Resumo de biologia: Modelos Celulares - Procarionte e Eucarionte



Modelos celulares

Por: Isabela Nunes

 Célula procarionte 

A célula é a unidade básica funcional de todo ser vivo, contém todas as organelas e concentra as reações metabólicas de um organismo. 

C:\Users\isabe\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.MSO\4E4EBE5C.tmp

Figura 2: esquema estrutura de uma célula procarionte 

Membrana celular

A membrana plasmática, uma bicamada fosfolipídica que envolve todo o conteúdo celular delimitando e definindo o espaço intracelular e extracelular. 

Na membrana são encontrados alguns carboidratos utilizados para reconhecimento do meio extracelular celular e adesão, algumas proteínas que podem ser canais envolvidos no transporte de substâncias. Uma das características mais importantes dessa estrutura é a permeabilidade seletiva, isso permite um controle refinado de todas as substâncias que são transportadas através da membrana celular.

Resultado de imagem para mosaico fluido

Figura 3: esquema membrana plasmática 

Citoplasma

O citoplasma é uma estrutura de textura gelatinosa que comporta todos os componentes celulares, inclusive o material genético e as organelas. Podemos defini-lo como o conjunto formado pelo hialoplasma e as organelas celulares.

Material genético

Molécula de DNA que contém todas as informações sobre o indivíduo, seu metabolismo, informações para síntese proteica, fenótipo observado. 

Ribossomos

Os ribossomos são organelas responsáveis por sintetizar proteínas a partir de um RNA mensageiro, isto é, um RNA sintetizado a partir de sequências de informação, os genes, específicas do DNA. 

Células procariontes

As células procariontes não apresentam carioteca, isto é, uma membrana que envolve o material genético delimitando o núcleo celular. Além disso, essas células possuem poucas organelas, apenas ribossomos (organelas responsáveis pela síntese proteica. Outra peculiaridade desse tipo celular observado apenas em bactérias, cianobactérias e arqueias é o material genético circular. 

Como especificidade das bactérias, é possível observar algumas estruturas extras como a parede celular de peptídioglicano que envolve a membrana celular, pilis e flagelos para se movimentarem entre outros. 

Modelos celulares- Célula eucarionte 

As células eucariontes apresentam todas as estruturas básicas observadas nas células procariontes, contudo, além dessas estruturas, é possível observar uma membrana envolvendo e delimitando o núcleo celular, a carioteca ou membrana nuclear. No interior do núcleo está contido o material genético da célula. Além da carioteca, as células eucariontes apresentam algumas organelas a mais, como o retículo endoplasmático liso e rugoso, este último incrustrado com ribossomos, complexo de golgi, mitocôndria. 

Outras células, como as células vegetais, por sua vez, além de todas as estruturas presentes em uma célula eucarionte básica, podem apresentar parede celular composta por celulose e organelas responsáveis pela fotossíntese, o cloroplasto.