Gabarito ESCOLA NAVAL - Provas Anteriores

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
Questão
2020Português

(ESCOLA NAVAL - 2020) Est de acordo com a norma padro da lngua a concordncia do termo destacado no seguinte enunciado do texto: Eu tenhomuitoslivros. Em que opo tal fato tambm ocorre?

Questão 2
2017Português

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Leia o texto abaixo e responda à(s) questão(ões) a seguir. O dono do livro Li outro dia um fato real narrado pelo escritor moçambicano Mia Couto. Ele disse que certa vez chegou em casa no fim do dia, já havia anoitecido, quando um garoto humilde de 16 anos o esperava sentado no muro. O garoto estava com um dos braços para trás, o que perturbou o escritor, que imaginou que pudesse ser assaltado. Mas logo o menino mostrou o que tinha em mãos: um livro do próprio Mia Couto. Esse livro é seu? perguntou o menino. Sim, respondeu o escritor. Vim devolver. O garoto explicou que horas antes estava na rua quando viu uma moça com aquele livro nas mãos, cuja capa trazia a foto do autor. O garoto reconheceu Mia Couto pelas fotos que já havia visto em jornais. Então perguntou para a moça: Esse livro é do Mia Couto? Ela respondeu: É. E o garoto mais que ligeiro tirou o livro das mãos dela e correu para a casa do escritor para fazer a boa ação de devolver a obra ao verdadeiro dono. Uma história assim pode acontecer em qualquer país habitado por pessoas que ainda não estejam familiarizadas com os livros aqui no Brasil, inclusive. De quem é o livro? A resposta não é a mesma de quando se pergunta: Quem escreveu o livro?. O autor é quem escreve, mas o livro é quem lê, e isso de uma forma muito mais abrangente do que o conceito de propriedade privada comprei, é meu. O livro é de quem lê mesmo quando foi retirado de uma biblioteca, mesmo que seja emprestado, mesmo que tenha sido encontrado num banco de praça. O livro é de quem tem acesso às suas páginas e através delas consegue imaginas os personagens, os cenários, a voz e o jeito com que se movimentam. São do leitor as sensações provocadas, a tristeza, a euforia, o medo, o espanto, tudo que é transmitido pelo autor, mas que reflete em quem lê de uma forma muito pessoal. É do leitor o prazer. É do leitor a identificação. É do leitor o aprendizado. É o leitor o livro. Dias atrás gravei um comercial de rádio em prol do Instituto Estadual do Livro em que falo aos leitores exatamente isso: os meus livros são os seus livros. E são, de fato. Não existe livro sem leitor. Não existe. É um objeto fantasma que não serve para nada. Aquele garoto de Moçambique não vê assim. Para ele, o livro é de quem traz o nome estampado na capa, como se isso sinalizasse o direito de posse. Não tem ideia de como se dá o processo todo, possivelmente nunca entrou numa livraria, nem sabe o que é tiragem. Mas, em seu desengano, teve a gentileza de tentar colocar as coisas em seu devido lugar, mesmo que para isso tenha roubado o livro de uma garota sem perceber. Ela era a dona do livro. E deve ter ficado estupefata. Um fã do Mia Couto afanou seu exemplar. Não levou o celular, a carteira, só quis o livro. Um danado de uma amante da literatura, deve ter pensado ela. Assim são as histórias escritas também pela vida, interpretadas a seu modo por cada dono. Martha Medeiros. Jornal ZERO HORA 06/11/11. Revista O Globo, 25 de novembro de 2012. Assinale a opção em que a troca da palavra sublinhada pela que está entre parênteses mantém corretas as relações de sentido e a regência nominal ou verbal.

Questão 2
2017Português

Assinale a opção em que o termo destacado deve ser acentuado, conforme ocorre na expressão à primeira leitura.

Questão 18
2017Português

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Leia o texto abaixo e responda à(s) questão(ões). Leitura - leituras: quando ler (bem) é preciso [...] Alguns leitores ao lerem estas frases (poesia citada) não compreenderam logo. Creio mesmo é impossível compreender inteiramente à primeira leitura pensamentos assim esquematizados sem uma certa prática. Mário de Andrade Artista Eu sou um escritor difícil Que a muita gente enquizila, Porém essa culpa é fácil De se acabar duma vez: É só tirar a cortina Que entra luz nesta escurez. Mário de Andrade Lundu do escritor difícil No eterno criar e recriar da atividade verbal, a criatividade, a semanticidade, a intersubjetividade, a materialidade e a historicidade são propriedades essenciais da linguagem, indispensáveis a todos os atos da fala, sejam eles presente, passados ou futuros. Porém, é a atividade semântica que intermedeia a conexão dos seres humanos com o mundo dos objetos, estabelecendo a relação entre o EU e o Universo, e, junto com a alteridade (relação do EU com o Outro, de caráter interlocutivo), permite a identificação da linguagem como tal, pois a linguagem existe não apenas para significar, mas significar alguma coisa para o outro. A semanticidade possibilita o indivíduo conceber e revelar as coisas pertencentes ao mundo do real e da imaginação. Logo, é ao mesmo tempo significação, modo de conceber, ou melhor, uma configuração linguística de conhecimento, uma organização verbal do pensamento, e designação ou referência, aplicação dos conceitos às coisas extralinguísticas. [...]. No processo de leitura do texto, para que o leitor se aproprie desse(s) sentido(s), é necessário que ele domine não apenas o código linguístico, mas também compartilhe bagagem cultural, vivências, experiências, valores, correlacione os conhecimentos construídos anteriormente (de gênero e de mundo, entre outros) com as novas informações expressas no texto; faça inferências e comparações; compreenda que o texto não é uma estrutura fechada, acabada, pronta; perceba as significações, as intencionalidades, os dialogismos, o não dito, os silêncios. Em resumo, é fundamental que, por meio de uma série de contribuições, o interlocutor colabore para a construção do conhecimento. Assim, ler não significa traduzir um sentido já considerado pronto, mas interagir com o outro (o autor), aceitando, ou não, os propósitos do interlocutor. Prof Marina Cezar Revista Villegagnon. Ano IV. N 4. 2009 Texto adaptado. Leia o fragmento: [...] a relação entre o Eu e o Universo [...] (2 parágrafo) Assinale a opção em que a palavra sublinhada foi formada pelo mesmo processo que a palavra destacada acima.

Questão
2017Inglês

(ESCOLA NAVAL - 2017) Mark the INCORRECT option according to the Genitive Case.

Questão
2017História

(G1 - col. naval 2017) Leia o texto a seguir. Eleito Jerônimo de Albuquerque por capitão-mor da conquista do Maranhão, como temos dito, se foi logo às aldeias do nosso gentio pacífico, e por lhes saber falar bem a língua, e o modo com que se levam, ajuntou quantos quis: contarei só do que houve em uma aldeia, para que se veja a facilidade com que se leva este gentio de quem os entende e conhece, e foi que pôs a uma parte bom feixe de arcos, e flechas, a outra outro de rocas, e fusos, e mostrando-lhos lhes disse: Sobrinhos, eu vou à guerra, estas são as armas dos homens esforçados e valentes, que me hão de seguir; estas das mulheres fracas, e que hão de ficar em casa fiando; agora quero ouvir quem é homem, ou mulher. As palavras não eram ditas quando se começaram todos a desempunhar, e pegar dos arcos, e flechas, dizendo que eram homens, e que partissem logo para a guerra; ele os quietou, escolhendo os que havia de levar, e que fizessem mais flechas, e fossem esperar a armada ao rio Grande, onde de passagem os iria tomar. (...) Feito isto se embarcaram todos dia de S. Bartolomeu, 24 de agosto da era de 1614 anos, em uma caravela, dois patachos e cinco caravelões (...) Frei Vicente de Salvador É correto afirmar que o relato do Frei Vicente de Salvador está relacionado à retomada do território que ficou conhecido como

Questão
2017Matemática

(Esc. Naval 2017) Chama-se conjunto-verdade de uma sentença abertap(x) em um conjuntoAo conjunto de todos os elementosaA, tais quep(a) é uma proposição verdadeira (V). Sejamp(x),q(x) er(x) sentenças abertas em um mesmo conjuntoA. Encontre o conjunto-verdade da sentença aberta composta (p(x) q(x))~r(x), em função deVp, VqeVr, e assinale a opção correta.

Questão
2017Inglês

(Esc. Naval 2017) As the Olympics Approaches, a Lesson in Overcoming Adversity Bert R. Mandelbaum, MD July 20, 2016 Ive known a lot of athletes who qualified for the Olympic Games __________ injuries. But I know of only one who is qualified because of an injury. Cliff Meidls story captures the spirit of the Olympics. In November 1986, Cliff, a 20-year-old electrical cables with a jackhammer. An estimated 30,000 surged through his body, exploding bone and cartilage from the inside all the way up to his head. To put that into perspective, electric chairs use only 1500 2000 volts for executions. So its safe to say that Cliff should have died. And he nearly did. His heart stopper. Paramedics were able to get it going again, but they had to resuscitate him on the ways to the hospital. As part of a team with renowned plastic surgeon Malcolm Lesavoy, MD, and others, I got to work reconstructing Cliffs legs. Our best hope was to avoid amputation. But very quickly, we noticed something else going on something that had nothing to with our expertise. Through every step of his painful rehabilitation, Cliff grew more and more determined. He never complained. He just asked, Whats next? Before he had even finished the rehabilitation, Cliff started paddling various watercrafts. The days spent on crutches had already strengthened his upper body, and he took naturally to the sport. The same year in which he was injured, he began competing in canoe and kayak events, and in 1996 he qualified for the Olympic not the Paralympic Games, the Olympic Games. Four years later, in Sydney, Australia, I was overseeing the sport medicine team at the Olympic soccer tournament. I was sitting in the stands during the opening ceremonies when Cliff walked into the Olympic Stadium carrying the Star and Stripes. Its a long-standing tradition for delegations of athletes to select one among their number to bear the flag, and the choice often symbolizes some extraordinary accomplishment. I had no idea that Cliff would be selected. So when he strode into the stadium with a normal gait, I nearly broke down. Moments like that reinforce what I have always believed: that sport can bring out the best in us all. The Olympic Games () are devoted to celebrating the human capacity to improve body, mind, and soul. They are about taking part not necessarily about winning. Cliffs peers in the US delegation of 2000 recognized that when they elected him to bear the nations colors. He never won a medal at the games, but the spirit with which he overcame adversity inspired all of them. The Olympic motto faster, higher, stronger can help our patients realize that the real victory is the win, within. The Win Within: Capturing Your Victorious Spirit is the name of the book I wrote to show people that coming back from adversity is part of our heritage that we as human beings are more adapted to adversity than we are to success. Adversity is the engine of unimagined opportunity. It can unleash our energy and stimulate our will. It moves us to succeed. If I dont have food, I have to go get some. If Im cold, I have to build a shelter. I remind patients who dont participate in sports that they have the heritage of athletes. We all have the genes of pursuit-hunters who survived by running down their prey and running away from their predators. Thats why even now, in 2016, when we go out and take a run, we feel good. We get an endorphin surge and our lipids go down. Our hearts and brains become clear. The life on sport and sport of life are interlinked. Exercise is our birthright; its our legacy; its why we are here. We no longer have to fear saber-toothed tigers or cave bears. Bu when you look today at how people can be successful in 2016, its by avoiding the predators in our urban life: overeating, inactivity, and smoking. Ad its by rising to meet adversity. Adapted from http://www.medscape.com/viewarticle/866279. According to the text, which statement is correct?

Questão
2017Inglês

(Esc. Naval 2017) As the Olympics Approaches, a Lesson in Overcoming Adversity Bert R. Mandelbaum, MD July 20, 2016 Ive known a lot of athletes who qualified for the Olympic Games __________ injuries. But I know of only one who is qualified because of an injury. Cliff Meidls story captures the spirit of the Olympics. In November 1986, Cliff, a 20-year-old electrical cables with a jackhammer. An estimated 30,000 surged through his body, exploding bone and cartilage from the inside all the way up to his head. To put that into perspective, electric chairs use only 1500 2000 volts for executions. So its safe to say that Cliff should have died. And he nearly did. His heart stopper. Paramedics were able to get it going again, but they had to resuscitate him on the ways to the hospital. As part of a team with renowned plastic surgeon Malcolm Lesavoy, MD, and others, I got to work reconstructing Cliffs legs. Our best hope was to avoid amputation. But very quickly, we noticed something else going on something that had nothing to with our expertise. Through every step of his painful rehabilitation, Cliff grew more and more determined. He never complained. He just asked, Whats next? Before he had even finished the rehabilitation, Cliff started paddling various watercrafts. The days spent on crutches had already strengthened his upper body, and he took naturally to the sport. The same year in which he was injured, he began competing in canoe and kayak events, and in 1996 he qualified for the Olympic not the Paralympic Games, the Olympic Games. Four years later, in Sydney, Australia, I was overseeing the sport medicine team at the Olympic soccer tournament. I was sitting in the stands during the opening ceremonies when Cliff walked into the Olympic Stadium carrying the Star and Stripes. Its a long-standing tradition for delegations of athletes to select one among their number to bear the flag, and the choice often symbolizes some extraordinary accomplishment. I had no idea that Cliff would be selected. So when he strode into the stadium with a normal gait, I nearly broke down. Moments like that reinforce what I have always believed: that sport can bring out the best in us all. The Olympic Games () are devoted to celebrating the human capacity to improve body, mind, and soul. They are about taking part not necessarily about winning. Cliffs peers in the US delegation of 2000 recognized that when they elected him to bear the nations colors. He never won a medal at the games, but the spirit with which he overcame adversity inspired all of them. The Olympic motto faster, higher, stronger can help our patients realize that the real victory is the win, within. The Win Within: Capturing Your Victorious Spirit is the name of the book I wrote to show people that coming back from adversity is part of our heritage that we as human beings are more adapted to adversity than we are to success. Adversity is the engine of unimagined opportunity. It can unleash our energy and stimulate our will. It moves us to succeed. If I dont have food, I have to go get some. If Im cold, I have to build a shelter. I remind patients who dont participate in sports that they have the heritage of athletes. We all have the genes of pursuit-hunters who survived by running down their prey and running away from their predators. Thats why even now, in 2016, when we go out and take a run, we feel good. We get an endorphin surge and our lipids go down. Our hearts and brains become clear. The life on sport and sport of life are interlinked. Exercise is our birthright; its our legacy; its why we are here. We no longer have to fear saber-toothed tigers or cave bears. Bu when you look today at how people can be successful in 2016, its by avoiding the predators in our urban life: overeating, inactivity, and smoking. Ad its by rising to meet adversity. Adapted from http://www.medscape.com/viewarticle/866279. Choose the correct statement according to the text.

Questão
2017Física

(Esc. Naval 2017) Um chuveiro elétrico opera em uma rede de 220 voltsdissipando 7.600 J/sde calor em sua resistência. Se esse mesmo chuveiro fosse conectado a uma rede de 110 volts,a potência dissipada, em J/s,passará a ser de

Questão
2017Física

(Esc. Naval 2017) Dois balões meteorológicos são lançados de um helicóptero parado a uma altitude em que a densidade do ar é . Os balões, de pesos desprezíveis quando vazios, estão cheios de ar pressurizado tal que as densidades do ar em seus interiores valem (balão de volume V1 ) e (balão de volume V2). Desprezando a resistência do ar, se a força resultante atuando sobre cada balão tiver o mesmo módulo, a razão V2/V1, entre os volumes dos balões, será igual a

Questão
2017Inglês

(Esc. Naval 2017) Mark the correct option.

Questão
2017Física

(Esc. Naval 2017) Uma partícula localizada em um ponto P do vácuo, em uma região onde há um campo eletromagnético não uniforme, sofre a ação da força resultanteFe +Fm, em queFe é a força elétrica eFm é a força magnética. Desprezando a força gravitacional, pode-se afirmar que a força resultante sobre a partícula será nula se

Questão
2017Inglês

(Esc. Naval 2017) Too many third graders cant read this sentence 9 Feb. 2017 Editors Picks Two-thirds of U.S. third graders face challenges that will impact their future, including academic struggles that could lead to dimmer academic and career prospects. Sadly, only one in three U.S. students demonstrates reading proficiency at the end of third grade. This has alarming consequences for these children, and for our country. A report released today from the Business Roundtable (BRT) shed light on this troubling trend in American education, and advises business leaders on how they can help put more children on a path to success. () Ive heard it said that before third grade, students are learning to read, while after third grade, theyre reading to learn. Grade three is a crossroads in a lifes journey. If youve read this far, then you understand why is so important. Not enough of our young learners can say the same. I encourage you to read the BRT report. As you read, please consider ways to help our schools and our teachers keep students on paths to bright futures. Leave your comments below Michael Jonas Really, all I read was blabla wa wa wa. Are you Charlie Browns teacher? If we cant understand our children who are crying out for help and direction, then there is a something wrong with you. Please go back and check yourself! They are worth so much more. Rick Shire Thanks for sharing. With two young children, I increasingly think about the importance of early childhood education. Pre-k care is far too inaccessible, ultimately magnifying from the earliest stages of life. Tom Frank What exactly is education? Academic education doesnt make someone a better person or even a better employee. I would guess that anything we learn in the education process is at the most 10% useful to us as people. Education should teach academia but also life skills such as budgeting, EQ skills, languages etc., all the elements to be a successful person and not necessarily a successful professional. Adapted from http://www.linkedin.com. Decide if the statements below are true (T) or false (F) according to the text. Then choose the option that contains the correct sequence. ( ) Most kids in American schools cannot read well enough at third grade. ( ) The BRT report does not include suggestions on how to improve education. ( ) Michael Jonas posted a positive comment about the matter. ( ) Tom Franks believes schools do not prepare us for life.

Questão
2017Português

(ESCOLA NAVAL - 2017) No que se refere concordncia verbal, observe as frases abaixo. I. Espera-se muitas novidades no campo da informtica educacional este ano. II. Em todos os pases, faz-se muitas promessas aos fabricantes de mdias digitais. III. Choveram reclamaes sobre o novo celular disponibilizado nas lojas do ramo. IV. Houveram-se muito bem os expositores da Feira de Tecnologia do Anhembi. Assinale a opo correta.

NOVIDADES
Kuadro