Resumo de biologia: Composição Química dos Seres Vivos I - Átomos e Água



Composição química dos seres vivos I

Por: Isabela Nunes

 

 

 

O que é um átomo?

Todos os seres vivos são formados por unidades fundamentais, as células. Essas, por sua vez, são compostas por organelas, estruturas resultantes da combinação de moléculas e átomos.  Átomos são as menores unidades da matéria estudada pela biologia, apesar de existirem partículas menores que os átomos, no estudo da vida não nos atemos ao seu estudo. 

Ao observarmos um átomo, sob uma perspectiva biológica, nos voltamos principalmente sobre alguns átomos mais abundantes nos seres vivos, como por exemplo: Carbono (C), Hidrogênio (H), Oxigênio (O), Nitrogênio (N), Fósforo (P), Enxofre (S). 

Ao se combinarem, os átomos podem originar moléculas orgânicas e inorgânicas, classificando desta forma, podemos listar as moléculas mais comuns no interior celular:

 

Moléculas Orgânicas

Moléculas Inorgânicas

Carboidratos

Água 

Proteínas

Sais minerais

Vitaminas

 

Ácidos nucleicos

 

 

As moléculas, por sua vez, são a base de toda a vida, afinal, o metabolismo de um organismo vivo se trata do conjunto de reações catabólicas e anabólicas realizadas no interior celular. Dessa forma, o metabolismo nada mais é do que uma série de reações químicas nas quais diversos átomos interagem entre si. 

Moléculas inorgânicas 

Água (H2O)

Figura 1: estrutura química da água

 

A água é uma molécula química inorgânica formada pela ligação covalente- de ângulo de 104,45º- entre um oxigênio e dois hidrogênios. O oxigênio é um elemento mais eletronegativo que o hidrogênio, consequentemente, os elétrons pertencentes aos dois átomos periféricos são atraídos mais fortemente para o átomo central formando um polo elétrico de carga mais negativa e tornando a água uma molécula polar. 

Tal geometria e configuração eletrônica permitem uma excelente ação biológica como solvente para solutos também polares. Por ser capaz de integrar soluções, a água se comporta como um importante transportador de substâncias nos organismos, um bom exemplo dessa propriedade é o sangue, responsável pelo transporte de gases, nutrientes e excretas dissolvidos, assim como a seiva em organismos vegetais. 

Além disso, a água proporciona um meio adequado para realização de reações químicas essenciais para o metabolismo uma vez que estas ocorrem preferencialmente em meio aquoso. Portanto, é possível estabelecer uma relação direta entre a taxa metabólica e a necessidade de água em um organismo, dessa forma, podemos dizer que indivíduo mais novos, por exemplo, apresentam mais água em suas células. 

Pensando nas reações metabólicas, além de proporcionar o meio adequado para elas ocorrerem, a água pode participar de algumas dessas reações, é o caso das reações de hidrólise e hidratação. 

Outra característica relevante dessa molécula inorgânica é seu alto calor específico que permite a variação de temperatura em uma ampla faixa sem alteração de seu estado físico, tal característica permite a atuação da água como regulador térmico. Um exemplo da aplicação dessa característica é o suor, uma solução aquosa utilizada para manter a temperatura em mamíferos. 

Por fim, podemos caracterizar a água, se forma sintética, como um solvente para moléculas polares, um excelente veículo de substâncias e um importante regulador térmico.