Resumo de biologia: Membrana Plasmática



Membrana plasmática

 

Membrana plasmática, membrana citoplasmática, membrana celular ou até plasmalema é o principal envoltório celular que é constituinte básico de todas as células, sua função é de delimitação da célula, definindo o que é o interior da célula e o que não é. Lembrando que essa membrana é tridimensional, logo ela fica em todo o contorno celular. Além disso, é ela que faz a seleção de entrada e saída de substâncias, funcionando como uma barreira seletiva para a célula.

 

A membrana plasmática é formada principalmente por fosfolipídios. Um fosfolipídio é um grupo de lipídeos formado basicamente por um grupo fosfato e cadeias carbônicas de ácidos graxos. Esses ácidos graxos são apolares logo eles são hidrofóbicos, enquanto o grupo fosfato é um grupo polar, logo, hidrofílico. Dessa forma nós temos numa mesma molécula um grupo que interage com água e um que não interage e, por isso, essa molécula é chamada de anfipática. 

fonte : http://bioquimicanacabeca.blogspot.com/2017/12/moleculas-anfipaticas.html



A membrana plasmática é formada por duas camadas de fosfolipídeos com algumas proteínas entre elas e tem uma seletividade de entrada e saída de substâncias, por isso  nós a definimos como bicamada fosfolipoproteica semipermeável. 

 

As proteínas que estão entre os fosfolipídeos podem ser divididas em dois tipos : 

 

  • Proteínas integrais : aquelas que estão dentro da membrana plasmática, interrompendo uma sequência de fosfolipídeos.

 

  • Proteínas periférica : está apenas em um dos lados da membrana plasmática.

 

Função : São canais de passagem de substâncias e funcionam como receptores.

 

Essas proteínas não tem um lugar fixo na membrana, elas ficam migrando devido a fluidez presente,  por isso dizemos que a membrana plasmática assume o modelo de mosaico - fluido. 

 

As células animais apresentam diversas outras moléculas, por exemplo carboidratos e até outros açúcares, que ficam logo acima da camada fosfolipídica, essas moléculas formam o glicocálix. Além disso , essas células também apresentam colesterol entre os fosfolipídeos que conferem fluidez e estabilidade à membrana.

 

Mas porque a membrana plasmática tem que ser dupla ? Pois tanto o interior da célula quanto o exterior tem água e a parte hidrofóbica dos fosfolipídeos não interage como ela fazendo com que seja necessário o contato de ambas as partes com a parte hidrofílica da membrana.

 

 

fonte : https://www.infoescola.com/bioquimica/fosfolipidios/