Resumo de biologia: Ácidos Nucleicos



Ácidos Nucleicos

Autora: Profa Carla Aquino

 

Tenho certeza que você sabe a importância do DNA para a transmissão das características de hereditárias de um organismo para outro e a necessidade das moléculas de RNA para a construção das nossas proteínas. Mas você conhece a estrutura dessas moléculas? No nosso texto de hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre os ácidos nucleicos!

 

O que são ácidos nucleicos?

São macromoléculas que apresentam uma enorme importância biológica, eles são responsáveis pelo armazenamento de informações genéticas dos organismos. As informações sobre as nossas características hereditárias estão guardadas nas sequências de bases nitrogenadas dos nucleotídeos, os quais são traduzidos para a formação das proteínas, que são moléculas fundamentais para a determinação de nossas características e funções do nosso organismo.

Hoje sabemos que essas moléculas podem ser encontradas em outras partes da célula e não somente na região nuclear. Podemos encontrar DNA e RNA em organelas como mitocôndrias e cloroplastos. O RNA nos eucariontes é produzido no núcleo e exerce sua função no citoplasma da célula e nos procariontes – seres que não possuem núcleo delimitado por membrana – os ácidos nucleicos estão dispersos no citoplasma.

Você sabia?

As moléculas de DNA e RNA receberam essa denominação pois possuem caráter ácido e foram encontradas na região do núcleo das células, no século XIX.

 

O DNA e suas características

Você sabe que essa molécula é fundamental para o nosso corpo, é nela que estão contidas as diversas informações hereditárias que são transmitidas de pais para filhos, o DNA é fundamental para a vida. É nessa molécula que estão contidas as instruções para a produção das proteínas que são fundamentais para a construção e funcionamento das muitas estruturas que possuímos em nosso corpo.

O Ácido desoxirribonucleico também conhecido como DNA é uma macromolécula composta por nucleotídeos, que são subunidades – como blocos em uma construção – que formam os ácidos nucleicos. Os nucleotídeos do DNA são constituídos por uma molécula de fosfato, uma pentose (açúcar com 5 carbonos) chamada de desoxirribose e uma base nitrogenada – que pode ser Adenina, Timina, Citosina e Guanina (A, T, C ou G).  A molécula de DNA é uma dupla-fita, na qual há pareamento dos nucleotídeos com as bases nitrogenadas: A – T e C – G.

Nos seres eucariontes, o DNA forma os cromossomos – estruturas lineares e enoveladas em proteínas denominadas histonas. Já em seres procariontes, como as bactérias, o DNA apresenta forma circular e não há histonas associadas. É importante lembrar que em um cromossomo pode haver milhares de genes, os quais são responsáveis por determinar nossas características.

Atenção! Vamos recordar o que é um gene? É um segmento de DNA capaz de determinar as características de um ser vivo e são herdadas geneticamente.

 

O RNA e suas características

O Ácido ribonucleico (RNA) é um ácido nucleico muito importante para a construção das proteínas. É uma molécula de fita única, que assim como o DNA, é composta por nucleotídeos que são constituídos por uma ribose (açúcar com 5 carbonos), uma base nitrogenada que pode ser Adenina, Uracila, Citosina e Guanina (A, U, C ou G).  Entre os tipos de RNA existentes, vamos falar um pouco mais sobre: RNAm (RNA mensageiro), RNAt (RNA transportador), RNAr (RNA ribossômico).

RNA Mensageiro: É uma molécula muito importante para a síntese das proteínas. O RNAm é feito a partir de uma fita de DNA e carrega as mesmas informações presentes nos genes da fita de DNA que sofreu a transcrição.  Mas é importante lembrar, que nas moléculas de RNA a timina (T) é substituída pela uracila (U). A fita de RNAm sintetizada será associada a um ribossomo que será fundamental para a síntese proteica.

Atenção! O processo de transcrição é a síntese de RNA a partir de uma fita molde de DNA, esse processo ocorre no núcleo e é um processo catalisado pela enzima RNA polimerase. Esse assunto será abordado com mais detalhes em outro texto!

RNA Transportador: atua transportando os aminoácidos até o ribossomo, de acordo com a sequência de nucleotídeos do RNAm que está sendo “lido” pelo ribossomo durante processo de síntese proteica.

RNA ribossômico: é um componente dos ribossomos e alguns atuam como enzimas (ribozimas) e catalisam – ou seja – auxiliam a acelerar as reações químicas que ocorrem nas células.

A figura abaixo, mostra as diferenças entre as moléculas de DNA e RNA:

 

 

Fonte: Sobiologia.com.br

 

É importante lembrar que além dos RNAs citados, há também aqueles que são chamados de RNA reguladores, os quais muitas vezes não estão associados à síntese de proteínas como os tipos comentados acima, mas ajudam na regulação de alguns genes e como esses segmentos de DNA se expressam

Agora que já estudamos um pouco sobre DNA e RNA, vamos fazer alguns exercícios? Faça a lista do site e tive suas dúvidas na monitoria! Bons estudos!

Profª Carla.

 

Teste seus conhecimentos:

 

1.       (Fuvest-SP) Organelas citoplasmáticas que contêm DNA:
a) mitocôndria e ribossomo
b) mitocôndria e cloroplasto.
c) nucléolo e cloroplasto.
d) lisossomo e ribossomo.
e) ribossomo e cromossomo.

 

2.      (Udesc 2016) Analise as proposições, em relação aos ácidos nucleicos, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) Os ácidos nucleicos são moléculas gigantes formadas por unidades chamadas de nucleotídeos.
( ) O RNA transportador é formado a partir de regiões específicas do DNA.
( ) O RNA ribossômico associado com proteínas forma os ribossomos.
( ) O DNA apresenta-se altamente condensado nas células procarióticas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) F – V – V – F
b) F – F – V – V
c) V – V – V – F
d) V – F – V – V
e) V – F – F – V

 

Gabarito: 1-B, 2- C

 

Referências:

AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia moderna. Editora Moderna. 1ª ed. São Paulo, V. 2, 2016.

LOPES, S. & ROSSO, S. Conecte. Biologia. Vol. Único. Ed. Saraiva. 3a ed. São Paulo, 2018

SÓ BIOLOGIA "DNA e RNA". Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/quimica_vida/quimica15.php Acesso em: 10/03/2019.