Resumo de biologia: Sistema Excretor - Formação da Urina



 Formação da urina

Formação da urina: divide-se nos processos de filtração glomerular, reabsorção e secreção tubular.

Filtração glomerular: devido à pressão do plasma sanguíneo, no glomérulo, o sangue extravasa pelas paredes semipermeáveis da cápsula, formando o filtrado glomerular. O filtrado apresenta composição química semelhante ao plasma (água, sais diversos, aminoácidos, vitaminas, glicerois, ácidos graxos, ureia, ácido úrico e outras substâncias), não apresentando células sanguíneas nem macromoléculas, tais como proteínas, de alto peso molecular.

Reabsorção renal: a arteríola eferente envolve os túbulos renais de maneira a capturar os nutrientes de interesse do organismo e que se encontram no filtrado. Esse processo é denominado reabsorção renal.

Túbulo contornado proximal – reabsorção de 65% das substâncias do filtrado glomerular. Células com muitas mitocôndrias, adaptadas ao transporte ativo. Reabsorção de 70% da água de forma passiva; praticamente toda a glicose, os aminoácidos e o sódio são reabsorvidos de forma ativa. Saída do sódio provoca a remoção do cloro, deixando a concentração do líquido do tubo hipotônico em relação ao plasma dos capilares envolventes.

Alça renal (de Henle) - segmentos: descendente, ascendente delgada e ascende espessa.

Descendente – delgada, poucas mitocôndrias, altamente permeável a água, moderadamente permeável à maioria dos solutos (ureia, sódio). Ocorre difusão simples de substâncias. A maior parte da água da alça (cerca de 20%) é reabsorvida nesse segmento.

Ascendente – praticamente impermeável à água. Torna-se muito diluído. 

 Parte espessa – alta atividade metabólica, reabsorve sódio, cloro e potássio (a maior parte da reabsorção da alça) de forma ativa. 

 Parte delgada – reabsorve muito pouco.

Secreção tubular: as células do túbulo retiram do sangue íons H+ e íons amônio – NH3+, lançando-os na sua cavidade; processo que ajuda a regular o pH do sangue e determina a acidez da urina.

Túbulo distal – parte contornada semelhante ao segmento espesso. Praticamente impermeável à água. Responsável por diluir o líquido tubular – segmento diluidor.

Porção final do túbulo e o tubo coletor cortical com dois tipos celulares:

Célula principais – absorvem sódio e água do lúmen e secretam potássio para o lúmen. 

Célula intercaladas – reabsorvem potássio e secretam H+ para o lúmen.

A permeabilidade do túbulo distal e do ducto coletor cortical está associada à concentração de vasopressina (ADH). Na presença de altas taxas de ADH, a permeabilidade à água aumenta.

Ductos coletores medulares – termina o processamento da urina; permeável à ureia. Responsáveis pela manutenção do equilíbrio ácido-básico.