Resumo de biologia: Ovogênese




 Meiose e gametogênese - Ovogênese

 

 

Ovogênese ou a ovulogênese, é o processo de formação de gametas femininos. Essa aula é focada em seres humanos. Acontece nos ovários e todo o processo começa com as ovogônias que são células diplóides. 

  1. As ovogônias geram novas ovogônias por mitose. 

  2. Em seguida aumentam de tamanho se transformando em ovócitos I (primários). Esse processo é bem semelhante ao masculino, a diferença é que no sistema reprodutor masculino, essa fase proliferativa acontece após a puberdade e no sistema reprodutor feminino isso ocorre na vida intrauterina no primeiro trimestre da gestação e todas as ovogônias se transformam em ovócito I. 

  3. Após o nascimento, esses ovócitos I ficam “parados” na prófase I dentro dos ovários, envoltos pelo folículo ovariano ou de graaf. Essas células ficam estacionárias até a puberdade e são por volta de 400 células. 

  4. Ao chegar na puberdade, a gametogênese é retomada e a meiose I desses ovócitos I é iniciada. Depois da meiose I, ocorre uma divisão desigual da célula, uma fica maior e a outra menor, porém ambas são haplóides. A célula pequena é denominada de corpúsculo polar e a maior é o ovócito II (secundário), que é a célula liberada na ovulação que fica nas tubas uterinas aguardando a fecundação pelo espermatozóide. Por que ocorre essa diferenciação de tamanho? O ovócito II, se fecundado, irá dar origem à um zigoto posteriormente, por isso ela retém a maior parte das organelas, para ter recursos para dar continuidade à esse processo que requer bastante energia. 

  5. Se o espermatozóide chegar até o ovócito II, a meiose II continua. Novamente, as células haplóides originadas são de tamanhos diferentes. A célula maior originada é o óvulo em si e a menor é outro corpúsculo polar. O primeiro corpúsculo polar pode tanto realizar a meiose II dando origem a outros dois CP, como também pode degenerar.  

 

 Meiose e gametogênese - Ovogênese parte II

 

Lembrando que o ovócito II, por não ter realizado a meiose II, ao ser fecundado por um espermatozóide, ainda apresenta o núcleo com as cromátides irmãs, por isso que logo em seguida ele entra em meiose II, para separar essas cromátides e posteriormente ocorrer a união dos núcleos do óvulo e do espermatozóide e formar o zigoto. Para que servem esses corpúsculos polares? Para separar as cromátides irmãs na meiose II. Por que não são formados 4 gametas? Por causa das organelas que são necessárias para dar continuidade à gestação. O espermatozóide traz apenas o núcleo, as organelas são de origem materna. 

 

Fases intra-uterinas

Fase de proliferação -> Ovogônias gerando novas ovogônias. 

Fase de crescimento -> Ovogônias gerando ovócitos I 

Após a puberdade

Fase de maturação -> Ovócito I a cada 28 dias aproximadamente gera ovócito II que se fecundado, entra em meiose II e gera o óvulo. Cada ovócito I gera um gameta e três corpúsculos polares.