Resumo de biologia: Os envoltórios Celulares - Parede Celular



 Membrana plasmática e suas especializações

Parede Celular 

 

A parede celular é uma estrutura que não está presente em todas as células e ela tem basicamente a função de dar resistência. Lembrando que toda célula tem membrana plasmática, que é a estrutura que delimita a célula e a parede celular fica envolta dessa membrana.  

As bactérias são seres que apresentam parede celular composta de peptidoglicano. Peptido vem de peptídeos, ou seja, aminoácidos e glicano vem de glicose, logo é um conjunto de aminoácidos ligados a moléculas de açúcar.

Os fungos também têm parede celular porém esta é composta de quitina, enquanto os vegetais apresentam essa parede composta por celulose.

Apesar de conferir resistência, a maioria das paredes celulares são permeáveis, elas permitem que substâncias atravessem do meio externo pro interno e vice versa e  quem faz a seleção de entrada e saída dessas substâncias é a membrana plasmática. 

Dessas três paredes celulares, a mais importante pra gente, pra gente estudar em detalhes é a de células vegetais.

 

Em células vegetais a parede celular é descontínua, e os locais de descontinuidade nós chamamos de pontuações. A parede  celular nos vegetais pode apresentar dois tipos básicos de estrutura : a primária que é constituída de celulose e é mais flexível, isso permite que o vegetal possa aumentar o tamanho da sua célula porque quando ela sai do processo de mitose ela está menor do que a original e elas tem que crescer. 

 

Como imaginar uma parede celular ? Pensa o seguinte, imagina uma sala mas ao invés de estar cercado pelas paredes, pelo teto e pelo chão, você está cercado por grades que conferem proteção e resistência. Essas grades são vazadas portanto isso permite com que substâncias atravessem.

 

A parede celular pode ser mais grossa e conter mais celulose e isso pode fazer com que as pontuações desapareçam tornando - a mais espessa, esse tipo de parede celular é chamado de parede celular secundária. Esse tipo de parede celular é menos flexível e mais resistente, conferindo até sustentação para as células que as contém. Além da celulose, a lignina e a suberina também podem conferir resistência a célula e inclusive podem deixar a parede celular impermeável.

 

Então a parede celular primária é permeável  e a secundária pode se tornar impermeável.

 

Células vegetais ficam aderidas umas às outras e podem se comunicar quando as membranas plasmáticas das duas são unidas, formando pontes citoplasmáticas, dessa forma o conteúdo do citoplasma de uma das células pode circular para a outra. Essas pontes citoplasmáticas de comunicação entre duas células são chamadas de plasmodesmos.  Além disso, para ajudar na aderência entre essas células, elas têm uma série de camadas de moléculas orgânicas entre as paredes celulares, chamadas de lamela média. Essa lamela é formada por carboidratos como pectinas e hemicelulose.

 

fonte ; https://www.todamateria.com.br/parede-celular/