Resumo de biologia: Proteínas



Proteínas 

Por: Isabela Nunes

 

Aminoácidos 

Proteínas são macromoléculas formadas por aminoácidos, estruturas monoméricas que, uma vez ligadas, formam polímeros funcionais, isto é, as proteínas. Todo aminoácido apresenta a seguinte estrutura básica: um carbono quiral, um ácido carboxílico, um grupamento amina e um grupo radical que varia de aminoácido para aminoácido.

C:\Users\isabe\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.MSO\4280474C.tmp

Figura 1: estrutura básica de um aminoácido

A ligação do grupamento carboxílico de um aminoácido com o grupamento amina de outro forma a ligação peptídica que estrutura todo o polímero que forma uma proteína. 

C:\Users\isabe\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.MSO\6D07C73A.tmp

Figura 2: reação de desidratação para formação da ligação peptídica.

Existem cerca de 20 aminoácidos na natureza, dentre eles temos aminoácidos naturais, aqueles que são produzidos por nosso organismo, e os essenciais, que não são produzidos por nosso organismo e então devem ser adquiridos pela alimentação. 

Sequência de aminoácidos e estrutura proteica

Sabendo que todas as proteínas são formadas por cadeias peptídicas, o que torna proteínas diferentes entre si é o tipo de aminoácidos, a sequência no qual estão organizados e quantidade dessas moléculas que constituem a proteína. A informação para a síntese de uma proteína, contendo todos os detalhes que diferenciam as proteínas, está contida no DNA. 

Durante o processo de síntese proteica existem diversas fases que geram estruturas distintas, são elas:

  • Estrutura primária: é resultante da fase inicial de síntese e consiste na sequência linear de aminoácidos. 

  • Estrutura secundária: é resultante do dobramento da sequência linear provocado por interações químicas entre os radicais dos aminoácidos. Consiste em estruturas tridimensionais como a alfa-hélice, por exemplo. 

  • Estrutura terciária: é resultante do enovelamento da estrutura secundária. 

  • Estrutura quaternária: é resultante da união de várias sub-unidades de proteínas com estrutura terciária. A hemoglobina é uma proteína que apresenta estrutura quaternária. 

Resultado de imagem para estrutura secundária da proteína

Figura 3: etapas do enovelamento proteico.

Resultado de imagem para hemoglobina estrutura proteica

Figura 4: estrutura quaternária da hemoglobina, à esquerda, e estrutura química do grupamento heme, à direita.

Algumas funções proteicas importantes: 

  • Estrutural: queratina

  • Hormonal: insulina

  • Defesa: anticorpos

  • Movimentação: actina e miosina

  • Catalizadoras: enzimas

Desnaturação proteica

A estrutura tridimensional de uma proteína é essencial para sua função biológica, portanto, se há perda ou alteração dessa estrutura, há comprometimento ou perda de função biológica. 

Alguns fatores físicos, como pH, temperaturas altas, alguns solventes orgânicos e detergentes são capazes de reduzir as interações químicas que mantém a estrutura tridimensional de uma proteína e torná-la inativa.