primeiros passos para um bom método de estudo. Mas, poucas horas depois, parece que partes do conteúdo foram apagadas do cérebro e bate aquele desespero: eu acabei de aprender isso, mas esqueci! O que aconteceu? Como resolver?
O segredo está em prestar muita atenção em tudo e praticar o que foi aprendido até que o cérebro armazene a lógica por trás do assunto. Por isso, as questões do simulado Kuadro são específicas, para que o aluno possa exercitar o que aprendeu e testar até onde está sabendo cada matéria. Compreendendo em quais aspectos falhou durante a execução da prova, o aluno pode otimizar seu tempo e focar em resolver suas dificuldades.
As quatro turmas de aulas oferecidas pelo Kuadro são trabalhadas de maneiras diferentes para entender as demandas dos grupos de alunos. Cada turma possui aprofundamento de conteúdos específicos e, consequentemente, exige simulados voltados às necessidades dos alunos.
O apoio pedagógico oferecido pelo curso também favorece o desenvolvimento do aluno. O processo do simulado é acompanhado pela equipe pedagógica, que pode ajudá-lo a entender onde estão suas falhas e a criar um método de estudos para obter melhores resultados nos próximos simulados.
Dessa forma, há quatro modelos de simulados que o Kuadro oferece aos seus alunos ao longo do ano.

Turmas Extensivo e Medicina: simulados ENEM e FUVEST

Para as turmas Extensivo e Medicina são disponibilizados oito simulados por ano, entre abril e outubro. São seis simulados modelo ENEM e dois simulados modelo FUVEST.
Os simulados ENEM ocorrem de maneira semelhante à prova nacional, com total de 180 questões objetivas divididas em dois dias, um em cada final de semana. Na primeira etapa da prova os conteúdos são Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação. Já na segunda etapa, na semana seguinte, os assuntos abordados são Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
O simulado FUVEST, que segue os moldes do vestibular para a USP, é desenvolvido em quatro etapas. A primeira etapa se assemelha à primeira fase da FUVEST, com 90 questões objetivas. Da segunda etapa em diante, as questões do simulado são todas dissertativas. A segunda etapa exige conhecimentos em Português e a escrita de uma redação. A terceira, questões multidisciplinares; e, por fim, a quarta etapa cobra conhecimentos específicos do curso escolhido pelo aluno.

Turma ITA-IME: simulados ITA

A turma ITA-IME, focada em vestibulares militares, possui simulados específicos para essa área e sua divisão é em quatro etapas, uma por disciplina. O cronograma inclui um simulado por final de semana e as provas contêm questões objetivas e dissertativas.
A primeira etapa apresenta 30 questões de Física; a segunda, 40 de Linguagens (20 de Português e 20 de Inglês); a terceira, 30 de Matemática; e, por último, a quarta etapa cobra 30 questões de Química.

Turma EsPCEx: simulados EsPCEx

Os simulados da turma EsPCEx, voltada para quem deseja ingressar no Exército Brasileiro, também são formulados de acordo com a prova da EsPCEx. São dois simulados no ano e cada um é dividido em dois dias.
O primeiro dia de simulado, com 44 questões, abrange conteúdos de Português (20), Física (12), Química (12) e uma redação. O segundo dia, também com 44 questões, exige conhecimentos em Matemática (20), História (12), Geografia (12) e Inglês (12).
Se o Exército Brasileiro é o seu sonho, acesse o Guia do Concurso da EsPCEx disponibilizado pelo Kuadro.

Aulas grátis para o ENEM

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF