Resumo de biologia: Composição Química dos Seres Vivos I - Sais Minerais



Sais Minerais

Por: Isabela Nunes

Os sais minerais são substâncias orgânicas essenciais para o metabolismo, atuando como cofatores enzimáticos, compondo estruturas celulares, participando de cascatas de sinalização, transmissão do impulso nervoso e outros. É possível obter esses sais a partir da alimentação e do consumo de água, uma vez que a água que consumimos é, na verdade, uma solução, mas não um elemento puro. 

  • Ferro (Fe disponível na forma Fe3+)

O ferro é um sal mineral essencialmente envolvido na oxigenação do organismo uma vez que sua principal atuação é como cofator da hemoglobina, proteína presente nos eritrócitos responsável por transportar oxigênio para os tecidos. 

A redução da disponibilidade deste sal mineral leva à anemia ferropriva, uma condição em que os eritrócitos circulantes têm sua função reduzida pela ausência de ferro ligado à hemoglobina. 

O ferro é adquirido a partir da alimentação, principalmente em folhas verdes escuras, leguminosas e carnes.

  • Cálcio (Ca disponível na forma Ca2)

O cálcio é um elemento importante na formação de ossos e dentes durante ossificação e incorporação de carbonato de cálcio desses tecidos. Participa na contração muscular permitindo a interação dos filamentos de actina e miosina, consequentemente, o deslizamento dessas estruturas e contração do sarcômero. Por fim, outra participação importante do cálcio é como um dos sinalizadores da cascata de coagulação sanguínea. 

O cálcio está presente em alimentos como leite, feijão branco, brócolis, dentre outros e sua baixa presença no organismo pode causar alterações no desenvolvimento ósseo, perda de massa óssea, hemorragias, flacidez muscular.  

  • Iodo (I disponível na forma I-)

É um sal e chave na síntese de hormônios tireoidianos, T3 e T4, que regulam o metabolismo celular basal. Na ausência de iodo, a tireóide não é capaz de produzir os hormônios e então passa a acumular intermediários em em seu interior, causando aumento nesse órgão, aspecto clinicamente chamado de bócio. 

Por ser um elemento dificilmente encontrado naturalmente em alimentos, o sal de cozinha vendido no Brasil passa por um processo de enriquecimento com iodo.

  • Sódio e Potássio (Na e K disponíveis nas formas Na+/ K+)

São íons importantes no balanço elétrico da célula, principalmente durante a transmissão do impulso nervoso e recuperação após essa ação. Além disso, possuem participação na osmorregulação do organismo, isto é, participam do equilíbrio do volume de água de eletrólitos disponíveis. 

São elementos bastante abundantes em quase todos os alimentos.

  • Magnésio (Mg disponível na forma Mg2+)

É um íon essencial na formação da clorofila, pigmento fotossintético encontrado em vegetais e outros autótrofos. 

  • Fósforo (P disponível na forma PO43-)

O fósforo compõe a membrana celular, ligado aos lipídeos e constituindo uma região polar e conferindo caráter anfipático aos lipídios de membrana. Também é possível encontrar fósforo nos nucleotídeos como um dos grupos estruturais básicos, e na moléculas de ATP.