Resumo de biologia: Artrópodes



Características e estrutura dos Artrópodes

O filo dos artrópodes apresenta o maior número de espécies descritas do Reino Animal, sendo os representantes triblásticos, protostômios, celomados, com simetria bilateral, corpo segmentado e, como novidade evolutiva, há presença de apêndices articulados, como patas e antenas, que permitiram aos artrópodes adaptações importantes na alimentação e defesa contra predadores, além de apresentarem um exoesqueleto quitinoso impermeável, que garante uma maior economia de água, favorecendo a permanência desses organismos no meio terrestre, local que até então contava com nenhum ou poucos predadores e competidores, fato que com certeza foi determinante na expansão desse grupo e aumento da diversidade de espécies, principalmente dentre os insetos. 

Os insetos são animais que apresentam o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome, três pares de patas, um par de antenas e, geralmente, um ou dois pares de asas, extremamente adaptados ao meio terrestre, mas tendo representantes em vários ambientes, são os organismos mais numerosos do planeta com mais de 800 mil espécies conhecidas. Os crustáceos, geralmente habitam o meio aquático, apresentam o corpo dividido em cefalotórax e abdome, têm dois pares de antenas e vários pares de patas, com destaque para a ordem dos Decápodes, do qual fazem parte as lagostas, camarões e caranguejos, apresentando 5 pares de patas.
Os aracnídeos apresentam o corpo dividido em cefalotórax e abdome, têm quatro pares de patas, sem antenas ou asas e os principais representantes são os escorpiões e aranhas, animais quelicerados, que também apresentam pedipalpos, estruturas que utilizam para manipulação da presa. Com o corpo mais alongado, temos o grupo dos quilópodes, representados pela centopeia ou lacraia, com o corpo dividido em cabeça e tronco, um par de patas por segmento corporal e um par de antenas longas e o grupo dos diplópodes, organismos com o corpo dividido em cabeça, tórax curto e abdome longo, com dois pares de patas por segmento corporal e a presença de antenas curtas.

 

`교1` Árvore de natal

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa
Abelhas e libélulas são representantes do grupo dos Insetos.
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/75/Apis_mellifera_-_Prunus_padus_-_Keila.jpg
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b8/Trithemis_kirbyi.jpg

 

Pássaro aquático na areia

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa Animal com a boca aberta

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa
Camarões e carangejos são crustáceos da ordem dos Decápodes.
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/52/Woda-6_ubt.jpeg
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sally_Lightfoot_crab_(4202519454).jpg

 

Uma imagem contendo invertebrado, animal, deitado

Descrição gerada automaticamenteEscorpião no chão

Descrição gerada automaticamente com confiança média 
As aranhas e os escorpiões são aracnídeos quelicerados.
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/99/Brown_recluse_spider%2C_Loxosceles_reclusa.jpg
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/51/Escorpi%C3%A3o_Amarelo.jpg

Uma imagem contendo animal, ao ar livre, centopeia, invertebrado

Descrição gerada automaticamente
A centopeia, também conhecida como lacraia, é um representante do grupo dos Quilópodes
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/66/Centipede.jpg

 

、 丶 1
O piolho-de-cobra ou embuá faz parte do grupo dos Diplópodes.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a7/Mille_pattes_%28Diplopoda%29_02.jpg

 

Aspectos fisiológicos dos Artrópodes (sistema digestório, nervoso, excretor e respiratório)

Os artrópodes apresentam sistema digestório completo, com digestão extracelular, com destaque para os aracnídeos, aranhas e escorpiões, animais peçonhentos que apresentam digestão extracorpórea, injetando uma solução rica em enzimas digestivas na presa capturada. A alimentação é bastante diversificada dentre os artrópodes, contando com animais herbívoros, que se alimentam de folhas, néctar e tecidos vegetais, ectoparasitas hematófogos e carnívoros, como no caso da lacraia que pode predar pequenos mamíferos. O sistema nervoso é do tipo ganglionar ventral, apresentam olhos, que podem ser compostos (formados por vários omatídeos) como nos insetos, ou olhos simples presentes nos aracnídeos, e há presença de quimiorreceptores nas antenas, patas e até na mandíbula. 

A excreção de produtos nitrogenados se dá por meio de túbulos de Malpighi nos insetos, diplópodes e quilópodes, eliminando ácido úrico, glândulas antenais ou glândulas verdes nos crustáceos, responsáveis pela eliminação de amônia, ou glândulas coxais e túbulos de Malpighi nos aracnídeos, que liberam guanina ou ácido úrico para o meio.

O sistema respiratório nos artrópodes é formado pelas brânquias nos crustáceos, que realizam a troca gasosa em meio aquoso e por traqueias nos artrópodes terrestres, capturando gás oxigênio por aberturas nas laterais do corpo denominados de espiráculos e levando diretamente aos órgãos e tecidos, sendo independente do sistema circulatório a condução de O2 e CO2. Nos aracnídeos as trocas gasosas são realizadas por aberturas no abdome que levam a um sistema filotraqueal, também chamado de pulmão foliáceo, onde o gás oxigênio é capturado e transportado através de vasos sanguíneos.

 

Aspectos fisiológicos dos Artrópodes (sistema circulatório e reprodução) e Exoesqueleto

Os artrópodes apresentam sistema circulatório aberto, conduzindo nutrientes aos órgãos e tecidos, sem pigmentos respiratórios para condução de gás oxigênio nos insetos, quilópodes e diplópodes e com presença de hemocianina nos aracnídeos e crustáceos, portanto, nos insetos e miriápodes (diplópodes e quilópodes) o sistema respiratório é independente do sistema circulatório, enquanto nos crustáceos e aracnídeos, os gases capturados são conduzidos pelo sistema circulatório.

Os artrópodes geralmente são organismos dioicos, com fecundação cruzada, podendo ser externa na maioria dos crustáceos e interna nos insetos, aracnídeos, diplópodes e quilópodes. Crustáceos geralmente apresentam desenvolvimento indireto enquanto aracnídeos, quilópodes e diplópodes, desenvolvimento direto. No caso dos insetos, o desenvolvimento pode ser ametábulo, sem metamorfose, característico de um desenvolvimento direto, hemimetábulo, com o organismos passando por metamorfos incompleta, com algumas etapas de transformação ao longo da vida, como a aquisição de asas pelo organismo adulto, ou holometábolo, que representa os organismos que com metamorfose completa, com a presença de fase larval, que após a formação da pupa ou crisálida, se transforma em um organismo adulto completamente diferente da fase larval, caracterizando um desenvolvimento indireto.