Resumo de biologia: Composição Química dos Seres Vivos - Carboidratos



Moléculas orgânicas 

Por: Isabela Nunes

 

Carboidratos Cn(H2O)n

Os carboidratos, açúcares ou glicídios, são moléculas primariamente relacionadas às reações metabólicas para obtenção de energia. Podemos classificá-los da seguinte forma: 

  • Monossacarídeos 

São carboidratos representados por apenas uma molécula de glicídio, essas moléculas podem conter um número variado de carbonos (trioses, pentoses, hexoses). Dentre estes, a ribose e a desoxirribose, pentoses representadas respectivamente por C5H10O5 e C5H10O4, são carboidratos estruturais que compõem os ácidos nucleicos, RNA e DNA. 

Além dos carboidratos citados anteriormente, as hexoses apresentam grande importância biológica como fonte energética, podemos citar a glicose, a frutose e a galactose. Todos esses monossacarídeos são representados pela seguinte fórmula química C6H12O6 variando apenas quanto suas respectivas estruturas: 

Figura 2: estruturas químicas de monossacarídeos, glicose, galactose e frutose






 

Dissacarídeos

Os dissacarídeos são carboidratos formados por dois monossacarídeos a partir de uma reação de desidratação.

Figura 3: síntese de dissacarídeo, lactose, por desidratação

Dentre os dissacarídeos mais comuns, podemos citar:

  • Maltose: resultante da união de duas glicoses;

  • Sacarose: resultante da união de uma glicose e uma frutose;

  • Lactose: resultante da união de uma galactose e uma glicose. 

Para que um dissacarídeo seja efetivamente utilizados como fonte energética, é necessário que passem por um processo de digestão e hidrólise, liberando, assim, os monossacarídeos que os compõem. Apenas um monossacarídeo pode ser incorporado às vias metabólicas de obtenção de energia. 

 

Polissacarídeos

São carboidratos estruturais e de reserva resultantes da união de diversos monossacarídeos. Podemos citar dois polissacarídeos de maior importância:

  • Amido: polissacarídeo de reserva energética encontrado em organismos vegetais e algumas algas;

  • Glicogênio: polissacarídeo de reserva energética encontrado em células animais e em fungos. 

Os monossacarídeos são os carboidratos utilizados diretamente para a obtenção de energia, como uma alternativa para garantir o aporte energético mesmo em momentos de jejum, isto é, mesmo quando não existem monossacarídeos sendo absorvidos pelo sistema gastrointestinal, é feita a síntese glicogênio. O fígado é o órgão responsável por capturar monossacarídeos e sintetizar o polissacarídeo de reserva, o glicogênio, em momentos de excesso de carboidratos circulante. De forma contrária, o fígado é responsável também por catabolizar o glicogênio e disponibilizar, novamente, glicose na corrente sanguínea. 

Além desses dois carboidratos de reserva, existem carboidratos estruturais como a celulose, presente em parede celular vegetal e de algumas algas, e a quitina, presente na parede celular de fungos e no exoesqueleto de artrópodes. 

Quando há ingestão de amido, enzimas específicas hidrolisam esse polissacarídeo e disponibilizam os monossacarídeos para o organismo. O mesmo não ocorre quando há ingestão de celulose e quitina, pois o sistema gastrointestinal humano não possui enzimas que hidrolisam esses compostos. 

 

O que são oligossacarídeos e polissacarídeos?

 

Oligossacarídeos são moléculas de carboidrato com menos de 30 monômeros. De forma contrária, polissacarídeos são moléculas de carboidrato compostas por muitos monômeros de carboidrato.